Blog criado para fornecer algumas dicas sobre pediatria e comportamento infantil para população em geral. As informações que você irá encontrar visam complementar, mas nunca substituir, o relacionamento entre médico e pacientes.
Perguntas e Respostas
Devido ao grande número de perguntas de internautas resolvi criar um capítulo de perguntas e respostas para agrupar algumas das perguntas mais frequentes. Vamos lá:
Perguntas sobre amamentação:
1. Quando eu tiro o leite do peito, posso guardá-lo para usar depois ?
R . Sim, o leite materno pode ser armazenado, sem maiores prejuízos, desde que isso seja feito corretamente. Ou seja ele deve ser guardado em recipientes de vidro esterilizado, fechados com tampa de rosca ( como os de maionese ). Ele pode ser guardado :
• na geladeira por 24 horas
• no congelador por 15 dias
• no freezer por 3 meses.
Não se esqueça de aquecê-lo em banho-maria e só usar a quantidade que a criança vai tomar.
2 . O leite materno pode desaparecer de repente ?
R . A "descida" do leite materno depende de um hormônio chamado de ocitocina e este é influenciado por fatores emocionais, como : stress, cansaço, nervosismo e ansiedade. Por isso qualquer um destes fatores pode fazer com que a mãe não tenha leite.
3 . Que horário meu bebê deve mamar no seio ?
R . A criança que está em aleitamento materno, deve receber leite livre demanda, ou seja mamar toda hora que quiser e a quantidade que quiser e não estabelecer horários rígidos e fixos como por exemplo de 3/3 horas. Não se esqueça que existem crianças que dormem muito e passam muitas horas sem mamar, prejudicando seu ganho de peso. Nestes casos devemos limitar o intervalo máximo entre as mamadas de 3 horas.
4 . Meu bebê mama só no peito e há 2 dias não evacua. Ele está ressecado ?
R . Não. Quando uma criança mama só no peito, ela pode ficar de 3 a 5 dias sem evacuar, sendo normal. O leite materno quase não deixa resíduo, por isso pode levar alguns dias até que se forme um bolo fecal suficiente para desencadear o reflexo da evacuação. Este fato é conhecido como falsa obstipação, não devendo ser motivo de preocupação.
5. O que posso fazer para aumentar a quantidade do meu leite?
R . Nos casos de pouco leite, podem ser tomadas as seguintes condutas : - aumentar a freqüência das mamadas - não oferecer nenhum outro tipo de líquido, além do leite materno - tomar muito líquido, de preferência água, chás e sucos - procurar ficar o mais tranqüila possível e amamentar em lugares calmos
6 . Meu bebê precisa tomar água enquanto eu estiver amamentando?
R . Criança que só mama no peito não precisa receber água, chás ou sucos. Apenas o leite materno é suficiente para dar toda a água de que precisa. Seu pediatra lhe informará o melhor momento de oferecer outro tipo de líquido.
7 . Durante quanto tempo o bebê deve ficar em cada seio ?
R . Não existe um tempo fixo. A criança deve mamar até ficar satisfeita e largar o bico do seio espontaneamente. Em média de 15 a 20 minutos em cada seio é o suficiente para a criança se alimentar adequadamente.
8 . Quem já fez cirurgia nos seios pode amamentar ?
R. Se nesta cirurgia foram cortados os ductos mamários, que são os canais por onde o leite passa, a mulher terá dificuldade em amamentar. Caso a cirurgia tenha mexido apenas no tecido gorduroso da mama, não terá nenhum tipo de problema.
9 . É normal sentir contrações uterinas nas primeiras mamadas ?
R . Sim. Muitas mães se queixam, no início, de dor na barriga quando estão amamentando. Esta dor é devido à contração uterina causada pelo hormônio ocitocina, que auxilia na diminuição do risco de hemorragia após o parto. Essas contrações também ajudam o útero a voltar mais rápido ao seu tamanho normal, diminuindo a barriguinha que fica depois do parto.
10 . Existem alimentos que aumentam a produção de leite ?
R . Não. Canjica, cerveja preta ou mesmo leite não aumentam a produção do leite materno. Esses e outros fazem parte dos mitos que acompanham a amamentação. Entretanto, a maior ingestão de líquidos, como água, chás e sucos realmente aumentam a produção de leite.
11 . O leite de vaca sustenta mais que o leite materno ?
R . Não. O leite materno, por ser mais facilmente digerido, faz com que o bebê mame em intervalos bem menores comparados com o leite de vaca. Isto causa a falsa impressão que o leite de vaca "sustenta" mais, mas isto não é verdade. Muito pelo contrário, segundo os especialistas o leite de vaca é um dos piores alimentos utilizados na primeira infancia. A utilização do leite de vaca, como único alimento, por tempo prolongado e em larga escala, leva a inadequação no fornecimento de nutrientes, principalmente ferro e vitaminas. Além de ser responsável por aparecimento ou agravamento de "alergias" futuramente como asma, dermatites atópicas, rinites, etc. Em crianças abaixo de 4 meses pode surgir intolerancia ao leite de vaca devido as caracteristicas morfológicas e funcionais do trato gastro intestinal na criança desta faixa etária.
Perguntas diversas:
1 . Meu bebê de poucos dias de vida fez "xixi" e deixou uma mancha vermelha na fralda. Isto é sangue ?
R . Esta mancha vermelha na fralda não é sangue, é devido a cristais de urato, muito comum na urina dos recém-nascidos. Para tirar a dúvida, basta pegar a fralda com a mancha vermelha e jogar água. Se ela sair facilmente, comprova a presença de cristais de urato.
2 . Com que idade posso levar meu bebê para passear ?
R . Existe uma crendice popular que só pode levar o bebê para passear, após 30 dias de vida ou após tomar a primeira vacina. Isto não é verdade e a criança já pode ir passear com poucos dias de vida. Apenas evite lugares muito barulhentos, abafados ou com muita gente, pois isto pode deixar a criança irritada.
3 . Uma alimentação inadequada pode influenciar o crescimento ?
R . Uma criança que come menos do que necessita e não tem uma alimentação variada com todos os grupos de nutrientes, poderá ter uma estatura final baixa, mesmo tendo pais altos.
4 . Por quê os bebês têm cólicas ?
R . As cólicas são devidas a imaturidade do trato gastro intestinal da criança, aos gases formados pela entrada de ar enquanto a criança mama e também pela fermentação do açúcar do próprio leite, durante a digestão. Estes gases podem causar muito desconforto e dor no bebê, sendo uma causa muito comum de choro, quadro este que é freqüente nos 3 primeiros meses de vida.
5 . Posso usar lenços umedecidos para limpar meu bebê ?
R . Em casa devemos usar apenas água morna para fazer a limpeza da região das fraldas. Os lenços umedecidos só devem ser usados em ocasiões e lugares onde você não terá acesso à água morna, pois existem bebês que desenvolvem assaduras importantes devidos ao seu uso contínuo.
6 . Por que devo sempre colocar meu bebê para arrotar após as mamadas ?
R . Para eliminar o ar engolido durante as mamadas, isto diminuirá a chance da criança regurgitar. Se a criança arrota, diminuiu o desconforto causado pelo excesso de ar no estômago e diminui também as chances de ter cólicas.
7 . A criança é obrigada a arrotar logo após as mamadas ?
R . Não. Às vezes a criança demora muito tempo para arrotar, causando ansiedade na mãe. Não precisa se preocupar com isto, basta colocar a criança deitada no berço de lado, pois assim que você menos esperar ela arrotará.
8 . Meu filho tem muita cólica. Qual o melhor remédio ?
R . Na verdade não existe o remédio milagroso para a cólica do bebê. Quando as crises são muito fortes, praticamente os medicamentos não têm ação nenhuma. Antes de dar algum medicamento ao seu bebê, consulte seu pediatra. Podemos fazer massagens com movimentos circulares na barriguinha no sentido horário, flexão das pernas sobre o abdômen ou movimentos de pedalar com as pernas na tentativa de eliminarmos os gases. Colocar a criança deitada de barriguinha para baixo com uma fralda morna, também pode ajudar.
9 . Por que as meninas de um modo geral, andam e falam antes dos meninos ?
R . Não existem conclusões definitivas ainda a respeito disso, mas acredita-se que seja devido a fatores hormonais que sofrem variações de acordo com o sexo. Esta diferença se iguala na fase da pré-adolescência.
10 . Por que chupar chupeta acalma o bebê ?
R . Quando a criança nasce o ato de sugar é um reflexo totalmente involuntário, e se torna voluntário com seu desenvolvimento neurológico. No início então a criança suga por intuição e isto lhe traz prazer, alegria e muita tranqüilidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
415 comentários:
«Mais antigas ‹Antigas 401 – 415 de 415Olá Roberto Panariello!
A sua descrição é no mínimo estranha.
O leite Ninho, é leite de vaca desidratado enriquecido com algumas "vitaminas". Ele é um leite COMPLEXO, baseado no leite de vaca, que foi feito para o filho da vaca, e indicado para crianças ACIMA DE UM ANO DE IDADE na alimetação humamana. As necessidades nutricionais deste leite são para o bezerro, e, não para nós seres humanos.
Já uma fórmula infantil, é um leite, cuja base também é o leite de vaca, porém, TOTALMENTE MODIFICADO, conforme o Codex Alimentarius, que é um Programa Conjunto internacional que homologa as fórmulas infantis. Além de term de seguirem as especificações nutricionais descritas na legislação vigente no Brasil (Portaria Ministério Saúde n°977 de 05/12/1998)
As fórmulas infantis TEM UMA COMPOSIÇÃO SEMELHANTE AO LEITE MATERNO, o que facilita a digestão e fornece ADEQUADAMENTE as necessidades nutricionais do bebê.
Portanto, a única explicação que vejo, no seu caso, é que a criança, por algum motivo, "gostou" mais do leite ninho do que das fórmulas infantis, seja pelo seu gosto ou por sua complexidade, o que faz ela ficar mais saciada durante um tempo maior para digerir o alimento e consequentemente chora menos.
A distância, são apenas conjecturas minhas, terás que procurar o pediatra da criança para conversarem pessoalmente e investigar o seu caso.
Um abraço.
Olá Rosângela!
Crianças que tomam leite materno ou fórmula infantil não necessitam de tomar água nos intervalos das mamadas, um abraço.
Olá Édina!
Escolher entre fórmulas qual a "melhor" para serem administradas no leite não é a melhor maneira de resolver teu problema.
Sugiro que procures o pediatra da criança ou uma nutricionista infantil para te ajudar.
Um abraço.
Dr Paulo meu filho tem 43 dias e seu intestino esta funcionando irregularmente,fica um ou dois dias sem funcionar direito,isto é grave? O que devo fazer? Desde já muito obrigada.
Olá Gabriela Sanches!
A resposta para tua pergunta passa diretamente pelo tipo de leite que a criança está tomando.
Se for leite materno, é normal esse comportamento, tendo em alguns casos, a criança ficar até 5 dias sem evacuar. Isso deve-se a criança ter pouco resíduo para eliminar.
Agora, se for outro leite, terás que entrar em contato com o pediatra da criança para receber orientações.
Um abraço.
As respostas esclareceram as minhas dúvidas que tinham
b.noite paulo estou dando uma vitamina por minha conta,mes que vem vou leva-la ao medico pois faço controle no hospital sara e vou leva-la obrigado.
Olá, minha filha tem 3 meses e só mama no peito, ontem resolvi dar uma mamadeira de leite NAN dei 180ml fiz a medida que vem na lata, que é de acordo com o tempo da criança, bom, eu amo amamentar, só que daqui a 15 dias volto ao trabalho e resolvi começar a dar o leite um pouco antes, só que ela passou muito mal, vomitou a noite toda, ficou com febre, e bem molinha, não dou mais esse leite, meu marido quer que eu saia do serviço devido a isso, por causa da amamentação, o que fasso doutor, a pediatra dela é contra outro tipo de leite, eu sei que o materno é o melhor, mas eu não tenho tanto leite assim que de pra tirar ;[ me ajude, é normal ela ter tido essa reação do nan?
Com certeza os sintomas que tua filha teve após uso do NAN, NÃO FORAM CAUSADOS PELO LEITE REFERIDO.
Foi apenas coincidência. A causa dos sintomas foram por outros motivos.
Uma criança na idade tua filha deve tomar leite materno exclusivo, na impossibilidade de fornece-lo, administra-se uma fórmula infantil. E o NAN é uma boa fórmula infantil. Existem outras marcas no mercado, que tua pediatra pode te indicar se quiseres, mas não fica com medo do leite.
Não administra leite de vaca para tua filha ou siga orientações de vizinhas.
Tu não vais ser a primeira mãe a ter que deixar o filho ou filha em casa para trabalhar, e nem vai ser a ultima.
A decisão de deixar ou não o trabalho cabe unicamente a ti e teu marido, meu conselho é te acalmar e seguir as orientações da tua pediatra.
Um abraço.
Dr paulo sou mae de primeira viagem preciso de ajuda tenho uma bebe de 2 meses ela nao mama mais no peito toma o man confort fica uns 4 dias sem fazer coco sofre muito com colicas ai me falaram dar mucilon de milho junto com o nam para soltar o intestino,quero sua opiniao se e certo fazer isso. por favor me responda estou desesperada.
Olá Anônimo!
O MUCILON é proibido para crianças de 2 meses (podes ler na lata). Sem contar que vai modificar todo balanceamento de nutrientes presentes na formula que estás dando (NAN CONFORT).
Crianças que tomam fórmula infantil, evacuam menos que crianças que tomam outro tipo de leite, isso se deve ao fato da criança aproveitar quase todos nutrientes fornecidos através da fórmula e ter pouco resíduo para evacuar.
Se o bebê continua com cólica (o que é normal para uma criança com 2 meses), converse com seu pediatra que ele te ajuda.
Não houve as vizinhas, apesar de serem bem intencionadas, as vezes elas dão dicas que podem prejudicar seu bebê.
Um abraço.
meu bebe tem 3 meses 1 semanae 2 dias eu posso dar sucos natural para ele agua
Olá Tamires fernanada dos santos!
A orientação é fornecer leite materno EXCLUSIVO té os seis meses de vida. É melhor para teu bebê
Um abraço.
meu filho tem 5 mesesm deixou de mamar no peito apos 15 dias de nascidom ja toma mingual e parou de se desenvolver e doutora passoi kalyamon para ele isso resolve?
Olá Cristine!
Infelizmente, devido a uma resolução do Conselho Federal de Medicina, o médico não pode comentar pela internet o tratamento prescrito por outro colega.
O que posso te dizer é que, pela idade do teu filho (5 meses), ele deveria estar tomando um FORMULA INFANTIL e não comendo mingau.
Oriento a procurar o pediatra que prescreveu a medicação para conversarem ou procure outro colega, para que em uma consulta PRESENCIAL, ele te oriente.
Um abraço.
Postar um comentário