Hiperatividade Infantil


Se seu filho:
- não para um segundo- não obedece nenhuma ordem
- quando fala com ele, parece não escutar o que lhe dizem
- não tem medo do perigo - não fica quieto para realizar nenhuma atividade
- na escola é motivo de reclamações diárias
- não presta atenção no que diz a professora e perturba os coleguinhas
- perde sempre o material e não termina trabalhos escolares
- tem notas ruins apesar de ser inteligente
- parece estar ligado a uma tomada 24 horas por dia
- não dorme direito e durante o sono é agitado.

Não se sinta culpada por isso!Neste caso ele pode ter uma disfunção cerebral chamada de hiperatividade infantil com ou sem déficit de atenção.

Como isto acontece?
Isso acontece em algumas crianças devido à falta de uma substância cerebral chamada de dopamina. Esta substância é responsável por algumas funções cerebrais ligadas ao comportamento e à atenção. Essa falta é transitória e pode melhorar com a idade até a adolescência ou podem se tornar "adultos agitados". Exames como tomografia computadorizada e eletroencefalograma se forem pedidos, serão sempre normais.

Como é feito o tratamento?
Essas crianças podem ser tratadas com medicamentos específicos, que podem agir como calmantes ou estimulantes, fazendo o papel da dopamina até que ocorra a maturação cerebral e normalização da produção desta substância pelo cérebro. Se não for feito o tratamento e acompanhamento, estas crianças podem desenvolver problemas psicológicos e sociais que poderão se agravar na adolescência levando a um péssimo desenvolvimento escolar, à marginalização e uso de drogas. Através do tratamento medicamentoso e acompanhamento com psicólogos, psicopedagogos e às vezes com fonoaudiólogos, poderão levar uma vida normal. Por isso é muito importante que estas crianças sejam avaliadas por profissional especializado.
Postar um comentário