Lesões Traumáticas

1 .CONTUSÃO

É causada por um trauma ( pancada ) direto em qualquer parte mole do corpo. O trauma normalmente é causado pela pancada de um corpo duro.

O que acontece?
O trauma ocasiona uma compressão do local afetado, mas sem o rompimento da pele, destruindo os tecidos profundos e rompimento dos vasos sangüíneos, resultando num hematoma ( mancha arroxeada ) numa fase mais tardia.


O que fazer?
Logo após o trauma colocar uma bolsa de gelo, por 15-20 minutos. O local da contusão não deve ser massageado. Nos dois dias seguintes deixar em repouso o local afetado, continuar com bolsa de gelo 3 a 4 vezes ao dia e usar analgésicos via oral ( dipirona ou paracetamol ) se tiver dor.

2 . DEDO ESMAGADO NA PORTA

É muito comum em crianças pequenas, pois ao fechar a porta elas levam os dedos juntos e estes são esmagados. A dor é muito forte e do tipo latejante.

O que fazer?
Em primeiro lugar devemos manter a calma e avaliar o dano causado. Se houver laceração de pele e suspeita de fratura, a criança deve ser levada a um Pronto Socorro, para uma avaliação especializada. Caso seja apenas um bom apertão no dedo, dê um analgésico via oral ( dipirona ou paracetamol ) e coloque a mão da criança numa bacia com água e gelo por 20 minutos.Repita o procedimento mais 2 vezes, com pequeno intervalo entre eles.

3 . ENTORSE

É causado por um movimento brusco e acentuado de torção ( rotação ) de uma articulação. Acomete comumente os tornozelos, mas também pode ocorrer nos joelhos. Logo após o acidente, o local pode ficar muito inchado e impedir a criança de ficar em pé, devido à forte dor local.

O que fazer?
Usar um analgésico ou antiinflamatório. Repouso com a perna elevada e bolsa de gelo. Não fazer calor local e nem massagens com pomadas ou algum tipo de gel. Procurar um ortopedista para uma avaliação e conduta mais adequada.

Nenhum comentário: