Dermatite seborreica

P: O que é dermatite seborréica?
R: É uma doença que acomete 2 a 5 % da população, sendo mais freqüentemente no sexo masculino, com início gradual das lesões. Pode ser mais intensa nos recém nascidos e a partir da adolescência (períodos de maior atividade das glândulas sebáceas). É uma erupção comum, com o aparecimento de manchas avermelhadas com escamas amareladas e finas, distribuídas no couro cabeludo, sobrancelhas, orelhas, parte central da face, peito e costas, sulco inframamário (abaixo da mama), umbigo, área genital e virilhas. O envolvimento ocular também pode ser observado (blefarite, conjuntivite).
A descamação (escamas soltas) visível no couro cabeludo, comumente conhecido como caspa ou “cascão”, é uma forma de dermatite seborréica, não sendo contagiosa.


Dermatite seborreica Posted by Hello

P: Como se desenvolve ou se adquire?
R: A causa não é conhecida. É provavelmente uma resposta (reação) a um fungo comum da pele, o Pityrosporum ovale. Sabe-se também que a tensão emocional pode agravar a dermatite seborréica, assim como a ingestão excessiva de carboidratos e alimentos condimentados e o álcool.

P: Como se previne?
R: As recidivas das lesões podem ser prevenidas com um uso de medicamentos adequados entre as crises. Ficar alerta para desencadeantes como inverno (frio e menor exposição ao sol) e estresse.

Colaboração: Dr. Paulo Fontella Filho
fontellafilho@hotmail.com

Nenhum comentário: