Dúvidas sobre o sono do bebê



P: Qual a melhor posição para colocar o bebê no berço?
R: A Sociedade Americana de Pediatria manifestou-se recentemente por meio de documento científico do comitê de Neonatologia que a posição de bruços (barriga para baixo) deve ser evitada, dando-se preferência a posição de barriga para cima, devido ao fato de existir uma relação entre a posição de bruços e a ocorrência da Síndrome da Morte Súbita no Berço. Nela, um bebê aparentemente sadio morre dormindo, sem que se consiga estabelecer uma causa definida. Sabe-se apenas que alguns fatores são predisponentes, entre eles pais fumantes, baixo nível sócio econômico e a posição de bruços.
Assim, de acordo com a Sociedade de Pediatria acima citada devemos dar preferências para a posição de barriga para cima.
Somente o pediatra da criança poderá indicar a melhor posição em  casos específicos, onde a criança não possa deitar de barriga para cima.

P: Posso usar ar-condicionado ou ventilador no quarto do bebê enquanto ele dorme?
R: Em nosso país tropical o ar condicionado é um item importante de conforto em muitas regiões. Pode ser usado, desde que mantido em grau ameno e em boas condições de limpeza do filtro e demais componentes.
O ventilador também pode ser usado, desde que o fluxo de ar não fique fixo e voltado diretamente para a criança durante muito tempo. Também aqui a higiene é importante, evitando-se poeira acumulada nas pás. Se for modelo de teto, pode ser usado em reversão.

Colaboração: Dr. Paulo Affonso Falcão Fontella Filho
E-mail: fontellafilho@hotmail.com

Nenhum comentário: