Dermatite das fraldas

P: O que é dermatite das fraldas?
R: a dermatite das fraldas é uma dermatose freqüente nos bebês até 2 anos de vida e adultos com incontinência fecal e urinária (que usam fraldas). É um termo genérico para descrever uma erupção inflamatória da pele na área coberta pelas fraldas, provocada pelo contato das fraldas úmidas.




P: Como se desenvolve ou adquire?
R: o fator mais importante é a umidade local. O uso prolongado de fraldas úmidas torna a pele mais vulnerável à irritação. As fezes contêm substancias irritantes e a diarréia inicia ou agrava a situação. A fricção exagerada da pele com sabões de modo freqüente pode agravar esse fator irritativo da pele úmida em contato com urina e fezes. O pico de incidência é entre 7 a 10 meses de vida.
Pode haver coceira, ardência ou dor, dependendo da gravidade do quadro. As dobras em geral são poupadas, sendo acometidas as superfícies convexas das nádegas, parte superior das coxas e abdome inferior, principalmente, área de maior de maior contato com a fralda. Pode haver desde vermelhidão difusa até pequenas bolhas, descamação, lesões elevadas e avermelhadas até ulceração (em feridas).

P: como se previne?
R: o principal fator é a troca freqüente de fraldas. Outros fatores causais como detergentes inadequados para a pele e fraldas devem ser cuidadosamente revisados.
Colaboração: Dr. Paulo Fontella Filho
Fontellafilho@hotmail.com

Nenhum comentário: