Perguntas e Respostas


Devido ao grande número de perguntas de internautas resolvi criar um capítulo de perguntas e respostas para agrupar algumas das perguntas mais frequentes. Vamos lá:

Perguntas sobre amamentação:

1. Quando eu tiro o leite do peito, posso guardá-lo para usar depois ?

R . Sim, o leite materno pode ser armazenado, sem maiores prejuízos, desde que isso seja feito corretamente. Ou seja ele deve ser guardado em recipientes de vidro esterilizado, fechados com tampa de rosca ( como os de maionese ). Ele pode ser guardado :
• na geladeira por 24 horas
• no congelador por 15 dias
• no freezer por 3 meses.
Não se esqueça de aquecê-lo em banho-maria e só usar a quantidade que a criança vai tomar.

2 . O leite materno pode desaparecer de repente ?

R . A "descida" do leite materno depende de um hormônio chamado de ocitocina e este é influenciado por fatores emocionais, como : stress, cansaço, nervosismo e ansiedade. Por isso qualquer um destes fatores pode fazer com que a mãe não tenha leite.

3 . Que horário meu bebê deve mamar no seio ?

R . A criança que está em aleitamento materno, deve receber leite livre demanda, ou seja mamar toda hora que quiser e a quantidade que quiser e não estabelecer horários rígidos e fixos como por exemplo de 3/3 horas. Não se esqueça que existem crianças que dormem muito e passam muitas horas sem mamar, prejudicando seu ganho de peso. Nestes casos devemos limitar o intervalo máximo entre as mamadas de 3 horas.

4 . Meu bebê mama só no peito e há 2 dias não evacua. Ele está ressecado ?

R . Não. Quando uma criança mama só no peito, ela pode ficar de 3 a 5 dias sem evacuar, sendo normal. O leite materno quase não deixa resíduo, por isso pode levar alguns dias até que se forme um bolo fecal suficiente para desencadear o reflexo da evacuação. Este fato é conhecido como falsa obstipação, não devendo ser motivo de preocupação.

5. O que posso fazer para aumentar a quantidade do meu leite?

R . Nos casos de pouco leite, podem ser tomadas as seguintes condutas : - aumentar a freqüência das mamadas - não oferecer nenhum outro tipo de líquido, além do leite materno - tomar muito líquido, de preferência água, chás e sucos - procurar ficar o mais tranqüila possível e amamentar em lugares calmos

6 . Meu bebê precisa tomar água enquanto eu estiver amamentando?

R . Criança que só mama no peito não precisa receber água, chás ou sucos. Apenas o leite materno é suficiente para dar toda a água de que precisa. Seu pediatra lhe informará o melhor momento de oferecer outro tipo de líquido.

7 . Durante quanto tempo o bebê deve ficar em cada seio ?

R . Não existe um tempo fixo. A criança deve mamar até ficar satisfeita e largar o bico do seio espontaneamente. Em média de 15 a 20 minutos em cada seio é o suficiente para a criança se alimentar adequadamente.

8 . Quem já fez cirurgia nos seios pode amamentar ?

R. Se nesta cirurgia foram cortados os ductos mamários, que são os canais por onde o leite passa, a mulher terá dificuldade em amamentar. Caso a cirurgia tenha mexido apenas no tecido gorduroso da mama, não terá nenhum tipo de problema.

9 . É normal sentir contrações uterinas nas primeiras mamadas ?

R . Sim. Muitas mães se queixam, no início, de dor na barriga quando estão amamentando. Esta dor é devido à contração uterina causada pelo hormônio ocitocina, que auxilia na diminuição do risco de hemorragia após o parto. Essas contrações também ajudam o útero a voltar mais rápido ao seu tamanho normal, diminuindo a barriguinha que fica depois do parto.

10 . Existem alimentos que aumentam a produção de leite ?

R . Não. Canjica, cerveja preta ou mesmo leite não aumentam a produção do leite materno. Esses e outros fazem parte dos mitos que acompanham a amamentação. Entretanto, a maior ingestão de líquidos, como água, chás e sucos realmente aumentam a produção de leite.

11 . O leite de vaca sustenta mais que o leite materno ?

R . Não. O leite materno, por ser mais facilmente digerido, faz com que o bebê mame em intervalos bem menores comparados com o leite de vaca. Isto causa a falsa impressão que o leite de vaca "sustenta" mais, mas isto não é verdade. Muito pelo contrário, segundo os especialistas o leite de vaca é um dos piores alimentos utilizados na primeira infancia. A utilização do leite de vaca, como único alimento, por tempo prolongado e em larga escala, leva a inadequação no fornecimento de nutrientes, principalmente ferro e vitaminas. Além de ser responsável por aparecimento ou agravamento de "alergias" futuramente como asma, dermatites atópicas, rinites, etc. Em crianças abaixo de 4 meses pode surgir intolerancia ao leite de vaca devido as caracteristicas morfológicas e funcionais do trato gastro intestinal na criança desta faixa etária.

Perguntas diversas:

1 . Meu bebê de poucos dias de vida fez "xixi" e deixou uma mancha vermelha na fralda. Isto é sangue ?

R . Esta mancha vermelha na fralda não é sangue, é devido a cristais de urato, muito comum na urina dos recém-nascidos. Para tirar a dúvida, basta pegar a fralda com a mancha vermelha e jogar água. Se ela sair facilmente, comprova a presença de cristais de urato.

2 . Com que idade posso levar meu bebê para passear ?

R . Existe uma crendice popular que só pode levar o bebê para passear, após 30 dias de vida ou após tomar a primeira vacina. Isto não é verdade e a criança já pode ir passear com poucos dias de vida. Apenas evite lugares muito barulhentos, abafados ou com muita gente, pois isto pode deixar a criança irritada.

3 . Uma alimentação inadequada pode influenciar o crescimento ?

R . Uma criança que come menos do que necessita e não tem uma alimentação variada com todos os grupos de nutrientes, poderá ter uma estatura final baixa, mesmo tendo pais altos.

4 . Por quê os bebês têm cólicas ?

R . As cólicas são devidas a imaturidade do trato gastro intestinal da criança, aos gases formados pela entrada de ar enquanto a criança mama e também pela fermentação do açúcar do próprio leite, durante a digestão. Estes gases podem causar muito desconforto e dor no bebê, sendo uma causa muito comum de choro, quadro este que é freqüente nos 3 primeiros meses de vida.

5 . Posso usar lenços umedecidos para limpar meu bebê ?

R . Em casa devemos usar apenas água morna para fazer a limpeza da região das fraldas. Os lenços umedecidos só devem ser usados em ocasiões e lugares onde você não terá acesso à água morna, pois existem bebês que desenvolvem assaduras importantes devidos ao seu uso contínuo.

6 . Por que devo sempre colocar meu bebê para arrotar após as mamadas ?

R . Para eliminar o ar engolido durante as mamadas, isto diminuirá a chance da criança regurgitar. Se a criança arrota, diminuiu o desconforto causado pelo excesso de ar no estômago e diminui também as chances de ter cólicas.

7 . A criança é obrigada a arrotar logo após as mamadas ?

R . Não. Às vezes a criança demora muito tempo para arrotar, causando ansiedade na mãe. Não precisa se preocupar com isto, basta colocar a criança deitada no berço de lado, pois assim que você menos esperar ela arrotará.

8 . Meu filho tem muita cólica. Qual o melhor remédio ?

R . Na verdade não existe o remédio milagroso para a cólica do bebê. Quando as crises são muito fortes, praticamente os medicamentos não têm ação nenhuma. Antes de dar algum medicamento ao seu bebê, consulte seu pediatra. Podemos fazer massagens com movimentos circulares na barriguinha no sentido horário, flexão das pernas sobre o abdômen ou movimentos de pedalar com as pernas na tentativa de eliminarmos os gases. Colocar a criança deitada de barriguinha para baixo com uma fralda morna, também pode ajudar.

9 . Por que as meninas de um modo geral, andam e falam antes dos meninos ?

R . Não existem conclusões definitivas ainda a respeito disso, mas acredita-se que seja devido a fatores hormonais que sofrem variações de acordo com o sexo. Esta diferença se iguala na fase da pré-adolescência.

10 . Por que chupar chupeta acalma o bebê ?

R . Quando a criança nasce o ato de sugar é um reflexo totalmente involuntário, e se torna voluntário com seu desenvolvimento neurológico. No início então a criança suga por intuição e isto lhe traz prazer, alegria e muita tranqüilidade

415 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 415   Recentes›   Mais recentes»
Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite anônimo!

Como em qualquer quadro viral a Roséola Infantil pode sim diminuir o apetite da criança, porém, assim que os sintomas melhoram ela recupera a vontade de comer naturalmente.
Um abraço.

Anônimo disse...

oi!!!Dr a 4 dias minha filha de 2 e 11 meses vem vomitando e se recusa a comer levei no médico foi receitados remédios para cortar o vomito mas não esta´comendo nada, estou preocupado

maryanna disse...

minha filha tem 25 dias e nao mama mais no peito e eu estou dando nam gostaria de saber se eu posso dar junto com o leite mucilon

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo.

Criança inapetente (sem fome) sempre é motivo de preocupação para os pais. Infelizmente é impossível ajudar pela internet sem examinar a paciente.
Deves procurar atendimento com o pediatra da criança.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Mayanna!

Uma criança com 25 dias deve tomar apenas leite materno ou uma fórmula infantil ( Nan, Nestogeno, Aptamil, Milupa, Bebelac, Similac, etc).
NÃO DEVES DAR MUCILON antes dos oito a 12 meses de idade.
Procure seu pediatra para maiores informações.

Anônimo disse...

olA DR.Meu nome é Gisely eu tenho um filho de 3 meses ele esta com 7 kls e 63cm eu acho ele muito grandão e tenho medo do meu leite não estar dando conta dele pois ele mama sempre com menos de 1 hr da mamada anterior sera que ja posso dar outros alimentos

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Gisely

O ideal NÃO é dar comida para criança nesta idade. O melhor para o bebê é dar leite materno até os seis meses de vida.
Procure seu pediatra para que ele te ajude a produzir mais leite, se for o caso, ou te ajudar de outra maneira.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá doutor,meu filho tem 8 meses e está ressecado(bolinhas.isso a um mês.a alimentação dele é,mama no peito duas vezes de manhã,almoça meio dia,fruta e suco a tarde,janta as seis e toma agua e mama nos intervalos.até os sete meses seu intestino funcionava bem, mesmo com introduçao de frutas e comida.tomou camomilina c e depois ficou ressecado.
Me ajude por favor,não aguento mais ver meu filho sofrer para evacuar.obrigada!

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Anônimo.

Infelizmente devido ao código de ética médica estou proibido de prescreve medicações ou orientações terapêuticas pela internet, sem examinar o paciente.
Deverás fazer estas colocações ao pediatra da criança e receber orientações dele.
Um abraço.

yann disse...

DR,minha filha tem 6 meses e so pesa 6kl,ela nasceu,com2,750,ela e muito poquinhapara um criança de 6 meses,ela nunk mamou,ela torma o nan comfort com mucilon,e cremogena com o leite ninho,e tambem frutas como;banana,maça,mamao,.e tambem sopinha de frango,mas mesmo assim o peso delanah aumenta,ela dormi das 9 da noite as 9 da manha sem acordar de madrugada,sera isso?porfavor me responda desde ja agradeço a compriençao.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Yann!

O pouco ganho de peso de um bebê é um assunto muito complexo para ser tratado em um pequeno post.
As causas são muito variadas e essas dúvidas devem ser esclarecidas pelo seu pediatra nas consultas mensais.
Mas só para te ajudar já verifiquei que tua dieta está errada: o leite ninho NÃO deve ser dado para crianças abaixo de 1 ano. As fórmulas infantis como o NAN comfort NÃO deve ser acrescentado nenhuma farinha, pois, aumenta muito o gasto energético da criança para digerir o alimento e a criança ao invés de ganhar peso ela acaba perdendo.
Portanto, te oriento a conversar com teu pediatra.

Jeanne disse...

meu filho tem dois meses e mama só no peito e a um mês esta super ressecado,ele só faz cocô quando eu coloco supositorio,gostaria de saber o por que e o que da e fazer.obrigada!

Anônimo disse...

e normal recen-nascido ,repuxar os braços e as perninhas?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Jeanne!

Crianças alimentadas ao seio materno aproveitam quase tudo que é fornecido através da mama e apresentam POUCO resíduo para evacuar. Por isso alguns bebês ficam até 3 dias sem evacuar e isso NÃO é constipação. Portanto é NORMAL.
Se tiveres paciência ele evacua sem ajuda de supositórios.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde anônimo!

A postura de flexão dos membros superiores e inferiores do recém-nascido é normal.
Ao final do primeiro trimestre, o grau de flexão dos membros diminui gradualmente, ou seja, o bebê manterá os braços e pernas mais tempo estendidos.
Um abraço.

Anônimo disse...

olá. meu filho tem 2 meses e eu so dou LM. Mas queria saber pq meu bebe esta vomitando. ele sempre vomita um pouco depois q mama e qndo vou dar de mama novamente ele tambem vomita. sera q esta com o bendito refuxo

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!

Toda criança que vomita apresenta Refluxo.
O que precisa ser diagnosticado é a doença do Refluxo que necessita de tratamento.
Se a criança vomita e está ganhando peso, não tem dor, nem problemas respiratórios, a principio não tem doença do Refluxo que necessite de tratamento.
Converse com seu pediatra que ele lhe ajudará.

aldemira disse...

Ola dr. meu nome e Aldemira minha filha vai completar cinco meses no proximo dia 25/09 ela esta com 10ql e 68 cetimetro ela so mama no peito,eu tive diabetes gestacional e ela nasceu com 34 semanas e quase com 4 quilos o fato de eu ter tido diabetes pode esta causando este aumento de peso e ela vai continuar aumentando o peso assim depois dos seis meses.por favor dr. me responda desde de ja agradeço.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Noite Aldemira!

Esta sua pergunta é muito complexa para ser respondida em um simples post.
Teoricamente com avançar da idade a criança gastará mais energia, pois, ficará cada vez mais ativa, e com isso não ganhará tanto peso.
De longe não tenho como ajudar. Essas dúvidas terão que ser respondidas pelo pediatra do bebe.
Um abraço.

Anônimo disse...

e normal recen-nascido durmi com a boca aberta?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia anônimo!

Não é normal um recém nascido dormir de boca aberta.
Deverás comentar isso com o pediatra da criança.
Um abraço.

Anônimo disse...

minha bebe tem 1 ano e 7 meses e so toma mamadeira se for dormindo isso faz mal para ela

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Noite Anônimo!

Habito ERRADO dar mamadeira a noite para criança dormindo. Vai dar cáries dentárias e risco de otite média recorrente.
A menina está com 1 ano e 7 meses. Tens que priorizar os alimentos sólidos e não a mamadeira.
Podes dar leite de outra forma.
Converse com seu pediatra.
Um abraço.

Bebês como criar! disse...

Dr.Paulo meu filho tem 4 meses faz sinto quarta feira ele mama nestogeno 1 pois não tive leite materno só os 2 primeiros meses tive alguns aborrecimentos e meu leite seco
de uns dias tenho notado q ele quase não mama tem dia q mama normal e dia q mama umas 2 mamadeiras durante o dia inteiro o pediatra dele disse que pode ser infecção urinaria o que acha?
obrigado!

Anônimo disse...

to querendo ir pra um evento do meu trabalho anoite, e quero tirar o leite pra deixar pra minha bb de 2 meses , oq faço???
naum pretendo dar nada de diferente ate os 6 meses!!
posso tirar o leite pela manha e deixar na mamadeira, na geladeira ou na agua quente? preciso de uma resposta urgente! abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Anônimo!

O leite materno pode ser armazenado 24h in natura na geladeira, ou congelado por 3 meses no freezer.
Um abraço.

Anônimo disse...

quando o pai da criança e dependete quimico e a mae nao ,pode afetar a criança?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!

Desculpa mas a pergunta foi mal formulada. Não entendi qual tua dúvida. Estás falando em criança ainda em gestação? Em crianças já nascidas?
A tua pergunta provavelmente deve estar relacionado a gestação, que é a maior dúvida dos pais. Pai dependente e mãe não dependente de drogas, geralmente não traz nenhuma sequela para criança, pois, a criança não vai ter contato com a substancia das drogas durante tua formação.
Mas isso não impede do pai fazer uma reflexão a respeito das drogas.
Deves aproveitar o nascimento de seu filho para rever alguns conceitos e para de usar drogas.
O pai agora será referência para a criança, e se ele não quiser que a criança use drogas ele terá que dar o exemplo.
Um abraço e força para lagar as drogas.

Anônimo disse...

minha sobrinha a 3meses ta o coco ressecado ela xora mto e sai ate sangue do bumbum dela oque devo fazer?

vanuza disse...

boa noite meu fiho tem dois anos e sete meses ele tomou um apevitim a dois meses e meio, em quanto ele estava tomando ele comia bem quando acabou voltoua comer pouco eu posso começar outro?

janaina disse...

bom meu comentario vai para linazia,tbn dei esse aptamil p minha filha e ela não gostou, então dei o bebe lac ,da danone ,ele é otimo ,e é igual o nan '

Janaina disse...

Ola dr ,bom minha filha acabou de completar 6 meses,agora dia 22 de setembro, e ela pesa 8,5 , tem 74 cm' o peso e a altura esta de acordo com a idade dela . e ela ja almoça e janta ,pq não esta mais mamando no peito,e toma o leite bebelac '

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!

Criança com 3 MESES de idade apresentando constipação, NÃO deve estar sendo alimentada ao leite materno como deveria, pois, crianças alimentadas com esse leite, além de melhor nutridas, não fazem fezes endurecidas.
Provavelmente está tomando algum leite inadequado para idade (como leite de vaca ou de "caixinha"), ou apresenta algum problema intestinal (o que é muito raro).
Portanto, deves procurar o pediatra da criança para orientação.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Vanuza!

Como já escrevi em meu blog, médico está proibido, pelo código de ética médica, de prescrever medicamentos pela internet sem examinar o paciente.
Esta dúvida deverá ser respondida pelo pediatra que prescreveu a medicação para teu filho.
Um abraço.

Anônimo disse...

ola meu filho tem 1mes e 20 dias estou dando nan mas o coco dele era muito seco entao mim ensinaram a da um mingau com farinha de aveia misturando con o nan tem algum poblema?

Anônimo disse...

por favor dotor mim responda se tem algum problema meu bb tem 1mes 28dias estou engroçando o leite nan com farinha de aveia pork quando ele tomava so leite nan pura ele chorava demais pra comer se o leite nan corfort e melhor k o apitmil

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo.

Não deve-se misturar nenhum tipo de farinha ao NAN ou qualquer outra fórmula infantil. A fórmula infantil é BALANCEADA e contém os nutrientes adequados para o bebê. Na medida que se acrescente farinha de aveia, quebra-se esse equilíbrio.
Se a criança está com fezes endurecidas a opção é inicia o NAN Confort que aumenta o resíduo fecal e a criança evacua com mais facilidade.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!

Não deve se misturar farinhas a fórmulas infantis. Como já disse, em outros tópicos, as fórmulas infantis são balanceadas para a crianças e não devemos quebrar esse equilíbrio.
O NAN confort e o Aptamil são duas boas fórmulas infantis, a diferença entre elas é que o NAN confort deixa mais resíduo fecal e está indicada para crianças que estão fazendo fezes um pouco mais endurecidas.
Maiores dúvidas procure seu pediatra que ele esclarece.
Um abraço.

Anônimo disse...

Minha filha tem 10 meses e nao firma as perninhas ainda, fico mto preocupada, mas falam que e normal...
sera que e msm

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Anonimo.

Segundo o livro:
"GALLAHUE, D.L., OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças e Adultos. São Paulo: Phorte Editora, 2001", uma criança com 10 meses já deveria firmar as pernas, inclusive parar um pouco em pé.
Claro que isso dependerá de vários fatores como estímulos, peso da criança, etc.
Sugiro conversar com o pediatra da criança.
Um abraço.

Natalia disse...

Olá Doutor,

Minha filha tem 9meses e 1/2 e desde que nasceu, tem bolinhas na nuca... só que agora, tem várias (próximo de 5). O pediatra disse que é normal, mas, queria saber quando elas irão desaparecer ou se pode ser algum outro sintoma a que devo ficar atenta!?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Natalia!

Não existe a possibilidade de fazer diagnóstico sem olhar a lesão.
Terás que procurar novamente seu pediatra ou procurar um dermato para mostrar as lesões.
Um abraço.

Anônimo disse...

meu filho não mama leite materno,só mama na chuquinha,o leite NAN CONFOR 1.ele não evacua sosinho só com suposutorio,isso pode viciar ou até mesmo fazer algum mal pra ele ?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!

Toda criança que toma leite materno ou fórmula infantil evacua em menor quantidade.
Isso em absoluto traz qualquer problema para criança. O uso do supositório infantil deve ser feito somente se a criança estiver incomodada, pelo fato de não evacuar, e não vicia.
Um abraço.

Anônimo disse...

Bom dia doutor

meu filho esta ressecado.ele faz coco todos os dias com muito esforço so bolinhas.ele faz todas as refeiçoes do dia e mama no peito umas tres vezes e ainda a noite.
o que posso fazer?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Anonimo!

A constipação é perfeitamente tratável, porém, devido ao código de ética médica o médico está proibido de prescrever medicações sem examinar o paciente.
Terás que procurar o pediatra da criança para receber orientações.
Pela internet não tem como dar consultas infelizmente.
Um abraço.

Anônimo disse...

minha filha tem 5 anos na segunda feira ela foi internada com muitas dores na barriga e vomitando muito nao comia nada,bom ela voltou pra casa sem nenhum diagnostico so disseram que era INTOXICAÇÃO ALIMENTAR,porem ela ainda sente dores na barriga e com vontade de vomitar,agora estou com medo de voltar com ela pro hospital,doutor me ajuda o que eu faço?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia anônimo!

Infelizmente não existe a possibilidade de fazer diagnósticos pela internet. As causas de dores abdominais são variadas, que vão desde quadros simples a quadros complicados como abdome agudo por exemplo. Deverás procurar atendimento médico presencial.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia anônimo!

Infelizmente não existe a possibilidade de fazer diagnósticos pela internet. As causas de dores abdominais são variadas, que vão desde quadros simples a quadros complicados como abdome agudo por exemplo. Deverás procurar atendimento médico presencial.

viviana disse...

oi dr meu nome é viviana tenho um bebê de 5 meses, com 3 meses eu começei a dar o nan, depois passei a dar o nestogenio mas meu filho não se deu muito com esse leite, toda vez que eu dava ele vomitava então diminui as medidas, ele está com 5 meses na lata indica colocar 6 medidas, mas eu coloco só 4 medida ai ele toma e não vomita, e também toma leita materno a noite.por que ele estava vomitando o leite?.

Dayane disse...

BOA NOITE DR MINHA FILHA ESTA COM 9 MESES HA DOIS DIAS COMEÇOU A SAIR UMAS BOLINHAS D`AGUA NO BUMBUM E AGORA TEM NA CABEÇA E ELA COSSA MUITO ESSAS BOLINHAS ESTAO AUMENTANDO PELO CORPO.PARECE QUANDO VC SE QUIEMA COM GORDURA.TEM A VER COM SARAMPO,CATAPORA,ALGUMA COISA DESSE TIPO?DEVO LEVAR O MAIS RAPIDO POSSIVEL AO PEDIATRA?DESDE JA AGRADEÇO.SÓ MAS UMA PERGUNTA JA POSSO DAR YAKUT P ELA?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Viviana!

Pela tua descrição, provavelmente a criança ingeria leite a mais que o estomago dela comportava, então regurgitava. Quando diminuiu a quantidade de leite ela parou de regurgitar. As medidas da lata das formulas infantis são apenas uma média. A quantidade de leite depende de cada criança e o ganho de peso adequado.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Dayana!

Pelo código de ética médica, o médico está proibido de fazer diagnostico pela internet sem examinar o paciente. Portanto, deverás procurar um pediatra para examina-la presencialmente para te dizer o que são essas "bolinhas".
Quanto dar o Yakult, não recomendamos alimentos muito doces e industrializados para bebes tão pequenos. Tente variar os sucos e frutas naturais. Não acustuma teu bebe com doçuras, se não, quando ela for maior, ela vai ser rebelde com a alimentação salgada.
Um abraço.

Pollianna disse...

Bom Dia, tem alguma maneira de tirar o meu bebê do peito ou tenho que ir devagar quero colocar ele na creche o ano que vem e ele não toma mamadeira de jeito nenhum ele vai fazer 1 aninho, obrigado.

inamichels disse...

oi estou bem aflita meu filho tem 4 anos e a dois dias esta com as fezes bem preta fiquei bastante assustada,pode me dizer algo?

Danielle disse...

Olá Dr.
Minha filha está com três meses, e o pediatra disse que ela não pegou peso em 15 dias, logo, receitou aptamil 1, logo após a mamada no seio, porém após a mamada ela não aceita, então dou antes do seio e ai ela mama também o seio. porém não sei de quanto em quanto tempo dar pois ela mama a cada meia hora no peito quando não dorme, e se dorme a cada 1 hora. ela pesa 4.830 kg.
Voltarei a trabalhar em janeiro e já devo ter um rítmo pra ela, mas não queria que ela deixasse de mamar no seio.
Grata
Danielle

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Polliana!

Não existe formula mágica para retirada do seio materno. O dia que decidires a suspender a amamentação terás que nega-lo ao bebê, pois, ele acostumou-se que fazendo determinada coisa vem o seio, agora, terás que ensinar ao contrário.
Quanto a criança não aceitar a mamadeira, isso não é problema para uma criança de 1 ano, pois, a prioridade é o alimento sólido. Poderás fornecer leite através de mingaus, iogurtes, etc. Não necessitamos da figura da mamadeira.
Sempre lembrando de NÃO fornecer alimentos muito doces nesta idade.
Um abraço

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Inamichels!

Criança com fezes pretas OBRIGATORIAMENTE deverá ser examinada por um profissional de saúde.
Oriento a entrar em contato com o pediatra da criança.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Daniele!

A prioridade é dar o leite materno para uma criança de 3 meses. Não existe mulher sadia que não consiga produzir leite para o seio filho. O que existe são mulheres ansiosas, com medos, estressadas que acabam bloqueando a produção de leite.
Em primeiro lugar, para ter uma amamentação efetiva, tu tens que estar com ESTADO DE ESPÍRITO POSITIVO para amamentar, ou seja, sem preocupações, sem medos. Não fique pensando que não vais conseguir amamentar, pois, isso gera angustia e a angustia diminui a produção de leite. Confia na natureza, deixa a bebê sugar teu seio para estimular o leite, tome bastante líquidos que o resto acontece.
Quando fores trabalhar em Janeiro ela estará maiorzinha e terás quase na idade da introdução dos alimentos sólidos.
Um abraço.

Anônimo disse...

sueli disse eu desejo saber se posso dar leite engrossado para o meu nenem de 20 dias pois ele naõ mama no peito e chora muito de fome ,na verdade ja dei leite engrossado e ele parou de chorar mas me falaram que isso força os rins e´verdade?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!

NÃO DEVE DAR LEITE ENGROSSADO para criança com 20 dias de vida.
A criança deveria estar tomando leite materno, na sua falta, a melhor opção são as fórmulas infantis.
O leite de vaca é muito rico em sódio e proteínas o que de fato pode prejudicar os rins da criança. Oriento a procurar o pediatra da criança para indicar a formula infantil ou te ajudar a estimular a amamentação.
Para maiores informações acesse:
http://dicasdepediatria.blogspot.com/2006_03_01_archive.html

Um abraço.

Anônimo disse...

Olá!
Boa tarde
Porque devemos dar o leite artificial somente de 3 em 3 horas,pois nem sempre a criança espera esse tempo.Meu bebe tem 40 dias.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Anônimo!

O intervalo de 3h para alimentação dos bebês é apenas uma média. Terás que conversar com seu pediatra para saber qual intervalo ideal para o seu bebê.
Um abraço.

Anônimo disse...

Minha Filha de 1 mês e 20 dias sente cólica praticamente todos os dias. Quando ela chora demais acabo dando bultibrometo de escopolamina por conta própria. Sei que não devo, mas o que isso pode causar dando diariamente o que pode me aconselhar?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Anônimo!

Não devemos nos auto-medicar. Principalmente quando se trata de um bebê tão pequeno.
Procure seu pediatra para receber orientações, pois, pelo código de ética médica, não posso prescrever medicamentos pela internet sem examinar o paciente.
O butilbrometo de escopolamina geralmente é bem tolerado, porém, a longo prazo pode causar retenção urinária.
Um abraço.

Danielle disse...

Olá Dr. Paulo, me chamo Danielle e encontrei seu blog na internet e gostei muito, parabéns... Tenho uma filha de 3 meses e meio e desde que minha pequena completou um mês de vida, ela não evacua, só com a ajuda de supositórios. Ela mama somente no peito e quando a levei no pediatra ele explioou que isso é normal. Mas o fato é que isso deixa qualquer mae aflita, pois quando se passam uns 4 dias ela já fica muito irritada! Sabendo -se que isso é normal, gostaria de algo que me acalmasse, até quando isso vai durar e até que ponto isso é normal? Será que isso não é um aviso de que algo vai errado? Desculpe, já li varias respostas que dizem que é normal, mas fico muito aflita e com muita dó da minha pequena? O que o senhor acha que devo fazer, continuar com o supoitório? E me falaram para dar leite de magnesia, no chá de ameixa. O que o senhor acha? Obrigada e parabéns pelo blog...

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Danielli!

Não fique aflita. Crianças que alimentam-se ao seio materno, é comum ficar até 4 a 5 dias sem evacuar. Isso é NORMAL.
Isso ocorre porque a criança tem pouco resíduo para eliminar, ou seja, o leite materno é tão bom, que ela aproveita quase tudo que tem nele, e, consequentemente, tem pouco o que eliminar.
Lembre-se que todo alimento que ingerimos, parte dele é aproveitado pelo organismo, e, o resto é eliminado pelas fezes, ou seja, as nossas fezes são "lixo" que eliminamos.
No caso dos bebês que tomam leite materno, eles tem pouco "lixo" para botar para fora.
Se ela estiver muito incomodada depois de 4 dias sem evacuar, usa o supositório que faz menos mal para ela, do que chazinhos ou qualquer outra coisa via oral.
Lembre-se, Deus fez o leite materno para nossos filhos por alguma razão. E a razão principal é que é o melhor alimento para teu bebê até os seis meses de vida. Ela não precisa de mais nada.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Poliana disse...

Olá Dr. Paulo, meu filho tem 5 anos e meio e se chama Matheus.
Reclama muito de formigamento nas pernas, abaixo do joelho, isso acontece geralmente à noite, as vezes ele está dormindo e acorda dizendo que está com as perninhas formigando, ele até chora, e isso está me preocupando muito porque tem acontecido com frequência. Levei ao pediatra e ele disse que é do crescimento. Estou preocupada! Obrigado

Camila disse...

Boa tarde Doutor!!

Meu nome é Camila e sou da Julia de 8 meses. Ela mama no peito mas como meu leite diminui muito, a amamentação é só um complemento. Ela tomava Nestogeno mas estava muito ressecada. A pediatra indicou NAN COMFORT 2, mas na ultima consulta ela tinha engordado 1,200g a medica disse que é muito já que a Julia pesa 10,850g com 8 meses e diz que vai mudar o leite porque engorda muito..´É verdade Doutor??? Mas se o Nestogeno prende oque ela vai tomar??

Nádia Rossana disse...

Dr. Paulo, lendo seu blog percebi vários comentários sobre bebês que não evacuam... Tenho um bebê de 3 meses e 15 dias q tem o mesmo problema. Li que é normal, até 5 dias, mas meu bebê chega a ficar até 10 dias sem evacuar. A princípio ele não se incomoda tanto, as vezes chora, mas nada demais. Mama só no peito também, mas como eu vi o sr. comentar que é normal 5 dias, fiquei com medo de esperar tantos dias, pois se esperar ele faz... O q devo fazer, continuar com esse intervalo de tempo ou colocar o supositorio com 5 dias? Ficar tantos dias pode fazer algum mal ao intestino dele? Aguardo a resposta! Obrigada! Ah, posso dar suco de mamão a ele, pois me falaram que é bom...

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Noite Poliana!

As dores do crescimento são comuns na pediatria. Cerca de 25% das crianças vão apresentar esses sintomas. São crianças SAUDÁVEIS que relatam que a dor é bilateral, profunda, intensa e principalmente no final do dia ou à noite. Uma história típica é a da criança que vai dormir bem, e, acorda chorando com dor, solicitando a presença da mãe que usa analgésicos ou massagens, que acabam levando ao alívio. A criança volta a dormir e acorda bem no dia seguinte, reassumindo suas atividades normais. Ou seja, esses sintomas são BENIGNOS e não prejudicam o desenvolvimento da criança.
Porém, não posso dizer que esse é o diagnóstico da criança. Se tens dúvida procure um ortopedista ou reumatologista infantil para te ajudar.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Camila!

Uma criança com 8 meses de idade já tem introduzido em sua dieta os alimentos sólidos. O leite vira um complemento.
Se a criança está constipada, converse com o pediatra ou um nutricionista infantil para aumentar a oferta de fibras na dieta. Não é o leite que a está constipando, e, sim a falta fibras na comida. Temos condições de melhorar as fezes da criança apenas modificando algumas coisas na dieta. Até porque, o excesso de peso também está ligado a isso, pois, os alimentos ricos em fibras geralmente são menos calóricos, o que mostra que a dieta dela está desequilibrada.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Nadia Rossana!

A tua preocupação não se justifica. Como já pesquisastes na internet, criança que MAMA NO PEITO fica alguns dias sem evacuar e isso não é preocupante.
Isso se deve porque o leite materno é tão bom que a criança aproveita quase tudo que é fornecido a ela, e consequentemente, a criança tem pouco resíduo para evacuar.
Com relação ao tempo que aguardas para providenciar o uso do supositório, terás que conversar com o pediatra da criança, pois sou proibido pelo código de ética médica de medicar pacientes pela internet sem examiná-los.
Não dê nada diferente do leite materno para criança. É melhor para ela.
Converse com seu pediatra.
Um abraço.

Amanda & Emanuel disse...

ola DrºPaulo Fontella,meu nome é Amanda tenho um bebe de 11 meses prestes a completar 1 ano e é pessimo pra tomar qualquer coisa na mamadeira,uma vez la que ele toma um suquinho e depende do suco,ele ainda mama e durante a madrugada sempre acorda de 2 a 4 vezes pra mamar,to cansada e preciso trabalhar mais como se ele nao quer tomar leite?,comecei dar ninho isntant.mas nao ta surtindo efeito e espremo o mingau da arrozina na boca apulso ele chora tanto mais mesmo assim espremo,nao sei o que fazer me ajuda pelo amor de Deus.

Anônimo disse...

olá doutor..
tenho um filho de 4 meses amantei a té os 2 meses pois meu leite secou
devido a situação financeira começei a dar leite de caixinha e junto dou a vitamina protovit.
não tenho condiçoes de comprar as formulas dde lata como posso diluir esse leite de caixinha pra não fazer mal?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Amanda!

Uma criança com 11 meses de vida o leite virou um complemento em sua dieta. O principal alimento do bebê nesta idade são os alimentos sólidos como almoço, janta, papas de frutas, etc.
O leite ainda é necessário por ser uma boa fonte de cálcio. Nesta idade recomenda-se 2 no máximo 3 refeições de leite por dia, e não necessariamente mamadeira, pode ser um mingau, uma batida de frutas, queijo, etc. Portanto, não ficas preocupada com a mamadeira.
Com relação ao mamar de madrugada, que é o que mais está te cansando pela tua descrição, não tem fórmula mágica. A relação do aleitamento materno é entre você e o bebê. E somente um dos dois poderá intervir na suspensão da amamentação.
Se estás cansada, não dê o seio na madrugada, tu ensinastes para ele que chorando ou fazendo determinada coisa vem o seio, agora terás que ensinar o contrário. O bebê nesta idade NÃO precisa mamar de madrugada, é ruim para todo mundo, inclusive para ele que interrompe o sono para ficar com o seio na boca. Além de estragar os dentes, pois pode dar cárie dentária.
Você também pode esperar o menino não querer o seio espontaneamente na madrugada, porém, aí a coisa vai longe.
O assunto é muito complexo para descrever em um pequeno post, se tiver dificuldades procure seu pediatra que ele te ajuda.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!

Devido ao código de ética médica, não posso prescrever ou fazer diagnósticos pela internet, posso apenas fazer pequenas orientações.
A decisão de qual leite a criança deva tomar abaixo de 1 ano de idade, é função exclusiva do pediatra da criança, pois isso vai influenciar diretamente no crescimento e desenvolvimento do seu bebê.
O que posso dizer é que os trabalhos científicos atuais CONTRA-INDICAM TOTALMENTE O USO DE LEITE DE VACA PARA CRIANÇAS ABAIXO DE 1 ANO.
O leite de vaca foi feito para o filho da vaca (bezerro) e não para as nossas crianças. É uma fonte de alimento inadequada para o bebê, mesmo diluído. Ele é responsável por várias patologias futuras como anemias, piora de doenças alérgicas como rinite e bronquite, problemas intestinais, etc.
Não deves encarar as fórmulas infantis como custo e sim como investimento, já que não podes dar o leite materno. Existem várias fórmulas no mercado com diferentes custos. Pergunte ao seu pediatra.
Como vistes, a decisão da alimentação da criança é algo a ser tomada em conjunto com seu pediatra, não pode ser decido pela internet. Muitas coisas estão em jogo no futuro do teu bebê.
A medicina MODERNA valoriza e muito a alimentação do bebê no primeiro ano de vida, e isso passa diretamente pelo aleitamento materno ou em segundo plano as fórmulas infantis.
Desculpa não poder te ajudar.
Um abraço.

ROSIVANE disse...

dr minha fiha tem 4 meses e 14 dias e não faz cocô tem 4 dias estou ficando preucupada o que dar para ela estou dando chá de ameixa e não adianta se pudesse agradeçeria bjssssssss me ajuda por favor

agradeço sua compreenção

o é recomendado para ela fazer cocô

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Rosivane!

Como já coloquei no blog, devido ao código de ética médica, não posso prescrever ou fazer diagnósticos pela internet, posso apenas fazer pequenas orientações.
Não sei qual o leite que tua filha está tomando, parto do pressuposto que esteja tomando leite materno exclusivo devido a idade (4 meses e 14 dias).
Se for esse leite que a criança está tomando, o fato de ficar 4 dias sem evacuar é PERFEITAMENTE NORMAL. O leite materno é um alimento tão bom que a criança aproveita quase tudo que é fornecido para ela, e acaba tendo poucos resíduos para eliminar, por isso evacua menos que outras crianças que não estão tomando leite materno.
Se ela estiver tomando outro leite, procure seu pediatra para orientação.
Um abraço.

quelly disse...

doutor me ajude pelo amor de deus minha filha tem 4 meses e nao quis mamar agora nao quer tomar leite e a pediatra falou qi ela ta com sopro no coraçao oq eu faço me ajude pq eu estou desesperada

Anônimo disse...

doutor minha filha tem 4 meses e meio esta pesando 6,300 kg e mede 62 centimetros ela nao quis mamar e toma o leite nan confor com mucilon de arroz e aveia. agora ela nao quer comer mais nada oq eu faço ?

etienne disse...

minha filha ta com 6 meses e desde o primeiro mes tem diarreia, vem com muco,as vezes raios de sangue,fez exame e deu cogumelo...ela ja fez tratamento com nistatina e com annita e nao ficou boa...ela tem sapinho frequentemente,esta com baixo peso....
sera q meu leite ta fazendo mal a ela?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Quelly!

Desculpe Quelly, mas não tem como te ajudar a distância. Essas dúvidas tem que ser esclarecidas pelo seu pediatra. Sopro cardíaco pode ser inocente ou sinal de alguma patologia. Somente escutando, examinando e eventualmente solicitando um exame complementar para esclarecer isso para ti.
Portanto, procure seu pediatra ou outro profissional que tenhas acesso.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde anônimo!

As fórmulas infantis ( e o Nan confort é uma fórmula infantil) não devem ser misturadas com nada a não ser aguá filtrada, e devem ser oferecidos exclusivamente até os 6 meses de vida. Além do que Mucilon somente deve ser oferecido para crianças maiores.
Deverás procurar seu pediatra para orientações.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Etienne!

Certamente o leite materno não é responsável pelos sintomas citados. Deverá procurar um gastroenterologista infantil para investigação e posterior orientação.
Não é uma situação normal os sintomas relatados.

Dani disse...

Olá Dr.Paulo... Minha filha vai completar 4 meses e ainda demora até 7 dias para evacuar. Eu espero até uma semana para colocar supositório, e ela faz sozinha... Mas o problema é que ela faz muita, MUITA força, e mesmo assim consegue evacuar bem pouquinho... E com uma consistencia bem pastosa, como a consistencia de um doce de leite. Eu li q se o cocô sair como pedrinhas, aí sim pode ser q algo esteja errado. Será q isso e normal? E será q isso só vai melhorar quando ela começar a comer? Muito obrigada pelo blog, vc ajuda muitas maes aflitas, assim como eu... Muita sorte em tudo que fizer...

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Dani!

Não sei qual leite tua filha toma, mas parto do pressuposto que seja leite materno em decorrência da idade dela (4 meses).
Como colocado já inúmeras vezes em tópicos anteriores, o leite materno é um alimento tão completo que a criança aproveita tudo que vem nele, e, consequentemente, a criança tem pouco resíduo para evacuar. Por isso esse período tão longo para evacuar. E isso NÃO é constipação, pois, mesmo de pois de tantos dias sem evacuar ela evacua pastoso.
Se a criança estiver tomando outro leite deverás procurar o pediatra da criança para eventuais dúvidas.
Um abraço.

Jo Tavares disse...

Olá Dr. Paulo, meu filho vai fazer 5 meses e comecei a dar papinha e para eu poder trabalhar estou dando leite em pó para ele tomar! Porém ele esta sem defecar a 5 dias! O que posso fazer para ele defecar? É normal ficar tantos dias sem defecar mesmo ele comendo outros alimentos?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Jo Tavares!

Uma criança com 5 meses de vida deveria estar tomando leite materno ou fórmula infantil exclusivo.
Quando falas em leite em pó, não sei qual leite a criança está tomando.
Recomendo conversar com seu pediatra e pedir orientações.
Um abraço.

Camila disse...

Olá ,meu filho esta com 6 meses,e eu estou trabalhando e minha sogra cuida dele,ela esta dando mucilon,sustagen kids 3sabores ,neston ,leite de vaca cada mamada ela muda a mistura isso faz mal ao meu filho.Ouvi dizer que pode dar infecção intestinal é verdade ? E eu estou amamentando no peito também ,mas não tenho leite suficiente para tirar e deixar para ela dar a ele .O que faço ?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Camila!

Não é recomendado para uma criança abaixo de 1 ano dar leite de vaca. Sem contar as misturas como sustagem Neston, etc que são para crianças maiores.
O recomendado é uma fórmula infantil de 2º semestre e a introdução dos alimentos sólidos.
O ideal é procurar o pediatra da criança para que oriente pessoalmente sobre alimentação infantil.
Um abraço.

Jacqueline disse...

oi boa tarde dr. Paulo meu filho tem apenas tres meses e meu leite materno secou, estava dando o nan para ele so deu muita dor de barriga, depois dei o leite nestogeno e dor de barriga novamente, o que eu faço ele esta com muita fome, meu peito nao tem mais nada, eu nao sei que leite dar, me ajuda?:

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Jacqueline!

O principal alimento para uma criança de 3 meses é o leite materno.
Na impossibilidade de fornecer o leite descrito, a melhor opção são as fórmulas infantis. Mencionastes duas boas fórmulas infantis que já destes para teu bebê.
As fórmulas infantis NÃO dão dor de barriga como mencionastes, pois, como disse anterioremente, são leites feitos especificamente para bebês, baseados nutricionalmente no leite materno. Eles dariam algum sintoma como dor de barriga, diarreia, etc, caso tenha algum problema com a criança, como intolerância a lactose, ou alguma outra patologia.
Terás que consultar com seu pediatra para que ele examine o bebê, converse contigo e te oriente.
PS: NÃO dê leite de vaca para criança antes de completar um ano de idade.
Um abraço.

JOSI PINK disse...

olá gostaria de saber oque é ,mono acentuado em um bebe de tres meses,obrigada,por favor responda no meu email.,josi.csoares@gmail.com

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Josi Pinki. Desculpa mas a pergunta está mal formulada. Não sei exatamente do que estás falando (Mono acentuado), monocitose ao hemograma? mononucleose? etc. Se foi algum exame que deu alterado, o melhor é perguntar para o médico que solicitou, pois, um exame é sempre COMPLEMENTAR ao exame físico. Portanto, pergunte ao seu pediatra presencialmente. Ou formule melhor a pergunta. Um abraço

cleia paes disse...

olá dr. tenho um bebe que vai completar 3 meses daqui ha 5 dias e ele mana mais as vezes tenho que completar com o nan 1.Ele esta ficando 6 ou mais dias sem fazer coco r rstou usando supositorio de glicerina, como ja usei seis pois venho usando a mais de mes estou com medo que isso a preujidique, quando chega ao4 dia ele começa a chorar muito e soltar pum com odores horivel o que posso fazer para melhorar ou o que posso esta dando pra ele fazer coco com mais frequencia? grata cleia paes

WILLIANE disse...

OLÁ! MEU NOME É WILLIANE, MINHA FILHA ESTÁ COM 2 MESES E TEM 4 DIAS QUE NÃO FAZ CÔCO. ELA SOLTA MUITOS GASES E FAZ MUITA FORÇA TENTANDO FAZER CÔCO. DEPOIS ELA NÃO CONSEGUI E CHORA MUITO, DEVO ME PREOCUPAR? E QUE DEVO FAZER? ME AJUDE!!!!!!!!!!

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Williane!

A tua pergunta vai depender muito do tipo de leite que ela está tomando.
Se for leite materno exclusivo ou uma fórmula infantil, isso é normal e não necessita de tratamento a princípio.
Agora, se for outro tipo de leite que a criança está tomando, terás que entrar em contato com o pediatra da criança para orientações.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Cleia Paes!

Como teu bebê está tomando leite materno, e, eventualmente uma fórmula infantil, o fato de ficar alguns dias sem evacuar é perfeitamente NORMAL. Isso se deve porque a criança aproveita praticamente todos os nutrientes desses leites, e, elas tem pouco resíduos para evacuarem.
O uso de supositório não prejudica o bebê e deve ser utilizado apenas se a criança estiver alguns dias sem evacuar e estiver incomodada. Caso contrario, aguarde que ela evacua sozinha.
Maiores informações procure seu pediatra.
Um abraço.

sinara disse...

meu filho tem 2 anos e dois meses e fala apenas 4 palavras que possa ser entendida, qual é a média de idade para uma criança falar?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Sinara!

Em primeiro lugar é necessário um exame físico adequado por um pediatra para saber se a criança escuta bem e se seu exame neurológico é normal.
Diante de uma criança "normal", o melhor a fazer para criança falar é estimula-la. De que maneira? Não se antecipando quando ela pede as coisas. Tentar faze-la pedir (falando) e não simplesmente apontar e sussurrar alguma coisa. Isto deve ser feito de forma lúdica e sem estressar a criança.
Se ainda tiver dificuldades, procure seu pediatra que ele te ajuda.
Um abraço.

GÉSSICA disse...

TENHO UMA BB COM 3 MESES ELA SO MAMOU ATE UM MES E MEIO POIS MEU LEITE SECOU DOU NESTOGENO A ELA COM UM POUCO DE ARROZINA FAZ MAL?QUAL O MELHOR LEITE PARA DAR A ELA?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Géssica!

Uma criança abaixo de 1 ano de idade deveria tomar o leite materno.
Na falta do leite materno a melhor opção são as fórmulas infantis.
Você está dando uma boa fórmula infantil (Nestogeno).
As fórmulas infantis são baseadas no leite materno e não necessitam misturas nenhuma a elas. Somente a diluição com água.
Se você acrescenta alguma farinha, você altera toda a proporção de glicose, calorias, etc, presente no nestogeno. Sem contar que a arrozina não é uma farinha adequada para uma criança na idade da sua.
Raciocine assim: Se o leite materno é o melhor leite para as crianças e no leite materno não preciso acrescentar "arrozina", nas fórmulas infantis também não.
Um abraço.

Anônimo disse...

Dr. eu gostaria de saber se depois que a criança toma a vacina de 2 meses de vida, é normal ficar alguns dias tomando menos leite. Fazem três dias que ele esta tomando menos leite, é por causa da vacina ou pode ser outro problema obrigado sandra

ingrid disse...

minha filha tem 5 meses e esta evacuando sangue eu ja levei ao medico mas eles falam que ela nao tem nada sera que ela pode esta com alguma doença?

Natália disse...

Boa noite doutor... Tenho uma filha de 5 meses, até hoje ela tem mamado só no meu peito, e fica 5 dias sem defecar, mas já me acostumei e é até normal... Só que de uns dias pra cá tenho achado que ela está mamando com dificuldade, as vezes mama e solta puns e se irrita e para de mamar... Então estou achando que ela não está mamando o suficiente... Queria começar a dar alimentos pra ela, pois tambén tenho q voltar a trabalhar... O que o senhor acha q pode ser? Ser´´a que é melhor eu começar a dar alimentos e formula infantil?
Desde já, muito obrigada...

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Karina!

Um Bebê abaixo de 30 dias é normal querer ficar mais tempo no seio materno. Isso não significa que tenha algum problema.
NÃO EXISTE leite materno que não sustente a criança. Pode haver diminuição da quantidade e não na qualidade.
A única maneira de saber se o leite materno é suficiente para o desenvolvimento do bebê, é pesando-o. Se ele ganhar peso satisfatoriamente está tudo bem.
Oriento procurar seu pediatra para pesagem e posterior orientações.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Sandra!

Geralmente os sintomas adversos das vacinas são brandos e de curta duração.
Criança inapetente (sem fome) há vários dias, não dá para saber sem examina-la, se é uma reação adversa da vacina ou alguma intercorrência clinica.
Oriento a procurar o pediatra dela para que seja examinada e tu tenhas orientações.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Ingrid!

A meu ver NÃO é normal uma criança ou adulto evacuar sangue.
Terás que procurar um profissional competente que consiga fazer diagnóstico e te explicar porque tua filha evacua sangue e as outras crianças não.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Natália!

Como já postei no blog várias vezes, o médico é proibido pelo conselho federal de medicina de fazer orientações terapêuticas pela internet sem examinar o paciente.
A única coisa que posso dizer é que, segundo os trabalhos científicos, o melhor para a tua filha é o LEITE MATERNO EXCLUSIVO até os seis meses de vida.
A decisão de iniciar outros alimentos antes dos seis meses de idade, em crianças alimentadas exclusivamente ao seio materno, é única e exclusiva sua e do seu pediatra.
A orientação é procurar seu pediatra para uma consulta.

Beatriz Machado disse...

Olá Dr.Paulo!
Meu nome é Beatriz, tenho um bebe de 29 dias e amamento somente no peito, ele tem muita cólica, sei que é normal, mas o que me preocupa é a quantidade de vezes que faz cocô. Posso trocar de 10 em 10 min que sempre vai ter um pouquinho de fezes molinhas na fralda, e acredito que por isso vive com a bundinha assada. Usei todas pomadas possíveis para assadura, mas sempre fica assado na região do meio dos gomos do bumbum. O que fazer? É normal estar sempre sujinho a bunda, já que mama com frequência ou devo procurar auxilio médico?
Obrigada e aguardo sua resposta!

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Beatriz Machado!

Algumas criança que mamam no peito, nas primeiras semanas de vida, apresentam o reflexo gastrocólico quando mamam (toda vez que o bebê mama há um estímulo para aumentar o movimento de contração dos intestinos).
Cerca de 20% dos bebês apresentam esse padrão de irritabilidade durante boa parte do dia e da noite, com alguns dias piores e outros melhores.
Essa fase atinge o auge por volta da sexta semana e melhora entre o segundo e o terceiro mês.
Isso aumenta as cólicas e as evacuações dos bebês.
Não é grave e certamente melhora com o tempo.
Depois de 60 dias de vida é comum até ficarem alguns dias sem evacuar (isso só vale para crianças que mamam no peito).
Acho que deverias procurar o pediatra da criança para te ajudar com relação as lesões descritas por ti, na região das fraldas, já que não posso prescrever medicamentos pela internet sem examinar o paciente.
Um abraço.

Humberto disse...

Boa Dia!
Caro Doutor,
Nunca me preocupei com isso, mas hoje vendo este assunto, queria esclarecer tenho 36 anos e até hoje tenho a minha moleira aberta,isso é caso de me preocupar?
Obrigado

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Humberto!

O que tenho para te dizer é que, um rapaz com 36 anos com moleira aberta não é normal.
Obviamente isso não o está prejudicando, pois, tens uma vida aparentemente sem dificuldades.
O meu conselho é que procures um neurologista para te avaliar e verificar se de fato tens a moleira ainda aberta e quais procedimento a tomar.

tata disse...

minha mãe coloca agua no leite de caxinha pro nene de 23 dias o que pode cusar é ruim pra ele

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Tata!

Uma criança de 23 dias de vida o ideal é tomar o leite materno. Na falta do referido leite o ideal é a substituição por uma fórmula infantil. A ÚLTIMA OPÇÃO é o leite de vaca.
Terás que procurar o pediatra da criança para orientações.
Um abraço.

Tatiara Ferreira disse...

Olá Doutor, boa tarde!
Ontem fui à pediatra e meu bebê que vai fazer 4 meses dia 04/02/2012 está com 6,150kg e 61cm, nasceu com 3,015kg e 50,5cm ela disse que ele está magrinho e precisava ter no mínimo 6,500kg e mais altinho... Vc concorda? Ele está ganhando em média uns 700 a 800g por mês. Já tentei fazê-lo mamar mais, mas ele fica muito cheio e põe um bocado de leite de volta...
Ele não tem horário fixo pra mamar, mas nunca passa mais que três horas ...
Gostaria muito que vc me desse sua opinião, pois achava que meu filho estava bem...
Desde já agradeço!

Tatiara Ferreira disse...

Esqueci de informar que meu bebê só mama no peito.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Tatiara!

Eu não vejo preocupação com os dados passados por ti. Teu filho está alimentando-se com leite materno exclusivo e praticamente dobrou de peso em 4 meses, o que é muito bom.
Alguns pediatras ainda usam gráficos antigos feitos pela Organização Mundial de Saúde que já admitiu que o perfil alimentar naquela época eram de crianças que alimentavam-se com leite artificial e os dados eram superestimados.
A partir de 2007 existem gráficos feitos pela própria organização mundial de saúde e outras instituições que cuidam de crianças, com crianças que alimentam-se exclusivamente com leite materno cujo crescimento é diferente das crianças alimentadas com leite artificial.
A principal razão para a criança alimentada ao leite materno ganhar um pouco menos de peso em relação a que toma mamadeira, é que no seio a própria criança regula a ingesta de leite, na mamadeira, os pais insistem para criança tomar todo o volume preparado na mamadeira o que causa o aumento de peso desnecessário.
E sabemos hoje que gordura não é saúde.
No meu ponto de vista o crescimento de teu bebê é plenamente satisfatório e NÃO DEIXE DE DAR LEITE MATERNO EXCLUSIVO ATÉ OS SEIS MESES DE VIDA.
Para te ajudar um pouco mais clica neste link ou copia o endereço ao lado no seu navegador: http://www.amigasdopeito.org.br/?page_id=487 - é uma reportagem da revista CRESCER que fala exatamente sobre isso.
Um abraço.

kauana disse...

Olá minha filha esta tomando leite do meu peito e leite nan, só que agora ela ta com diarréia já faz uma semana será que é por causa dos dois leites ? Oque eu faço para parar a diarréia dela ?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Kauana!

Criança com diarreia tem que ser examinada, infelizmente não posso te ajudar pela internet. Temos que verificar uma série de sinais, principalmente a hidratação.
Terás que procurar o pediatra da criança.

Um abraço.

elisangelamimma disse...

eu tenho um bebê de um ano quatro meses e foi pedido um exame de fezes que o resultado de ausencia de cisto,ovos e larvas de parasita,gostaria de saber se é normal esse resultado.obrigada

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Elisangelammima!

Quando um um exame de fezes cujo resultado foi de: "ausencia de cisto,ovos e larvas de parasita", significa que na amostra de fezes levada ao laboratório não apresenta infestação de parasitas intestinais.
E isso é o que desejamos e é o normal. Do contrario viria descrito o nome do parasita identificado.
Um abraço.

Emile Rodrigues disse...

Olá Dr. Paulo, boa noite!
Meu bebê tem 2 meses e não quer mais mamar, eu coloco ele no seio, faço de tudo e ele rejeita. Ele tá tomando NAN sem lactose, pq a um tempo atrás teve rotavirus, que "estragou" o intestino e causou uma intolerância a lactose. Gostaria de saber se posso mudar do NAN sem lactose pro Nestogeno sem lactose?

Abraço! ;)

Paulo Fontella Filho disse...

Oi Emile Rodrigues!

Não há implicações maiores na troca do NAN sem lactose para o Nestogeno sem lactose. As formulações são semelhantes, com pequenas mudanças pontuais.
O importante é oferecer, quando a mãe não puder dar o leite materno, uma fórmula infantil.
Maiores informações procure seu pediatra.
Um abraço.

wesley disse...

meu filho tem 40 dias de vida ele esta com problema,o coco ressecado e com manchas vermelhas, ele esta mamando na mae e mais o leite ninho tambem o que devo fazer???

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Wesley!

A primeira providência é SUSPENDER O LEITE NINHO, pois, ele NÃO é adequado para uma criança de 40 dias de vida. Esse leite pode ser fornecido apenas para crianças ACIMA de 1 ano de idade.
A segunda providência é entrar em contato com o pediatra da criança para receber orientações e saber se há mesmo necessidade de dar um complemento para a criança (e aí ele vai te indicar um leite adequado) ou dar algum medicamento que estimule o leite materno para mãe tomar.
O IDEAL É A CRIANÇA RECEBER NESTA IDADE APENAS O LEITE MATERNO.

Danielle disse...

Olá Dr. Paulo. Minha filha completou 6 meses e iniciei o processo de alimentação com frutas. Ela tinha o problema de ficar 5 dias sem defecar e percebi que com a introdução das frutinhas o intestino dela melhorou, sendo que fica no máximo 2 dias. Mas ao dar a banana e a maçã ela ficou 5 dias de novo. Disseram-me que essas frutas prendem o intestino, sendo que quando dou mamão, melão ou ameixa o intestino dela funciona bem melhor? O senhor acaha que devo deixar de dar a banana e a maçã? Que outras frutas eu poderia incluir no cardápio da minha pequena? Desde já agradeço. Obrigada e Deus o abençoe!

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Danielle!

O importante para o bebê de 6 meses não é o intervalo das evacuações e sim o aspecto das fezes. Se ele ficou 5 dias sem evacuar e posteriormente eliminou fezes sem dificuldades, pastosas, não tem problema. Agora, se ele fica 5 dias sem evacuar, e, elimina fezes endurecidas com dificuldade, aí não é bom, e terá que ser orientada pelo pediatra do bebê.
Existem frutas com mais fibras e outras com menos fibras, o mamão por exemplo é uma fruta rica em fibras que ajuda na evacuação.
Não deves deixar de dar a banana e a maça como disseram suas amigas. A partir da aceitação de cada fruta individualmente, você pode começar a misturar duas delas para fazer uma papinha mais rica, como, por exemplo, banana com mamão, maçã com pêra, mamão com laranja, etc. Fazendo com isso, se equilibre a oferta de fibras presente nas frutas e a criança evacue mais frequentemente.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

rosana disse...

oi minha nene tem um mesde vida emama no peitoe tbm dou uma vez por dia o leite nam 1 pra ela agora eu acho que ela esta ressecada pq faz força para evacuar esta soutando gases normalmente so que so mama e nao evacua a barriguinha dela chega fik enchada o que eu faço estoumuitopreocupadad ja faz 2 dias que ela nao evacua

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Rosana!

Crianças que mamam leite materno e eventualmente fórmula infantil é NORMAL ficar até 4 dias sem evacuar. Isso acontece por que a criança aproveita quase tudo que tem nesses leites e acaba tendo pouco resíduo para eliminar.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Gabi disse...

Olá, minha filha tem 02 meses, nasceu prematura de 33 semanas, ficou na neonatal por 31 dias, no hospital ela usava o nan pro 01, em continuei com o nam e tento o leite materno tb, pois devido o tempo que demorei para amamentar ela, quase não tenho leite, e devido a facilidade de ela achar o nan na chuca, ela pouco suga o meu leite, enfim, sinto que mesmo depois que ela toma o nan, ela continua com muita fome, chora muito e fica querendo sugar tudo que vê, até o braço rsrs, gostaria de saber se posso engrossar o leite dela com arrozina?

Anônimo disse...

Olá Dr. Minha filha tem 6 meses e não quer de jeito nenhum beber o nestogeno. Já tem uma semana que estou tentando, pois tenho que trabalhar. Mas nao quero deixar de dar o peito pra ela, só que já não tenho quantidade suficiente pra tirar e deixar na mamadeira. O que eu faço?

Karine disse...

Boa tarde
Preciso de ajuda! Minha filha está com 11 meses e sempre tomou Nestogeno, pois consegui amamentar até os 4 meses só. Agora comecei a fazer a transição do Nestogeno para o integral pra ela já ir se acostumando mas ela não quer de jeito nenhum.O que faço?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Gabi!

Não devemos misturar NADA além de água as fórmulas infantis. Se fizeres isso acabarás mudando todo o balanço nutricional do leite, que é todo ele baseado no leite materno.
O fato da criança com 2 meses querer sugar tudo que encontra, não necessariamente é fome. A criança apresenta um reflexo de sucção e tudo que for colocado na boca dela ela suga.
Terás que ver o ganho de peso da criança, junto ao seu pediatra, para saber se de fato ela está sendo bem alimentada.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

Crianças alimentadas ao seio materno as vezes tem esse comportamento, de não aceitar outro leite quando a mãe está presente, pois, ela sente teu cheiro e acaba recusando o leite fornecido.
Quando fores trabalhar, estarás longe da criança, e, ela não sentirá teu cheiro, consequentemente, a pessoa que ficar com ela conseguirá dar o Nestogeno.
Não fica preocupada, fome ela não passará.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Karine!

Quando a criança se acostuma com determinado sabor de leite, é difícil fazer a troca. Infelizmente não tem fórmula mágica. Se quiseres insistir na transição terás que faze-la se acostumar com o outro sabor.
Do ponto de vista pediátrico NÃO é uma ideia boa esta troca. As fórmulas infantis são muito mais adequadas para crianças abaixo de 2 anos, e ela deve estar mamando bem pouco, pois o principal na alimentação dela deve ser a comida sólida, consequentemente a lata dura bastante tempo. Quem sabes repensa e tenta dar leite de vaca mais tarde.
Lembre-se, leite de vaca foi feito para o filho da vaca, não para os nossos filhos.
Um abraço.

milene disse...

meu bebe tem dois meses e 11 dias eu leite é pouco que leite devo dar a ele

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Milene.

Uma criança com 2 meses e 11 dias deveria tomar LEITE MATERNO EXCLUSIVO. Na falta deste leite, o ideal é fazer uso de uma formula infantil. Terás que procurar o pediatra da criança para saber quais são, pois, o médico é proibido de receitar pela internet.
Um abraço.

Anônimo disse...

BOM DIA DOUTOR MINHA FILHA TEM 5 MESES JA DOU PAPINHA,SUCO E FRUTAS PRA ELA,ELA TA MAMANDO LEITE NAN COMFORT1.GOSTARI DE SABER SE POSSO DAR LEITE NINHO PRA ELA QUANDO COMPLETAR 6 MESES

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Noite Anonimo!

Como já respondi algumas vezes em tópicos anteriores, o leite Ninho é leite de vaca desidratado enriquecido com algumas vitaminas, é TOTALMENTE contra-indicado para crianças menores de 1 ano.
O ideal é MANTER a fórmula infantil, porém, a de segundo semestre.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá,minha filha tem 1 ano e 7 messes, mama no peito e esta com anemia,a nutricionista dela falou que eu tenho que tira ela do peito para ela pode comer,só que eu ja tentei e não consegui,agora eu to dando o peito só na hora dela dormir de tarde e anoite tbm para ela dormir,só que ela pedi muito a qualquer hora dai eu do outra coisa para ela comer.Eu queria saber se ela pode ficar desconfiada por eu naum ta dando toda hora que ela pede,se ela pode ficar doente por causa disso..
Obrigada.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

Os horários das mamadas em uma criança de 1 ano e 7 meses, quem decide é a MÃE e não a criança.
Se ocorrer da criança tiver o horário das mamadas liberado pela mãe, ocorre que ela acaba sempre querendo ficar no seio, e, isso torna muito cansativo para quem amamenta, além de prejudicar na alimentação, pois, o que interessa de fato nesta idade é comida sólida e a criança mamando toda hora não tem fome.
Portanto, se quiseres regular o horário das mamadas, oferecendo 2 vezes ao dia é ideal, pois, conseguirás dar o leite materno por mais um tempo (se assim é o teu desejo), sem atrapalhar a alimentação sólida.
Não tenhas medo de controlar as mamadas, é melhor para ti e para a criança.
LEMBRE-SE, QUEM COORDENA A CASA E AS COISAS SÃO OS PAIS E NUNCA A CRIANÇA. E isso vale também, para o controle dos horários das mamadas, ela não ficará doente (muito pelo contrario, pois, comerá melhor a comida sólida) e não deixará de gostar de ti.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá,minha filha tem 1 ano e 7 messes e ela só come comida se eu bater no liquidificador..
eu bato arroz,feijão,carne e legumes,os legumes cada dia eu coloco diferente..
se eu nao bater ela nao come e ela ta com anemia e prescisa comer de qualquer jeito eu queria saber se tem algum problema eu fica batendo,se pode atrapalhar ela mais tarde..
ou de acordo com que ela vai crescendo ela vai começando a comer sem prescisar bater..
Obrigada

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

Uma criança quando inicia a introdução dos alimentos sólidos é indicado apenas amassar os alimentos e não bater no liquidificador.
No caso específico de sua filha, ela está com 1 ano e 7 meses e se acostumou a comer comida liquidificada. Virou um hábito.
Terás que aos poucos fazer a transição da comida liquidificada para a amassada. Não tem outro jeito, terás que fazê-la, aos poucos, se acostumar com a nova textura do alimento.
O importante é entenderes que tens que fazer isso, pode ser aos poucos, mas tens que fazer.
Ela precisa desenvolver a musculatura acessória da boca para falar melhor e poder digerir alimentos sólidos. E isso só acontece com ela mastigando.
Um abraço.

larissa disse...

olá,meu no me larissa e gostaria de saber se é verdade que quem amamamenta nao pode comer chocolate e tomar refrigerante isto é verdade.

Paulo Fontella Filho disse...

Oi Larissa! Os alimentos que a mãe ingere mais suspeitos de causar cólicas no bebê são: brócolis, feijão, ingerir mais de 500ml de leite de vaca por dia e cebola em excesso.
Não existe uma regra fixa. Cada bebe pode ter um comportamento diferente. Confie na sua observação. Se o bebê ficou irritado a troco de nada, pense no que você comeu nas últimas horas e experimente eliminar esse alimento da sua dieta por alguns dias, para ver se melhora. Depois, você pode fazer o experimento contrário, e comer o alimento suspeito para ver se o bebê sente alguma coisa. Se você perceber que um prato cheio de alho ou um chocolate não perturbaram em nada seu filho, vá em frente. Um abraço.

Blog de Almeirim disse...

Dr. Meu filho está tomando o medicamento viferrin para anemia hj ele repetiu o hemograma e deu os resultados que vou postar abaixo, o que me intriga é que sempre que ele faz hemograma o eosinófilo e os linfocitos dao alto, apesar do leucograma dar normal, ele também tomou recentemente licor de cacau xavier para vermes, gostaria de uma opiniao sua, ele tem 3 anos e 6 meses.

Eosinofilo: 7% - 637
Linfocito: 62% - 5642
Leucocitos: 9.100

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Blog de Almerin!

Como já coloquei em várias respostas, devido ao novo código de ética médica, o médico não pode fazer diagnósticos pela internet sem examinar o paciente.
A tua dúvida sobre o exame de seu filho deve ser esclarecida pelo médico que o solicitou, até porque os exames solicitados são sempre complementares a um exame físico.
Desculpa e um abraço.

Anônimo disse...

Olá Dr. Paulo. Minha filha está com 7 meses e desde os 3 toma ferro e a vitaminha AD til. Todos os dias um puquinho. Gostaria de saber até quando ela tem que tomar? Obrigada!

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anonimo!

Por uma questão de ética médica esta a pergunta deverá ser respondida pelo médico que prescreveu a medicação.
Um abraço.

Carolina disse...

Oi meu filho tem 10 meses e está saindo os dentinhos de cima, com isso ele está sofrendo com assaduras ja tentei de tudo mas até o momento nada deu resultado ele ja está assim a quase duas semanas e não sei mas o que fazer o pediatra dele receitou oxido de zinco com nistatina mas não está dando resultado, por favor me ajude!

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Carolina!

NÃO existe, que eu saiba, nenhum trabalho científico que comprovem a relação da erupção dentária com assaduras.
Existem inúmeras lesões na região das fraldas como, candidíase, dermatite amoniacal, dermatite de contato, etc, que podem aparecer, em crianças que usam fraldas.
Para indicar um tratamento adequado é IMPRESCINDÍVEL verificar a lesão.
Portanto, a orientação é procurar novamente o pediatra da criança ou outro profissional médico para te ajudar.
Um abraço.

miriana disse...

tenho uma filha de trez anos e em um mes atras esquesi um vidro cheio de amoxicilina na minha comada e ela tomou tudo ela adoeseu deu um monte de ferida na boca sera que ela pode ter auguma consequencia mais tarde e quais sao abraço

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Miriana.

É improvável que ocorram problemas de superdosagem com AMOXICILINA. Se aparecerem, os principais sintomas são gastrointestinais, tais como, náusea, vômito e diarreia.
NÃO existe, na literatura médica, a descrição de feridas na boca como sintoma de superdosagem por amoxicilina. Deve ter sido apenas uma coincidência, ela aparecer com as feridas na boca, em seguida da ingestão do medicamento.
Provavelmente, não vá haver nenhuma consequencia a longo prazo para a tua filha.
Um abraço.

Anônimo disse...

olá doutor meu nome é Vanilza e presciso de ajuda,tenho um bebe de 3 meses e meu leite secou com 1m e 15 dias eu passei a dar o NAN , nao tenho condiçao de comprar mais,entao me disseram para dar mucilon com leite integral mas o nene ressecou, minha duvida é será que posso dar o NAN de novo.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Vanilza!

Bebês abaixo de 1 ano devem tomar leite materno exclusivo até os seis meses de vida. Na falta do leite materno deve-se fornecer as fórmulas infantis.
DEVE-SE EVITAR O LEITE DE VACA (leite de saquinho, leite de caixinha, ninho, etc). Muito menos Mucilon na idade da tua filha.
A orientação é que retornes a fórmula infantil (Nan).
Procure seu pediatra para saber o nome de outras fórmulas infantis para que poça fazer pesquisa de preço.
Não pense na formula infantil como custo e sim como investimento, pois, crianças bem alimentadas tem menos alergias e adoecem menos.
Um abraço.

julia disse...

ola dr°Paulo meu nome é julia e meu filho vai fazer 2 meses dia 16 de Abril e esta muito ressecado,pra ele fazer coco tenho que colocar supositorio mas eu nao alimento ele só no peito,eu dou pra ele "Nan Comfor de 0 a 6 meses". estou fazendo certo ?...

mondrogoso disse...

doutor minha filha tem 6 anos qualquer alimento que entra ela vomita e esta com dificuldade de obrar o que sera?.......obrigado

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Mondogroso!

Infelizmente não poderei te ajudar, primeiro porque o médico é proibido de fazer diagnósticos pela internet sem examinar o paciente. Segundo, os dados fornecidos dos sintomas são muito poucos.
Terás que procurar o pediatra da criança para que a criança seja examinada e a família receba orientações.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Julia!

As crianças alimentadas com leite materno ou fórmulas infantis apresentam menos resíduos para eliminar, consequentemente, evacuam menos que crianças que tomam outros tipos de leite.
Tanto isso é verdade que na literatura médica se tolera uma criança alimentada com leite materno ficar até 5 dias sem evacuar.
Um abraço.

Cibele disse...

Olá Dr boa noite! A minha bebê de 2 meses e 18 dias está sentindo colicas e por isso está tendo dificuldade de fazer cocô! Isso é normal? Ela tinha o costume de fazer cocô mais ou menos umas 5 vezes ao dia! Não é o que está acontecendo isso já faz 3 dias e ela se alimenta só de leite materno.
Aguardo a sua resposta ansiosamente

Nathália Calado disse...

Doutor Paulo... Boa noite...
Tenho 2 duvidas referente ao meu filho..
Hoje o Murilo tem 2 anos 3 meses e nunca mamou no peito. Ele mama a mamadeirqa desde que nasceu, nunca pegou a chupeta e agora como ela está começando na escola estou tentando tirar a mamadeira, o problema é que ele faz a mamadeira de chupeta e fica chupando ela vazia por horas e horas... isso é prejudicial???

A outra pergunta é que ele não quer comer comida, ele se alimenta bem mal e só quer mamadeira, quando come, come bem pouco e na maioria das vezes só quer comer macarrão. o que eu devo fazer??? a pediatra receitou um vermifugo e uma vitamina mas tenho medo de dar e futuramente ele engordar de mais. Ele está com 14 kilos e 91 cm. Ele está em um tamanho normal??? estou muito preocupada e não sei mais o que fazer.. Se possível me responda também pelo meu email... nathy_lovi@hotmail.com

Obrigada Doutor

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Cibele!

Uma bebê de 2 meses e 18 dias ainda é normal ter cólicas intestinais. Verifique se ele não está ingerindo muito ar ao mamar, que pode piorar a cólica do bebê.
O fato de de sua filha ficar alguns dias sem evacuar é porque o leite materno é tão bom que ela aproveita tudo que ela ingere, e consequentemente apresenta pouco resíduo para eliminar.
Tanto isso é verdade que é normal um bebê que alimenta-se exclusivamente ao seio materno ficar até 5 dias sem evacuar.
Dúvidas maiores ligue para seu pediatra que ele te ajuda.
É mais fácil quando estamos por perto.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Nathalia!

O fato do Murilo ficar "chupando" a mamadeira vazia por horas e horas, não é um hábito adequado. Primeiro pela questão da higiene e segundo pelo fato de ele estar fazendo AEROFAGIA (engolindo ar) que pode causar distensão e desconforto abdominal, eructação excessiva, flatulência excessiva, em casos raros alterações dos movimentos peristálticos do intestino. Portanto, o melhor é tirar esse hábito da criança.
Não existe fórmula mágica para tirar hábitos errados de criança. Temos que exercer nossa autoridade como pais, e entenderes que é para o bem da criança. Ela obviamente vai querer a mamadeira de volta, vai usar artifícios para conseguir isso (chorar, fazer birra, etc). Aí é que entra a tua autoridade. Não deves ceder a essas "chantagens" da criança
Vou te fazer uma pergunta. Se ele quisesse colocar o dedo na tomada de luz e tu dissesse que não, aí ele começasse a fazer birra, chorar, etc, você cederia a essa chantagem? Obviamente não iria. Portanto, a atitude que terias com a tentativa do menino colocar o dedo na tomada, é a mesma quando quiseres tirar algum hábito errado da criança.
Com relação a não querer comer está diretamente ligado aos excesso de leite nessa idade. Aí também entra a questão da autoridade dos pais para controlar a alimentação e os horários de comida. Ele não é mais bebê para tomar leite em excesso.
O assunto é muito complexo para ser tratado em um simples post.
O melhor é conversar com seu pediatra presencialmente para que ele te ajude.
Um abraço.

Max Eduardo disse...

Boa tarde, meu bebe esta com 40 dias e ele nasceu com 3.350 kg, e agora ele está com 4.900kg, e ele está tomando somente nan 1 que foi recomendada pela pediatra gostaria de saber se ele está engordando muito ou está no peso ideal.

Max Eduardo disse...

Boa tarde, meu bebe esta com 40 dias e ele nasceu com 3.350 kg, e agora ele está com 4.900kg, e ele está tomando somente nan 1 que foi recomendada pela pediatra gostaria de saber se ele está engordando muito ou está no peso ideal.

Max Eduardo disse...

Boa tarde, meu bebe esta com 40 dias e ele nasceu com 3.350 kg, e agora ele está com 4.900kg, e ele está tomando somente nan 1 que foi recomendada pela pediatra gostaria de saber se ele está engordando muito ou está no peso ideal.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Max Eduardo!

Os primeiros três meses de vida dos bebês, eles ganham em média 170 a 230 gramas por semana. Na prática, ao final do primeiro trimestre, ele pesa em torno de 2,5 quilos a mais do peso ao nascer.
Isso é apenas uma média, e, existem vários fatores que podem influir para ganhar um pouco mais ou pouco menos de peso.
O importante é levar o bebê ao pediatra mensalmente, para monitorar o crescimento de seu filho. Se tiver algo errado com o desenvolvimento da criança, ele irá comentar com a família.
Um abraço.

Anônimo disse...

Boa tarde DR.
Tenho uma duvida quando minha filha tinha 3 meses meu peito começou a ficar um maior que o outro e hoje já se passaram um ano e meu peito continua desigual já tentei da o menor pra ela mais ela não quiz de jeito nenhum o que eu faço tem solução?
Obrigado
Adriana de Souza.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anonimo!

Normalmente, quando parares de amamentar, o seio que esta maior acaba diminuindo de tamanho, pois, a glândula mamaria estará menos estimulada. No entanto, somente o tempo dirá se seu seio voltara totalmente ao tamanho normal.
Um abraco

madeline disse...

minha filha tem 2 meses- qual é a medida de leite ninho que devo dar a ela pq vou trabalhar na proxima semana e ela vai pra creche e meu leite não é suficiente pq ela mama muito e não vou conseguir armazenar a mesma quantidade - o nan é muito caro....

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Madeline.

O Leite NINHO NÃO É ADEQUADO para um bebe de 2 meses.
Terás que receber orientações do pediatra da criança para sua situação.
O médico não pode dar consultas específicas pela internet sem examinar o paciente.
Um abraço.

ana laura britto dos santos disse...

ola meu nome é ana laura e tenho um filho de 4 meses e ele ta ressecado oque fazer sem se supositorio?

Natasha disse...

Dr Paulo Minha filha fez 3 meses e só ganhou 400gramas e cresceu 1cm stou super chatiada acho que meu leite de peito não estar sendo suficiente para ela .... e penso que deveria fazer complemento com outro leite.. Sera q existe uma explicação ou motivo logico para esse assunto?
me responda por favor doutor.!

LEITE disse...

BOM DIA DR MEU BEBE TEM 1 MES DE VIDA, E ESTA SE ESPREMENDO MUITO PARA FAZER COCO ISSO É NORMAL.

aki tem tudo disse...

ola doutor estou com um bebe de tres meses e ele so mama no peito e quando eu preciso sair ele toma nestogeno. so que ontem eu deixei ele e ele nao quis tomar o nestogeno, agora vou precisar trabalhar e o que eu posso dar pra ele. (engrossante, frutas, sucos, sopas???)

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Ana Laura Brito dos santos!

Sua pergunta não pode ser respondida pela internet, pois, o código de ética médica proíbe o médico de prescrever sem examinar o paciente.
Até por que, tua dúvida envolve uma séries de orientações que devem ser dadas antes de prescrever. O pediatra, por exemplo, precisa saber qual leite o bebê está tomando, etc...
A orientação é procurar o pediatra da criança para conversarem.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Natasha!

Não fica nervosa, essas intercorrências são perfeitamente normais no crescimento da criança.
Confia em ti e no teu leite.
Se realmente tiveres produzindo pouco leite, procure o pediatra da criança que ele te ajuda, ou com medicações específicas para aumentar a produção de leite, ou com complemento.
Mas o mais importante é ficar calma, pois, a ansiedade diminui a produção de leite materno.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá LEITE!

Essa situação é muito frequente. O bebe de 1 mês geme para quase tudo, quando vai evacuar então, faz uma fôrça desproporcional ao volume de fezes evacuadas. Isso melhora com o crescimento.
Estou pensando que o teu bebê mama exclusivamente leite materno.
Se tiver tomando outro leite procure o pediatra da criança para orientações.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Aki tem tudo!

O ideal, segundo a Organização Mundial de saúde, é que o bebe mame exclusivamente ao seio materno até os seis meses de vida.
Na falta do leite materno, o ideal é administrar as fórmulas infantis.
Fora do ideal, não posso orientar pela internet, terás que conversar com o pediatra da criança.
No link abaixo existe orientações da Sociedade brasileira de Pediatria para mães que necessitam sair e deixar os bebês em casa:
http://www.conversandocomopediatra.com.br/paginas/materias_gerais/como_colher_estocar_leite.aspx

Um abraço.

Elaine disse...

oi meu nome è elaine,minha bebe tem 4 meses, desde os dois meses+ou- ela é resecada e ja chegou a ficar ate dez dias sem fazer coco ela so se alimenta com leite materno,ja dei o cha da ameixa, mamao,e um remedoi q o pediatra passao'lactuliv'e nada resouveu, o q devo fazer? obrigada

amandaAmanda Cruz De Lima Fernandes disse...

Ola Dr. Meu filho tem 2 meses e ele acorda varias vezes durante a noite, e mama um pouquinho no peito e ja volta a dormi, sera que meu leite nao esta sustentando ele... Oqual e o melhor leite que eu possa da para ele antes de ele dormi a noite...????

cristina freitas disse...

boa noite dr
meu nome e cristina.Tenho um FILHA de 5 anos que sofreu um trauma deido uma prisão e ventre e não que mais fazer força para fazer suas necessidades fisiologicas,ea prende até o maximo fazendo assim na roupa já fiz tudo que podia,brincadeiras castigos mais não adiantou estou desesperada se poder me ajude por favor me mande a responta assim que poder

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Elaine!

Não deves ficar preocupada.
A criança que mama ao seio materno exclusivo, pode ficar até 4 dias sem evacuar, isso é perfeitamente NORMAL. Tanto é verdade, que crianças amamentadas ao seio materno, apesar de ficar alguns dias sem evacuar, nunca evacuam fezes endurecidas.
Isso se deve ao fato do leite materno ser quase todo aproveitado pela criança, e ela ter pouco resíduo (Fezes) para evacuar.
Portanto, o conselho é dar somente o leite materno e nada de chazinhos ou outras medidas para fazer a criança evacuar.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Amanda Cruz!

O melhor leite é aquele criado pela natureza, e feito especificamente para o bebê. O LEITE MATERNO.
O que está acontecendo é que a criança está te fazendo de "bico".
Para saber se a crianças está sendo alimentada adequadamente, a única maneira é pesar a criança. Se ela está ganhando peso está tudo bem.
Portanto, terás que disciplinar o seio materno. Não deixe ela dormindo contigo, coloque-a no seu berço, não tente acalma-la sempre com o seio. Se ela mamou bem há alguns minutos, não é fome que ela tem.
Converse com seu pediatra que ele te ajuda.
Um abraço

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Cristina Freitas!

O que está acontecendo com sua filha é bastante comum.
Crianças que são constipadas, sentem dores ao evacuar, e para não sentir aquelas dores, seguram as fezes até o limite máximo. O problema, é que quanto mais tempo as fezes ficam no intestino grosso, mais duras elas ficam.
Terás que conversar com o pediatra da criança para que juntos resolvam o problema.
A situação não pode ser resolvida pela internet.
Um abraço.

Anônimo disse...

ola dr minha neta esta com 45 dias e mama no peito de dia e nan a noite e a auns 3 dias ela esta com diarreia
ela evacoa 10 vezes por dia sera que eu posso dar alguma coisa a ela ?' sem mais OBG

cristina disse...

boa noite Dr

Tenho um filho de 10 anos que nasceu com labio leporino,ele operou quando tinha 6 meses.só que agora ele esta crescendo e esta com muito rejeição a cicatriz e seus dentes estão nasendo tortos qual o proceimento em que evo tomar.Ele recebeu alta do medico que operou.Ele disse que não precisaria mais e cirurgia.
o que devo fazer?desde já agradeço

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

As crianças alimentadas ao seio materno exclusivo apresentam fezes mais liquidas, do que outras crianças que tomam outros leites. A frequência das fezes varia muito entre as crianças, evacuar 10 vezes ao dia parece ser um pouco além do normal.
Terás que procurar o pediatra da criança para que ele examine a bebê e oriente a família.
Sem examinar a criança o médico não pode fazer orientações específicas.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Cristina!

No caso específico de seu filho a orientação é voltar a procurar o médico que operou a criança para uma reavaliação.
A maioria das crianças operadas com lábio leporino, de fato, não necessitam novas intervenções futuras.
Mas uma cirurgia feita tão precocemente (teu bebe tinha 6 meses de vida), pode, eventualmente, ter intercorrências durante seu crescimento, como os sitados por ti.
Um abraço.

Rosangela disse...

Olá Dr. Paulo Fontella!! Meu filho tem 2 meses e vinte dias ele não mama muito toma mais leite nan que leite dos seios eu devo dar água pra ele ou não precisa dar água?Desde já lhe agradeço pela resposta.. Rosangela Alves

Elaine Bomfim disse...

Ola, meu Nome eh elaine, tenho um filho de 8 anos, ele muito magro e nao se alimenta direito ,qual remedio ou vitamina devo dar pra ele?

Rosana disse...

Boa noite Dr.Paulo
Mwu nome é Rosana. Preciso de uma orientação. Minha filha tem 8 meses e 22 dias, pesa 7.950 g e 69,5 cm de estatura. Seu esquema alimentar: 8:00 leite materno, 9:30 suco de fruta, 12:00 almoço + fruta, 14:00 leite materno, 16:00 2 frutas + aveia ou quinua ou iogurte natural, 18:30 jantar + a fruta as vezes e 21:00 leite materno. (Esse esquema fiz com pesquisas, sem orientação do Pediatra)
Estou ficando preocupada. Com a introdução dos solidos, as mamadas diminuiram, a minha bebe que estava acostumada a muito leite, nao está querendo sugar e com isso meu leite diminuiu muito. A ultima mamada ela esta deixando, inclusive se eu ofereço ela morde o meu peito. Estou tentando mudar de Pediatra, pois nao estou satisfeita, ele indicou leite de vaca e um monte de besteira (danoninho, biscoito maizena, geleia de mocoto, caldo knor, etc.) O que devo fazer para ela receber a quantidade de calcio suficiente, já que ela mama pouco. Ela toma 10 ml/dia de Kalyamon kids. Qual o leite que posso dar e como devo oferecer? Agradeço muito a sua indicação.

Unknown disse...

Bom dia Dr. Paulo,
Minha filha tem 2 meses e meio e toma leite do peito e complemento de fórmula pois minha esposa não produz leite em quantidade suficiente pra saciá-la, conduto ela tem crises de cólicas terríveis. Ela faz o acompanhamento com o pediatra e toma diariamente simeticona para cólica mas não resolve. Ela chega a ficar 15 h sem dormir por causa da cólica, quando ela dorme ainda chora dormindo. De complemento eu já dei pra ela o Nan Confor, o Aptamil, o Nan AR e por último o Similac sensitiv. Minha esposa deu o leite ninho e ela melhorou, ficou boazinha, voltei com a formula infantil e as crises voltaram em menos de 24 horas. Já li todas as suas postagens sobre os perigos do leite da vaca e outras reportagens também reprovando o uso deste alimento nesta idade, porem inexplicavelmente parece que as fórmulas dão ou agravam as cólicas dela e o ninho não. Isso é possível ? Ela pode ter rejeição a algum substrato ou vitamina da da fórmula que o ninho não contenha ? Ela toma também o Aditil, o Neufer (ela estava com um pouco de animia) e o Label, além da simeticona já citada.
O que eu faço ?

Unknown disse...

Olá DR meu filho tem 2 meses e 23 dias ele mama no seio mais ele tama mais o nan desde que saiu do hospital que ele acostumou a tomar o nan da mamadeira e por isso não pega muito bem o peito acredito eu.eu gostaria de saber se eu devo dar água pra ele ja que toma mais nan que peito...desde ja agradeço.Abraços

édina disse...

Olá Dr.Paulo tenho um menino de 3 anos ele se alimenta muito mal recusa tudo inclusive leite(ele sempre foi aasim desde de bebê).Gostaria de saber qual que é melhor para ganhar peso:sustagem,pediasure ou fortini?ou se o senhor me sugereelhor algo melhor?
Obrigada aguardo resposta anciosa

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Rosângela!

Criança que alimenta-se com leite materno ou fórmula infantil, não necessitam, a princípio, de água nos intervalos das mamadas.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Eliane BomFim!

Como já respondi em vários tópicos, o médico é proibido pelo Conselho Federal de Medicina de prescrever medicações pela internet sem examinar ou conhecer o paciente.
Terás que procurar o pediatra da criança para perguntar.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Rosana!

A partir do sexto mês de vida começa a introdução dos alimentos sólidos para criança, e consequentemente, diminui-se a oferta de leite para a mesma.
O cálcio está presente nos alimentos sólidos, porém, a grande fonte é realmente o leite.
A família fornecendo 2 a 3 refeições que contenham leite é suficiente para criança crescer com oferta de cálcio mais do que adequada. Lembrando que o iogurte natural que ofereces a ele contem leite, mingaus de cerais contem leite, queijos brancos contém leite, etc, sem falar no leite materno que ele ainda toma.
Não há necessidade de introduzir algum leite específico. Se mesmo assim quiseres, introduza uma fórmula infantil de segundo semestre.
Particularmente NÃO oriento a introduzir alimentos muito ricos em SAL como o caldo Knorr, e muito ricos em açúcar como biscoitos e danoninho nesta idade. Isso atrapalha a introdução dos alimentos, pois, a grande maioria das crianças acabam criando MAUS HÁBITOS ALIMENTARES.
Um abraço.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 415   Recentes› Mais recentes»