Dúvidas sobre alimentação



P: criança que come terra, cal de parede, espuma e outras substâncias não alimentares apresenta alguma doença?
R: Esse comportamento por si só indica alguma deficiência de nutrientes, geralmente causadas por dietas monótonas. As carências nutricionais mais comuns são os de minerais ferro, cálcio, fósforo, zinco e cobre.

P: Criança que tem afta com muita freqüência pode ter deficiência de alguma vitamina?
R: Existem alguns estudos que mostram que a deficiência de riboflavina, niacina e vitamina B6 podem facilitar o aparecimento das aftas. Outras causas capazes de provoca-las são ferimentos e mordidas.

P: A criança que adoece com muita freqüência pode estar apresentando alguma carência nutricional?
R: Sim. A carência de micronutrientes, principalmente ferro, cobre, vitamina C e vitamina A, pode diminuir a atividade imunológica da criança. Já foi demonstrado, por exemplo, que crianças com quantidades normais de vitamina A no sangue apresentam menos episódios de processos infecciosos.

P: Meu filho só quer comer salgadinho por causa das figurinhas. O que fazer?
R: Essa é uma reclamação muito comum. Entretanto permitir que isso aconteça é um grave desleixo com a alimentação da criança. Trata-se de uma clara falta de limite, em que os pais permitem ao filho comprar salgadinhos e come-los em grande quantidade. Colecionar figurinhas é mera desculpa. A saída é estabelecer limites claros, como permitir que a criança compre salgadinhos uma vez por semana, por exemplo. Isso será bom para a saúde e fará com que ela valorize, ainda mais, sua coleção de figurinhas.

Colaboração: Paulo Fontella Filho- Pediatra
Email: fontellafilho@hotmail.com

Nenhum comentário: