Dúvidas sobre crescimento

P: É verdade que a menina cresce até os 18 anos e o menino até os 21 anos?
R: Não. O crescimento de ambos praticamente se encerra no fim da puberdade. A idade na qual isso acontece é muito variável. Existem casos que a altura já está definida aos 12 anos de idade; em outros, o processo prossegue até os 17 anos. Vale lembrar que quanto antes começar a puberdade mais cedo se encerrará.

P: Os andadores auxiliam as crianças a andarem mais rápido?
R: Não. Os andadores não são adequados para o desenvolvimento, pois confundem a criança na percepção de suas próprias limitações e aptidões. Além de serem mais sujeitos a acidentes.

P: Meu filho tem 1 ano e 2 meses e ainda não anda e o meu sobrinho, da mesma idade, já anda desde os 10 meses. O que fazer?
R: Nada. Essas diferenças são perfeitamente normais, pois cada criança se desenvolve de acordo com suas características individuais e estímulos que recebe. As habilidades motoras são adquiridas em momentos muito variáveis de indivíduo para indivíduo. Para acelerar o desenvolvimento, pode-se estimula-la a andar, colocando-a no chão e deixando-a livre ou, então, apoiado-a pelos braços, sem força-la.

P: Meu filho tem 14 anos e é o menor da classe. Ele vai ser baixinho?
R: Não necessariamente. Se o padrão familiar é de pessoas altas, pode ser que esse adolescente esteja com atraso puberal, Istoé, o estirão de crescimento ainda não ocorreu. Com o tempo, a criança crescerá e, se for de sua natureza, alcançará seus familiares. A avaliação do estágio puberal e da existência de algum atraso deve ser feita por um pediatra.

Colaboração: Dr. Paulo Fontella Filho- Pediatra
Email: fontellafilho@hotmail.com

Nenhum comentário: