ROSÉOLA INFANTIL (EXANTEMA SÚBITO)

roseola1[1] O que é Roséola Infantil?
Roséola infantil, também conhecida como exantema súbito, febre dos três dias ou sexta doença, é uma doença infecciosa aguda típica da infância , contagiosa, que afeta lactentes ou crianças pequenas e causa o surgimento de febre alta durante 2 a 3 dias, e, posteriormente uma erupção cutânea (manchinhas na pele) de início súbito, causada por um vírus da família do vírus herpes .
Ela é frequentemente confundida como “alergia a antibióticos”, pois, como gera febre alta e persistente nos primeiros dias, muitas vezes é prescrito antibióticos a criança com Roséola Infantil por médicos inexperientes, ou por pressão da família, no período febril. Como a febre passa espontâneamente em 2 a 3 dias de doença, e, aparece o exantema (manchas), as pessoas atribuem as manchas ao antibiótico e não a doença.
Qual é a idade de aparecimento habitual da Roséola Infantil ?
A Roséola Infantil é uma doença típica da infância, que ocorre quase sempre entre os seis e os doze meses de idade, com alguns casos mais raros no segundo ou terceiro ano de vida. Devido à protecção conferida pelos anticorpos maternos, que atravessam a placenta, a Roséola Infantil é uma doença muito rara antes dos três meses de idade, a partir dos quais há uma perda progressiva desta imunidade, tornando-se a criança susceptível à infecção.
A Roséola Infantil é uma doença contagiosa ?
Sim, a Roséola Infantil transmite-se pelo contacto com outras crianças infectadas . O contacto com vírus dá habitualmente imunidade permanente (protege de novas infecções ), mas há casos , embora raros , de segunda infecção na mesma criança, que parece resultar da reactivação de uma infecção latente .
Ao fim de quanto tempo após o contacto com uma criança com Roséola Infantil aparece a doença , se houver contágio ?
O período que decorre entre o contacto com uma criança infectada e o aparecimento da doença ( período de incubação) é de uma a duas semanas aproximadamente, embora seja difícil de determinar porque os contactos não são fáceis de identificar (pensa-se que o período de maior contágio é o período febril em que ainda não há diagnóstico, porque a febre é o único sintoma).
Quais são as manifestações da Roséola Infantil?
A Roséola Infantil tem um início repentino com o aparecimento de febre alta (39.5º/40.5º), diminuição do apetite e irritabilidade associados à febre, sem outros sintomas. A febre alta mantém-se durante três a quatro dias , havendo um contraste entre a intensidade da temperatura e o aspecto da criança que não aparenta estar gravemente doente, ou seja, ela brinca nos intervalos da febre. Ao terceiro ou quarto dia de doença a febre , até aí elevada, desce rápidamente e desaparece, podendo excepcionalmente manter-se por mais um ou dois dias. Coincidindo com a descida ou desaparecimento da febre surge uma erupção na pele, que se espalha do tronco para o pescoço e para os membros superiores, e, em menor intensidade em face e os membros inferiores. A erupção é constituída por pequeninas manchas de cor rosada (máculas), por vezes ligeiramente salientes (pápulas), que se atenuam com a compressão e desaparece um ou dois dias depois de ter surgido, sem deixar marcas.
A Roséola Infantil tem complicações?
Habitualmente a Roséola Infantil é uma doença de evolução benigna, que cura sem complicações, com exceção para as convulsões que podem ser desencadeadas pela febre elevada, característica da doença (mas aí, tem que haver tendencia da criança e história familia de crises convulsivas febris).
Como se faz o diagnóstico de Roséola Infantil?
O diagnóstico de Roséola Infantil é feito com base nos sintomas e sinais apresentados e coincide em geral com o fim da doença, pois, é o aparecimento da erupção (manchinhas) no momento em que há remissão da febre anteriormente elevada que orienta o médico.
Qual é o tratamento da Róséola Infantil?
O tratamento da Roséola Infantil é apenas sintomático (controle da febre), visando o conforto da criança e a prevenção de eventuais convulsões febris (em crianças predispostas). A aspirina não é administrada a crianças, pois ela aumenta o risco de síndrome de Reye.

133 comentários:

Anônimo disse...

Doutor, gostaria de saber se posso utilizar alguns de seus artigos em meu site, www.coisasdebebe.com.br,e, também, convidá-lo a ser nosso colunistas. Aguardo seu contato pelo e-mail: contato@coisasdebebe.com.br. Obrigada

Joice disse...

Olá Doutor Paulo, minha filha Giovanna tem 2 anos e 2 meses e sua moleira ainda está aberta é normal?

Anônimo disse...

e com quanto tempo ela leva para sarar

Bruno Tavares disse...

Olá Doutor. Meu filho está com estes sintomas da Roseola, o próprio pediatra dele tb acha que seja, porém lendo seu artigo, o sr. fala que as manchinhas vão do tronco até o pescoço. Pois o meu filho está com essas manchas pelo rosto todo, + o resto dos sintomas conferem. (Febre alta e frequente já no 4 dia hoje, chora muito, perda de apetite). Queria saber se faz parte da doença ou pode ser outra coisa?

Unknown disse...

olá Doutor , minha filha esta com essas manchas e tudo leva a ver que é roseola, so que ela nâo teve febre alta, foi mais baixa.mesmo assim pode ser?

Regina disse...

DR. PAULO, EXTREMAMENTE ESCLARECEDORA A POSTAGEM SOBRE A ROSÉOLA INFANTIL. MINHA SOBRINHA VICTORIA, DE 6 MESES, PEGOU A DOENÇA. MAS MINHA IRMÃ FICOU MAIS TRANQUILA, NO MOMENTO EM QUE POSTEI, COM OS DEVIDOS CRÉDITOS, SUAS INFORMAÇÕES NO MEU BLOG. SOU ENFERMEIRA OBSTÉTRICA E FIQUEI MUITO FELIZ EM ENCONTRAR UM PEDIATRA INTERESSADO EM DIVIDIR SEUS CONHECIMENTOS COM TODOS. ABRAÇOS
ENF. REGINA
COREN/RS 80051
BLOG http://cantinhodaenfermeiraregina.blogspot.com
EMAIL reginarech@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa Tarde. Dr. minha filha de 2 1/2 anos começou com a febre e depois começou aparecer essas manchas, hj está aindo para 10 dias das pintas e no começo foi diagnosticado como sindrome do pé-mão-boca. qto tempo demora para sumir essas manchas que coça muito. e ontem começou a aparecer em meu filho de 8 anos. Fui ao pediatra deles (pois os do pronto atendimento cada dia era um diagnostico - detalhe sem pedir nenhum tipo de exame) e foi diagnosticado como Roséola. Estou tratando com hixizini, tem algo que posso passar para aliviar a coceira, estava passando talco mentolato.
Aguardo resposta
Ana Paula

Anônimo disse...

Boa Tarde. Dr. minha filha de 2 1/2 anos começou com a febre e depois começou aparecer essas manchas, hj está aindo para 10 dias das pintas e no começo foi diagnosticado como sindrome do pé-mão-boca. qto tempo demora para sumir essas manchas que coça muito. e ontem começou a aparecer em meu filho de 8 anos. Fui ao pediatra deles (pois os do pronto atendimento cada dia era um diagnostico - detalhe sem pedir nenhum tipo de exame) e foi diagnosticado como Roséola. Estou tratando com hixizini, tem algo que posso passar para aliviar a coceira, estava passando talco mentolato.
Aguardo resposta
Ana Paula
anapaula_vini@hotmail.com

Viví disse...

Olá doutor,boa tarde!.
meu filho tem 6 anos e ainda não teve nenhuma das chamadas donças infantis como,sarampo,catapora essas doenças.
por não ter tido ainda essas doenças,ele corre algum risco de que elas venham mais fortes guando ele s tever.E elas ainda se manifestarão?
Aguardo sua resposta.

xgyysax disse...

Fiquei extremamente impressionada com o artigo.Na semana passada levei minha filha com febre alta ao plantao de um hospital(publico por sinal)o medico com muita pressa olhou apenas a garganta e passou cefaclor durante 7 dias alem de ibuprofeno.A febre começou na segunda pela manha,cedeu na terça de madrugada e na quarta apareceram manchinas vermelhas por tdo corpo mas tbm nos membros inferiores,sei que o cefaclor pode dar reaçao alergica,mas as manchinas sumiram antes do final do tratamento,Sera que foi esta doença? e se foi ha algum risco em ter feito um tratamento desnecessario com antibiotico???

lleyde disse...

Dr. meu filho de 1ano e 9meses estar com alguns desses sintomas febre alta que duraram 3dias 39.4nos intervalos a criança ficava normal brincava, com falta de apetite, as manchas não apareceram o pediatra confirmou que era roseola mas estou preocupado fiz o hemograma e os leucocitos deu exatamente 15000. isso é normal? quando estar com alguma infecção?

Anônimo disse...

Doutor Paulo gostaria de saber mais a respeito das doenças da infância tais como: Rubeola, Sarampo, etc. Obrigada!!

viviane disse...

Olá Dr, gostaria de um esclarecimento. Minha filha tem 1 ano e teve a roseola no dia 23/04 com todos os sintomas descrevidos pelo senhor e junto com os sintomas seu diarréia liquida, depois disso, consegui contornar a situaçäo, mas até hoje minha filha algumas vezes tem diarreia semiliquida e tem dia que aparece as manchinhas, mas saem somente na barriga dela e coçam. Fiz exame de fezes e esta tudo ok, no exame de sangue os leucocitos deram 18.000 mm3 e os linfocitos tipicos deram 79%, já a imunoglobulina E deu 95,80 UI/Ml. Gostaria de saber se após 30 dias como é o caso de minha filha a roseola ainda está persistindo, pois o pediatra dela disse que o resultado do exame de sangue deu que tem infecçao, mas minha filha nao tem febre é uma criança muito saudavel e ativa. Por favor aguardo breve esclarecimento e desde ja agradeço sua atençao
Um Abraço

Anônimo disse...

Doutor paulo, como diferenciar roseola, sarampo e rubeola?

Unknown disse...

dr.meu filho tem 2anos e meio e esta com os sintomas da roseola! hj ta no 3 dia a febre cedeu e as manchas apareceram, no pescoço e rosto! mais ele nao teve perda do apetite, pelo contrario ate comeu melhor... gostaria de saber se pode ser mesmo roseola que ele tah?

sibele77 disse...

Dr. minha filha esta com o corpo comessas manchinhas, mas não teve febre. o pediatra diagnosticou a roséola, mas nos comnetários vi que teria que ter febre! Hj faz sete dias que ela está tomando antibiótico pois estava c/infecção no ouvido e o hixizine q o pediatra passao eu usei apenas 4 dias pois a manchas parece que estão secando pois a pele dela ficou grisonha mas costas e barriga. É normal, é roséola mesmo ? meu e-mail skalanga@gmail.com ou sibele ferreira@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Dr.minha filha de 4 meses apresentou esses sintomas(febre de um dia,falta de apetite e manchas no corpo),estou assustada pois estou em tratamento de herpes genital,será que transmiti pra ela atraves da saliva?ou do leite materno(ela só mama),eu sei que herpes não tem cura,por favor me ajude!

Unknown disse...

Boa noite Dr, Tenho uma filha de 5 meses,ela apresentou uma febre de 3 dias e depois apareceu umas manchas avermelhadas nela segundo falaram que era roséola,queria saber se tem perigo, e ela esta tomando hixizini, e se é herditario de familia que tenha herpes e quanto tempo para essas manchas ir embora

Anônimo disse...

OLÁ, QUERO SABER DEPOIS Q PASSA QUAL O PROCEDIMENTO? PARA TRATAR ESSA DOENÇA.(ROSEOLA)TEM CURA? MT OBRIGADA GT MT DESSE SEU TRABALHO CM PROFISSIONAL. DEUS O ABENÇOE MAIS E MAIS PELO SEU AMOR AO PROXIMO.ASS. KATIA MENEZES.

ana disse...

Meu filho Leonardo 6 meses começou com febre num domingo a tarde, neste domingo chegou a um pico maximo de 39,5, na segunda e terça persistiu, ja levei na 2ª ao pediatra, e nada foi diagnosticado, na 5ª o pediatra diagnostico a amidala irritada, e as febres ja estavam diminuindo, porém na 6ª começaram as manchas, que eu ate cheguei a confundir com alergia ao ibuprofeno, ao leva-lo novamente ao PS o drº Diagnosticou roseola infantil,gostaria de saber se é normal garganta irritada, e se pode manifestar novamentte e se existe prevenção. obrigada. ana

Unknown disse...

Dr Paulo como Vovó agradeço toda explicação ..pois minha netinha de sete meses está com roséola e entrei no seu site para esclarecimento .. um abraço Laurene Setembre

Renata disse...

Doutor Paulo, meu filho tem 1 ano e 2 meses e pela segunda vez esse mês foi diagnosticado amigdalite. Sendo que dessa vez no 4 dia apareceram essas manchinhas vermelhas pelo tronco e pescoço. Como o antibiótico foi diferente(Ceclor) a médica suspendeu seu uso e passou o Desalex e mudou o antibiótico para Astro. Agora me bateu uma dúvida se o que ele tem é alergia ao Ceclor ou essa Roséola Infantil. Porque a garganta não está mais inflamada, porém a febre mesmo mais fraca persiste.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Renata.
A amigdalite aguda é comum em crianças, ela pode ser causada por vírus ou bactérias (cujo agente ifeccioso necessita de tratamento antibiótico).
A infecção bacteriana mais comum que causa amigdalite é a estreptocócica, onde pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre as crianças escolares (a partir dos cinco anos) e adolescentes. É contagiosa entre as crianças porque elas permanecem em contato muito próximo umas com as outras nas escolas.(fonte: sociedade Brasileira de Pediatria -http://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=89&id_detalhe=2015&tipo_detalhe=s).
Portanto, uma criança tão pequena como a tua é de se questionar o diagnóstico de amigdalite bacteriana, porém, como sempre digo no meu blog, aqui não é o meio adequado e correto de se fazer diagnóstico. Nada substitui a consulta com o seu médico. Se tem duvidas, procura um otorrino pediátrico. Um abraço.
Paulo Fontella Filho.

Renata disse...

Boa Noite Doutor Paulo, eu já fiz isso. A minha semana foi correr atrás de médico, pois a maioria se encontra de férias por aqui. A garganta dele voltou a inflamar e a febre a queimar. Mas depois de 2 hemogramas completos e muito alterados feitos em um intervalo de 2 dias, o diagnóstico foi amigdalite bacteriana. O PCR dele está em 128. O que o médico, um pediatra que não está clinicando há 5 anos, como uma inflamação bacteriana. Só não consegui entender ainda como o quadro do meu filho chegou a esse estágio. Obrigada pela atenção.

Renata disse...

Bem o que eu quis dizer é que não sei se isso foi alguma negligência minha.

valeria disse...

oi dr minha filha pelos sintomas aí mostrado deve está sim com a roséola, febre entre 3 a 4 dias e agora esta toda manchadinha, causando desconforto, falta de apetite e bem irritada para dormir, gostaria de saber se essas manchinhas causa coseiras e se posso colocar algo para aliviar, minha filha tem 11 meses. Obrigado

Paulo Fontella Filho disse...

Oi Valéria tudo bem!
O exantema (manchinhas) da Roséola Infantil NÃO trazem desconforto para criança e desparecem em 24 a 72h no máximo. Não há necessidade de passar nenhum produto específico.
Uma abraço

Unknown disse...

minha finha ta asi queu faço

Paulo Fontella Filho disse...

Oi Fabricia.
Como descrito no artigo, a Roséola infantil não é uma doença grave, e, após o período de febre aparecem as "manchinhas" que depois de 1 a 2 dias desaparecem sem necessidade de tratamento.
OBS: tem que ser confirmado diagnóstico com seu pediatra.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá, minha filha tem 4 anos e apresentou todos os sintomas da roséola, mas o pediatra dela receitou antibiótico, pois a febre já estava no quarto dia,(ainda não havia aparecido as manchas) as manchas já sumiram mas pelo o que eu li, nem precisaria do uso do antibiótico. Agora estou aflita pois estou dando remédio sem necessidade! O que eu faço?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá anônimo.
Como descrito no artigo, a Roséola Infantil é uma doença VIRAL, benigna, que apresenta exantema (manchas vermelhas) no corpo após o período febril e não necessita de antibiótico. Porém, o diagnóstico e a decisão de suspender o antibiótico devem ser do seu médico assistente.
Um abraço.

LUCIANO NONATO disse...

BOA NOITE DOUTOR. MEU FILHO TEVE TRES DIAS DE FEBRE ALTA E MODERADO EM INTERVALOS DE HORAS, O PEDIATRA RECOMENDOU ANTIFLAMATORIO APOS EXAME DE SANGUE. A FEBRE FOI CONTROLADA E DESDE ONTEM A ATRDE NÃO TEM MAIS FEBRE, MAS HOJE A A TARDE PERCEBEMOS MANCHAS VERMELHAS NA COCHA, ANTE-BRAÇO E PÉ.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Luciano!

Como descrevi acima, a Roséola infantil se caracteriza por 2 a 3 dias de febre e posteriormente aparece um fino exantema (manchas vermelhas) no corpo que posteriormente desaparecem.
Porém, o diagnóstico deve ser feito pelo pediatra olhando a lesão, pois, existem outras doenças que aparecem o exantema.
Um abraço.

cintia disse...

Oi Doutor Paulo eu moro nos estados unidos e eu tenho uma filha de 2 anos e meio e alguns dias atras ela reclamou de dor ao urinar,e agora tem uns cinco dias que ela esta reclamando de dores na barriga e esta tendo diarreia o que pode ser isso?

Paulo Fontella Filho disse...

Oi Cintia.

Infelizmente terás que procurar o serviço de saúde local para a investigação, pois, as causas dos sintomas citados são muito variados, que vai desde uma infecção urinária até uma entero-virose, que fica difícil e impossível de fazer diagnóstico a distância.
Meu conselho é procurar um atendimento médico para tua filha.
Um abraço.

Adriana disse...

Olá Doutor Paulo!
Os sintomas da Roséola podem serem confudidos com da Rubéola? o q poderia ser típico de uma e outra, ou seja qual sintoma diferncia uma da outra?
OBS: Meu filho tem 4 meses e 18 dias, teve febre por 3 dias ontem iniciou as manchas vermelhas q se intensificaram hj, porém a pedi, detectou 2 pequenas "inguas" na nuca, mas meu primeiro filho q hj tem 4 anos tbm tinha estas mesmas inguas qndo era bb e nao tinha nenhuma doença. Essas inguas sao normais?
Grata
Adriana

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Adriana!

Os sintomas da rubéola, assim como do Sarampo e eritema infeccioso, podem ser confundidos com a Roséola infantil.
A diferença básica entre a Roséola e Rubéola é que o exantema (manchas vermelhas) na Rubéola aparecem DURANTE o período febril. Já na Roséola é mais comum aparecer depois que a febre foi embora. Outra diferença é que a criança fica muito abatida na Rubéola, sendo que, na Roséola somente quando está na vigência da febre existe um pouco de abatimento, nos intervalos da febre a criança fica mais ativa chega a querer brincar.
Com relação as ínguas, somente após um exame minucioso poderia emitir opinião.
A resposta se é normal ou não a sua pediatra terá que te dar.
Um abraço

Denis Lucio disse...

Boa Dr. Paulo, minha filha está com todos esse sintomas, porém ela tem mancha no rosto e coça na testa e fonte e a febre dela teve um topo de 38.8, mas passei por 4 medicas diferentes e nenhuma diagnosticou roséola, mas oque mais me preocupa é que no emograma de hoje (5º dia) constatou as plaquetas em 92.000 sendo que o normal é 150.000, isso pode ter algo haver com a roséola? na segunda (8º dia 31/05) temos de voltar pra um novo emograma, caso as plaquetas não estejam normalizadas ela pode fircar internada! devo alertar a pediatra sobre a possibilidade de ser roséola? a roséola pode ser responsavel por essa baixa? há real necessidade de internação?
Aguardo anciosamente sua resposta Dr. boa noite

dnslindo@hotmail.com

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Denis Lucio!

Espero que compreendas que não existe a possibilidade de fazer diagnóstico a distância.
O que posso te dizer é que existem quadros virais em crianças que podem momentâneamente fazerem plaquetopenia (baixa taxa de plaquetas), que depois de alguns dias normaliza.
Se tua filha atualmente estiver bem, sem febre, ativa, provavelmente o seu hemograma na segunda feira já estará normalizado ou perto disso.
É importante seguir todas as orientações e programações solicitados pelo seu pediatra, portanto, faça o hemograma planejado e vá as consultas médicas, pois, existem outras causas de plaquetopenias que devem ser descartadas caso exista a manutenção do quadro plaquetopênico.
Mas para te deixar um pouco tranquilo no fim de semana, na maioria das vezes são os quadros virais em criança que fazem essa baixa de plaquetas e a roséola é um quadro viral (se é que foi mesmo que a criança teve, pois, lembrando que diagnóstico a distância é impossível).
Um abraço e não deixe de consultar e realizar o exame planejado.
Um abraço.

Anônimo disse...

Prezado doutor, meus dois filhos estão apresentando erupções parecidas com rubéola ou roséola, mas não apresentaram febre, nem qualquer outro sintoma. Continuam se alimentando bem, brincando sem queixas. Os dois tomaram vacina contra rubéola, pergunto poderia ser esta doença?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Noite anônimo!

De fato existe relatado na literatura médica a presença de rash cutâneo( manchas no corpo) em 5% das crianças vacinas contra rubéola, que surgem entre o 5o e o 12o dia após a vacinação.
Desaparecem espontaneamente sem medicação nenhuma.
Porém, o ideal seria procurar seu pediatra para uma avaliação presencial
Um abraço.

CARMILEDA disse...

BOM DIA DR, MINHA FILHA DE 6 MESES ESTA COM ROSEOLA, POREM GOSTARIA DE SABER SE O EXANTEMA SAI NA GENITALIA E A PARTIR DE QUANTOS DIAS POSSO DAR A VACINA HEXAVALENTE, POIS ELA TERIA QUE VACINAR DIA 26 E COMEÇOU A TER A DOENÇA DIA 15 OBRIAGDA

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Carmileda!

As manchas (exantema) que aparecem na Roséola infantil se espalha do tronco para o pescoço e para os membros superiores, poupando a face e os membros inferiores. Na região genital eventualmente pode aparecer.
A criança estando bem, e, o exantema desapareceu ela pode e deve ser levada ao posto para vacinação.

Sue disse...

Boa Noite Dr Paulo! Que Deus te abençoe por ajudar-nos nas dúvidas e ainda por cima responder as perguntas sem nenhum sequer agradecimento! Muito obrigada!

soraia disse...

oi dr. minha filha tem oito meses e começou do nada com febre ficou um dia e meio com febre do nada dois dias depois surgiu umas manchas vermelhas por tdo o corpo bem como vi na foto parecia uma alergia levei ao medico ele me disse que era uma doença chamada de exantema viral conhecida como sarampinho
é a mesma coisa que roseolâ?

Paulo Fontella Filho disse...

Oi Soraia!

Pela descrição que fizeste pode se tratar sim de Roséola infantil. Entenda que existem outras doenças que deixam manchinhas no corpo. O importante que geralmente os exantemas virais são benignos e não precisam de remédios, além das medicações para febre.

Edinilson & Isa disse...

Olá Doutor minha filha tem 9 meses e apresenta as pintinhas como erupções pelo corpo todo mas só apresentou febre no primeiro dia.
Obrigado pelas informações.

carina disse...

Boa noite, minha filha têm 4 meses e foi diagnosticada com exantema súbito, porém sua contagem de plaquetas está em 164 mil, tem alguma relação? Obrigada pela sua generosidade em postar informações, me sinto mais segura, depois de ler seus ensinamentos.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Carina!

Existem quadros virais em crianças que podem momentâneamente fazerem plaquetopenia (baixa taxa de plaquetas), que depois de alguns dias se normaliza.
Continue com acompanhamento com seu pediatra que ele irá esclarecer melhor para você.
Se for realizado exame de controle, após a recuperação da criança do quadro viral, provavelmente a taxa de plaquetas terão normalizado.
Se não tiver normalizado seu pediatra tem condições de investigar e te orientar.
Um abraço.

GIOVANNA ROCHA 10 ANOS disse...

OLA,DOUTOR MEU NOME É GIOVANNA E ESTÁ APARECENDO UMAS MANCHAS EM MIN E COSSA MUITO EU TENHO 10 ANOS E NUNCA TIVE ROSEOLA OU RUBEOLA OU SARAMPO NEM CATAPORA QUANTOS DIAS VC ACHA QUE VAI DURAR

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia giovana

Para saber prazo de duração de doença teríamos que saber que patologia tu tens, e sem olhar as lesões fica impossível de dizer, pois, cada doença tem sua duração.
O conselho é procurar teu pediatra para ele avaliar.
Um abraço.

veronica disse...

ola DR paulo minha filha tem 6 meses e na quinta feira começou com febre alta ficou com febre ate domingo e na segunda apareceu essas manchas mas tem tambem no rosto isso e normal. obrigada veronica

bianca disse...

oi sou a keila...meu bb tem 6 meses e ta com roseola fico 4 dias com febre alta,eu naõ sabia dessa doença,levei ao medico por causa da febre ele disse ser infecçãõ dois dia depois eu levei um susto enorme surgiu manchas por td o corpo menos pernas e braço levei em dois medicos e foi ai que eu soube o q era...fiquei com um medo e vim pesquisar...agora me sinto mais aliviada obrigado doutor por tirar minhas duvidas...

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Verônica.

Se o diagnóstico da patologia da tua criança foi Roséola infantil, essas "manchas" são normais e desaparecem em 2 a 3 dias. Converse com seu pediatra.
Um abraço.

Giane - SCS/SP disse...

Dr. Parabéns pelos seus esclarecimentos! Acabei de chegar do hospital e foi diagnosticado exantema súbito devido as manchas no corpinho da minha filha (1 ano e meio). Mas a minha dúvida é que a febre dela começou na quarta-feira e fomos à pediatra, que receitou CECLOR devido à garganta irritada e com pus. Isso explicou, até aquele momento, o porquê da febre tão alta. Porém, agora que sabemos que é exantema súbito, estou em dúvida: será que devo manter o antibiótico ou levá-la na pediatra novamenta? A médica do hospital disse que a garganta da minha filha está vermelha e que é bom eu continuar ministrando o ceclor. Será doutor? Estou insegura, afinal, considero não ser ideal tantos medicamentos... O que sugere? Obrigada!

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Giane!

Infelizmente não posso opinar sobre medicação sem examinar o paciente, portanto, te dizer se continua ou não com o antibiótico é uma decisão de quem prescreveu a medicação.
O que posso te dizer é que a Roséola infantil é de origem VIRAL e não necessita de uso de antibióticos.
Mas como falei, a decisão de suspender a medicação é de seu médico pediatra.
Um abraço.

Mayra disse...

Boa noite Dr.,meu filho de 6 meses teve hoje diagnostico confirmado de roséola pela 2 vez,na 1 vez ele teve febre alta(39.9) durante 16 hrs, depois de 5 dias as manchas surgiram, a peditra prescreveu corticoíde(Predsin) e pasta dágua e no dia seguinte ele estava ótimo, mas hj 1 mes depois ele teve febre(38.5) por 3 dias, e 1 dia depois as manchas surgiram da cabeça aos pés.Gostaria de saber se esta doença pode ser recorrente, já q o sr. mencionou esta hipótese ser rara, além tbm dele ter apresetnado as manchas na face e nos MMII nas 2 vezes.Desde já muito grata.Fique com Deus e novamente obrigada.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Mayra.

A característica básica da Roséola infantil é o CONTRASTE entre a febre alta e a criança ativa (brincando) nos intervalos da febre, com surgimento do exantema (manchas) que começam a aparecer quando a febre vai baixando ou logo em seguida que a febre melhora, não após longo tempo depois (dias).
Existem outras doenças virais que causam exantema (manchas) no corpo como eritema infeccioso, rubéola, sarampo, etc , que fazem parte do diagnóstico diferencial. Geralmente não há recorrência da Roséola em tão curto espaço de tempo como mencionaste, pois, a criança para melhorar da doença cria anti-corpos e eles a protegem de nova infecção.
De longe sem examinar a criança não posso fazer diagnóstico para ti.
Deves perguntar ao médico que examina a criança sobre tuas dúvidas.
Um abraço.

kathia disse...

olá doutor Paulo minha filha esta com roseóla demora muito para sumir ela esta cheia de manchinhas por todo corpo

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Kathia.

O exantema da Roséola desaparece em 2 a 3 dias e não necessita de medicação.
Um abraço.

Fernanda disse...

Olá Doutor, minha filha apresentou os sintomas referidos, porém o médico da unidade de saúde achou que fosse infecção na garganta e prescreveu um antibiótico, após comecaram as manchas no corpo e ele trocou por outro antibiótico e associou um antialérgico. Em momento algum ele levantou a possibilidade de ser Roséola Infantil. Porém as machas apareceram no corpinho, mas muito concentradas na face, será que pode ser eritema infeccioso? Minha filha tem 10 meses.

Muito Obrigado!

Fernanda

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Fernanda!

Infelizmente não posso fazer diagnósticos a distancia sem examinar o paciente, além de perigoso é anti-ético.
A única coisa que posso lhe dizer, até porque está na literatura médica, que amigdalite bacteriana (infecção de garganta) em crianças de 10 meses é muito raro. Alguns autores dizem até mesmo que não existe. Ela é mais comum em crianças acima de 1 ano e meio a 2 anos.
Terás que esclarecer tuas dúvidas com pediatra na tua região que possa examinar sua filha.
Um abraço

Pris disse...

Oi Doutor bom Dia,

Meu filho esta com essa doença e ele tem que tomar 4 vacinas hoje entre elas a de meningite, hepatite B , Anti-polio e uma de Pneumonia gostaria de saber se ele pode toma-las normalmente. Muito Obrigada Priscilla.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Pris!

Se a criança está sem febre, não há contra-indicação de realização de vacinas em crianças pós roséola infantil.
Um abraço.

Juliana disse...

Olá Dr.Paulo,
Meu filho de 7 meses apresentou os mesmos seintomas descritos pelo Sr. Porém as manchinhas iniciaram na cabeça e espalharam pela face e em seguida no pescoço e tronco, isso pode ocorrer em diagnósticos de roséola?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Juliana.

A característica principal da Roséola é a febre persistente de um a três dias, sem abatimento da criança nos intervalos da febre e posteriormente o aparecimento do exantema (manchas) principalmente em tronco, podendo também aparecer na face e membros, porém, com menos intensidade.
Existem outras doenças exantemáticas que podem surgir nma criança de 7 meses, sem examinar a criança fica difícil de dizer para ti com a certeza que queres.
Mas respondendo especificamente a tua pergunta, as manchas podem sim ter a distribuição descrita.
Um abraço.

Profª Edna disse...

Bom Dia Doutor Paulo
Minha filha tem 2 anos e meio, fez exames de urina e foi constatado uma infecção de urina altissíma, a pediatra passou Wintomylon por dez dias ela tomou quatro dias e a dor ao urina r e a febre voltaram então levei ela hoje ao hospital a pediatra receitu outro antibiótico Ceclor por dez dias, mas a febre não quer ceder mesmo tomando Tylenol criança o que deve fazer elva-la ao hospital de novo ou isso é normal obrigada desde já Edna

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde professora Edna!

Primeiramente gostaria de dizer que sou admirador da sua profissão.
Deves me desculpar mas, como uma pessoa instruída, sabes que o médico é regido pelo código de ética médica. E nesse caso não posso dar consultas pela internet SEM examinar o paciente.
Dar pequenos conselhos pela internet sobre temas que não ponham em risco a criança tudo bem, porém, febre é uma situação que o médico deve analisar pessoalmente o paciente.
Meu conselho é procurar atendimento com o pediatra da criança para receber orientações.
Desculpa e um abraço.

Valdelísia disse...

Boa Tarde Dr. Paulo, minha filha tem 8 anos e teve a roséola. Tem algo relacionado a imunidade? Porque ela tem uma estatura boa, porém está sempre abaixo do peso, ela pesa 21,500 kg. Isso pode influenciar na infecção que adquiriu? E outra coisa, como pode adquirir esta roséola? grata Valdelísia e-mail val_lins@ig.com.br

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Valdelisa!

A Roséola infantil é uma doença VIRAL, e, a transmissão ocorre entre as pessoas através da tosse,espirros, mãos contaminadas, etc.
É obvio que a imunidade tem influência na aquisição da doença. Porém, mesmo crianças sadias podem adquirir a doença.
Um abraço.

Juciara disse...

Olá Doutor .
Minha filha de 2 anos apresentou febre alta por 3 dias , notei uma falta de apetite e imaginei que poderia ser a garganta , agora apareceram manchas vermelhas , mais elas aparecem e 20 minutos depois somem , e a pele fica normal novamente ...
Pode ser Roséola ???

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Juciara!

Como já coloquei no Blog, devido ao código de ética médica, não posso fazer diagnóstico pela internet sem examinar o paciente.
Estás pedindo para confirmar um diagnóstico de um paciente que não vi.
Desculpa, mas terás que procurar seu pediatra para examinar pessoalmente a criança, e, conformar tuas suspeitas.
A ajuda que posso te dar é a descrição da doença já descrita no post. Agora, confirmar diagnóstico não posso.
Um abraço.

Receitas Testadas da Ju disse...

Obrigada , mais ja marcada a pediatra dela , com certeza procurar diagnosticos on-line seria de mta irresponsabilidade rsrs...è que vi o blog e acabei perguntado ...obrigada Doutor

sirlei disse...

ola doutor! minha filha tem 1 ano e 8 meses teve febre por 4 dias. o pediatra q a consultou diagnoticou q era infecçao no ouvido pois ela ja teve esse problema outras vezes'. passou um antibiotico. Porem hoje no quarto dia voltei a outo medico passou a febre e apareceram manchas na pele ela esta muito irritada coça muito os olhos e estao um pouco inchados e fica com a mao na cabeça e diz q dói a medica disse q é exantema subito. esta sem febre agora. gostaria de saber se é normal que queira ficar só deitada e esta dormindo bastante. isso é do quadro da doença? UMA ESPECIE DE ESTAFA. a medica nao me passou essa informaçao. mas disse q em 2 a 3 dias ela estará bem. aguardo resposta. Grata SIRLEI.

sirlei disse...

ola doutor! postei recentemente um recado mas ainda esqueci de dizer q minha filha estava 4 dias sem fazer coco e sente dor na barriga hoje fez. mas ainda tem dor e esta soltando muito gases. tbm faz parte do quadro do exantema súbito. essa doença pelo q li é raro dar mais de uma vez na mesma criança. outra pergunta. como é uma doença contagiosa, tenho um outro filho de 13 anos ele pode pegar e em quanto tempo pode aparecer. mais uma vez obrigda . SIRLEI

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Sirlei!

Como colocado no Blog a Roséola infantil é uma doença benigna, com febre persistente que dura cerca de 2 a 3 dias, e posterior aparecimento de exantema (manchas), e que NÃO traz abatimento expressivo na criança, fora do período febril.
Também como colocado no Blog a Roséola é uma doença contagiosa que manifesta-se principalmente em crianças abaixo de 2 anos, sendo raro fora desta faixa etária. Portanto, seu outro filho muito dificilmente irá manifestar sintomas.
Um abraço.

Kézia Cassimiro disse...

Doutor, minha filha tem 3 anos e recentemente teve roseula,as manchas sumiram fazem 3 dias e está bem disposta,a pergunta, ela pode ir a piscina?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Kezia Cassimiro!

Se a criança está assintomática, pode tomar banho de piscina.
Um abraço.

literatura infantil disse...

DOUTOE MEU FILHO ESTA CM ESSE SITOMA DE ROSÉOLA,E APARECEU MANHCHAS COMO O SENHOR SITOU ELE PODE SAIR PARA ARUA E TOMAR BANHO FRIO.BIAZINHNA-AL@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

Oi Dr paulo minha filha teve febre alta na sexta teve tosse febre alta e muito cátaro foi medicada na emergência c catarro nos 2 polmos tomou amoxil,mucolitic e nebulização c pulmicort.A pediatra me informou q no domingo ja teria passado a febre e de fato passou mas na terça as 0h ja quarta a febre voltou muito alta e ñ sumia só baixava de 39,02p37,08 e só abaixava p 3h depois do alivium e banho.Voltando a emergência foi feito exame de urina e de sangue hemograma completo,a pediatra me informou q ~tinha nada na urina e q o pulmão dela ja tava limpo porem tava com anemia, ouvido e garganta infamado e o antibiótico ñ combateu e passou outro mas forte clavulin e berotece e atrovent p respiração melhorar só q hoje apareceu as mancha vermelha no corpo todo e o meu beber de 11 meses ja teve exantema subito em agosto.estou muito assustada pois a pediatra do meu bebe esta de ferias e ñ consigo falar c a mesma e só tenho ido em emergência sempre c pediatra diferente e minha bebe ainda tosse e esta cansada só ñ tem mas febre esta c as fezes muito escura por favor me diz o q fazer volto p emergência ou espero ja q ñ tem mas febre? grata katia email:kcri13@hotmail.com

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Literatura infantil...!

A roséola infantil é uma doença benigna que normalmente não causa complicações, e, quando aparecem as manchas significa que a doença acabou.
O que vai determinar se acriança pode ou não tomar banho de piscina é saber se de fato as manchas foram causadas pela Roséola, e, o abatimento da criança. Se for de fato roséola e ela estiver bem, não vejo motivo para não tomar. Agora se não for Roséola infantil não posso dizer.
O melhor é procurar orientações do seu pediatra para que ele possa ver o estado geral da criança e confirme o diagnóstico.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Aventura e vida, Katita!

Não existe a possibilidade de fazer diagnóstico pela internet sem examinar a criança.
Infelizmente terás que procurar atendimento médico presencial.
Um abraço.

Anônimo disse...

Boa Noite Dr. minha filha de 5 anos foi diagnosticada com escarlatina, estou fazendo o tratamento desde o dia 26/12 com velamos 500,minha duvida é: quando cessa o risco de contagiar outras crianças, e depois do tratamento como posso ter certeza que a bactéria foi totalmente exterminada do organismo dela?

Agradeço desde já.
Att. Dara

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Dara!

A escarlatina é uma doença infecciosa aguda, causada por uma bactéria chamada estreptococo beta hemolítico do grupo A.
A criança ou adulto que iniciarem o tratamento adequado com o antibiótico, e, estiverem 24h sem sintomas (febre,prostração, etc) já NÃO são mais contagiosos e podem frequentar a escola ou o trabalho.
Embora o diagnóstico de escarlatina seja feito com base na observação clínica (associação de febre, inflamação da garganta e erupção puntiforme de cor vermelho vivo e de distribuição típica), pode ser confirmado através da pesquisa do estreptococo num esfregaço colhido por swab (cotonete próprio para uso laboratorial)da garganta (coleta-se a secreção (exsudado) da garganta na região chamada
nasofaríngea).
A confirmação da doença também pode ser feita após a cura através de exames de sangue (testes sorológicos).
Maiores informações procure seu pediatra.
Espero ter ajudado
Um abraço.

Anônimo disse...

Obrigado pelos esclarecimentos Dr.
Como realizei vários exames dela em 02/12/11 e na época nada constou no hemograma e nos exames de fezes, urina,e outros; seria possível verificar a cura total somente pela urina, ou por swab ?

Att. Dara

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Dara!

Como coloquei no post, existem exames sorológicos que podem fazer diagnósticos de escarlatina além do swab de nasofaringe. Demais informações, o melhor é procurar seu pediatra.
Um abraço.

ELIS disse...

ola doutor meu filho de dois anos e seis meses esta com extema no começo eu pensei que fose sarampo me assustei muito levei-o em uma consulta de emergencia por causa da febre e das manchas no dia 02/01/2012 o medico mau examinou e disse que poderia ter sido algo que ele comeu e passou um remedio antialergico hoje dia 04/01/2012 levei-o de novo e outro medico o examinou corretamente e disse me que se tratava de exantema mas doutor por que não se pede nesse caso nem exame de sangue por se tratar de um virus somente um exame clinico? graças a Deus agora sim vou poder tratar do meu filho já sabendo o que ele tem quero saber se eu posso contrair o virus dele e os demais de casa tambem? as manchas do corpo de graças a Deus não coçam aguardo resposta krica_gata@hotmail.com
grata pelo espaço

Anônimo disse...

Boa noite Dr. Muito obrigada, o senhor foi muito claro ao postar o quadro sobre roséola,eu estava com muitas duvidas e o sr. esclareceu todas!Minha filha tem 1 ano e 1 mês e esta com Roséola.Att. Josiane

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Elis!

A grande maioria das doenças exantemáticas, o diagnóstico é feito através do exame clinico sem a necessidade de exames complementares. Infelizmente, existem colegas que não sabem fazer diagnóstico corretamente de doenças exantemáticas (no plural mesmo pois existe mais de uma),e, isso as vezes atrasa o diagnóstico, como aconteceu com seu filho.
O importante é que a maioria das doenças exantemáticas são auto-limitadas e não deixam sequelas.
Toda doença viral ou bacteriana é contagiosa, portanto, pode sim a família ser portadora do vírus que a criança teve. Mas desenvolver a doença depende da imunidade de cada um.
Um abraço.

valdeisy disse...

Doutor, meu filho teve roséola e não foi diagnosticado pelo pediatra dele ele fez tudo o que na sua linguagem chamou de inexperiencia..mas o senhor me esclareceu muita coisa restando apenas uma dúvida..Quanto tempo devo afastar meu filho (se é que devo) para não passar para outras crianças?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Valdeiys!

O período febril da Roséola é o período de maior contagio. Portanto, assim que as manchas desaparecerem a criança já pode entrar em contato com as outras crianças.
Um abraço.

Ivani disse...

Doutor meu filho tem 8 meses e teve tres dias de febre e esta no segundo dia das manchinhas vermelhas quero saber se tem algum remedio para dar e quantos dias essas manchas ficam. levei ele au medico e o medico me passou um anti alergico polaradex me ajude.

nia disse...

meu filho tem 8 mesese ficou tres dias de febre e esta no segundo dia das manchinhas vermelhas quero saber quantos dias fica essas manchinhas. levei ele ao medico e ele passou um anti alergico polaradex estou confusa me ajude.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Ivani!

Por motivos de sobrecarga profissional, estou respondendo teu post 4 dias após tu teres enviado.
Se as manchas que referistes forem da Roséola infantil, elas desaparecerem após 3 a 4 dias depois do aparecimento (ou seja, já devem ter diminuído drasticamente ou até mesmo desaparecido) e NÃO necessitam de tratamento algum.
Agora, se a causa das manchas forem de outra origem, terás que procurar o pediatra da criança para orientações.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Nia!

Como colocado no blog, se as manchas forem da Roséola infantil, elas desaparecem naturalmente após 3 a 4 dias depois do aparecimento, e, NÃO necessitam de tratamento.
Dúvidas maiores procure seu pediatra.
Um abraço.

Anônimo disse...

Doutor, meu filho de quatro anos e meio vem apresentando manchas vermelhas inicialmente no rosto e que estão se espalhando pelo corpo, não tem febre coceira, apenas as manchas, estive na emergência e passaram Desalex visto que não tinha qualquer sintoma paralelo. Devo investigar um pouco mais ou posso tratar como um processo alérgico?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá anônimo!

Não existe a possibilidade se fazer diagnóstico sem examinar o paciente.
Portanto, dizer que as manchas são de um processo alérgico ou não, e, que devas ou não manter o tratamento proposto por um outro pediatra não é possível e nem permitido pelo Conselho Federal de Medicina.
Terás que confiar no tratamento proposto pelo colega, ou procurar outro profissional pediátrico, em uma consulta PRESENCIAL, para que ele possa ver as lesões e te dar uma segunda opinião.
Um abraço

Darli disse...

Dr. Paulo,
Meu filho de 17 meses teve um inicio de resfriado na terca feira, na quarta parou a coriza e na quinta apresentou febre. Levei ele ao pediatra e ao examinar ele constatou q estaria com infeccao no ouvido ereceitou amoxicilina. Mesmo com o inicio do tratamento, ele teve febre durante 3 dias, sendo q fiquei medicando com aliviun e dando banhos para conte la.
Depois q passou a febre surgiram erupcoes na pele, primeiramente eu confundi com brotoejas, pois esta muito calor. Porem agora piorou bastante, e ate seu labio inchou.
No inicio, mesmo com febre ele brincava e comia bem, depois comecou a ficar mais indisposto, perdeu omapetite e esta irritado.
O pediatra dele mandou passar fenergan. Fiz o q ele mandou, mas agora ao ler este artigo me chamou a atencao. Sera q pode ter sido isso e ele tomou antibiotico desnecessariamente?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Darli!

Esta tua pergunta não pode ser respondida pela internet, infelizmente. Sem examinar o paciente o médico é proibido de emitir opinião. Terás que questionar o pediatra da criança.
Desculpa e um abraço.

gislaine disse...

nossa achei maravilhosa seus comentarios é rara termos bons medicos por aqui meu filho está com roseola e só ogora depois dos tre dias de febre alta no dia seguinte quando nja não havia febre apareceram as manchas levei ao pediatra na segunda e elame disse que era alergia de o medicAMENTO QUE ELA ME RECEITOU MAS NÃO VI MELHORAS voltei novamente e outra pediatra me disse que é roseola fiquei assustada mas lendo sua postagem pude ficar aliviada ela me receitou ante alergico só para disse diminuir a cosseira mas ele esta bem

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Gislaine!

Que bom que gostastes do blog, ele é feito com carinho.
Obrigado pelo elogios, e, fico feliz que seu filho está bem.
Um abraço.

Unknown disse...

Meu filho com 17 anos pegou essa doença.Ninguem descobria,fui a clinica ele fez todos os exames e nada que justificasse essa febre tão alta derrepente. Até que liguei p mo pediatra dele que diante de tudo diagnosticou,"Exantema súbito"pq deu nessa idade ??Essa é a minha dúvida.Enfim resolvi escrever pq pode dar tambem sem ser aos recem nascidos.Obrigada!Dr Paulo.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Unknown!

Todos os artigos científicos que conheço descrevem a Roséola infantil uma doença que predomina em crianças abaixo de três anos e maiores que seis meses de idade.
Existem outras doenças exantemáticas (que deixam manchas no corpo) que são mais comuns na idade do teu filho.
Porém, a medicina não é uma ciência exata, e, se o diagnóstico estiver correto, o importante é que uma doença que muito raramente complica e NÃO deixa sequelas.
Um abraço.

nise disse...

doutor minha filha teve febre de 39 40,teve feridas o corpo todo com muita coseiras ,o dr entrou com antibiotico e a febre em 3 dias não abaixou ai ele deu antibiotico injetavel.o dr poderia me diser ok pode ser?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Nise

Infelizmente o Conselho Federal de Medicina não permite o médico fazer diagnósticos pela internet sem examinar o paciente.
Terás que perguntar para o médico que examinou a criança qual é o diagnóstico feito por ele para justificar a medicação prescrita.

JOSIANE disse...

OLÁ D.MEU FILHO COM 6 MESES TEVE ROSEOLA INFANTIL COM FEBRE DE 39 HOJE ELE ESTA COM 2 ANOS E 3 MESES ESSA SEMANA ELE TEVE CONTATO COM UMA CRIANÇA QUE AINDA ÉSTAVA COM AS MANCHINHAS DA ROSEOLA E NO MESMO DIA MEU FILHO APRESENTOU FEBRE MAIS BAIXA E FOI SÓ UM DIA E 2 DIAS DEPOIS DA FEBRE APARECEU AS MANCHINHAS ACREDITO QUE SEJA ROSÉOLA, MAS ACONTECE COM FEBRE BAIXA E 2 VEZES NA MESMA CRIANÇA

Paulo Fontella Filho disse...

Olá josiane!

Como já colocado no artigo, uma segunda infecção pela Roséola Infantil é muito raro.
Existem outras doenças virais que geram febre e exantema no corpo (manchinhas).
Pela internet, sem examinar a criança, não é possível afirmar qual patologia foi.
Um abraço.

Raiane Marques disse...

Olá doutor. Meu filho estar tomando um antibiotico chamado cefalexina.
Pois estar com infecção de urina.. E estava com febre muita alta 39/6..
Depois de 3 dias ele apareceu com manchas vermelhas pelo corpo como se fosse uma brotueja.. Oque será isso doutor ?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Raiane Marques!

Infelizmente Raiane, a única maneira de se fazer diagnósticos, é examinando o paciente. Não tem como dizer para ti que lesão o teu filho apresenta sem olhar.
Oriento a procurar o médico que prescreveu a medicação referida para ser examinado e diagnosticado o motivo das "manchas vermelhas" no corpo.
Um abraço.

Maria Efigênia disse...

olá doutor, meu nome é efigênia e tenho uma filha de 10 meses que está com os sintomas que me faz acreditar que ela está mesmo com roséola, porém ela está muito apática, desanimo total e só quer saber de dormir. gostaria de saber se isso é normal.

obrigada pela atenção!

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Efigênia!

Como colocado no artigo, uma das características da Roséola Infantil, apesar da febre alta e persistente, é que a criança muito raramente fica abatida.
Existem várias doenças que cursam com febre, exantema (manchas no corpo), não somente a Roséola Infantil.
Oriento a procurar o pediatra da criança para que seja examinada, e, que se faça um diagnóstico dos sintomas de sua bebe.
Pela internet não tem como se fazer diagnósticos.
Um abraço.

Chris disse...

Dr° os sintomas da Roséola pode ser confundidos com os do sarampo?
Tenha uma bebÊ de 8 meses com sintomas da Roséola, mas algumas pessoas insistem em dizer que é sarampo,não conseguiram coletar sangue dela para fazer os exames.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Chris!

A grande diferença entre a Roséola e o Sarampo é que o exantema (manchas no corpo) na roséola, acontece após o período febril, enquanto no Sarampo o exantema aparece durante todo o período febril.
Geralmente a roséola NÃO apresenta toxemia (abatimento), ao contrario do Sarampo que geralmente tem, entre outras diferenças.
Converse com seu pediatra.
Um abraço.

Anônimo disse...

Dr. Paulo foi diagnostico roséola em minha filha de 8 meses, jjporém a situação mais critica esta face isso e normal??? Além disso ela esta com dificuldade pra mamar e comer, parece que algo incomoda na garganta, quando ela pega o bico do peito pra mamar causa ânsia, isses sintomas podem ser as ínguas?

Paulo Fontella Filho disse...

olá Anônimo!

O exantema (manchas) da Roséola infantil se caracteriza por localizar-se mais concentradamente no tronco, pescoço e membros superiores, e, com MENOS intensidade, em face e membros inferiores.
Portanto, o exantema descrito por ti, como mais intenso em face não é o comum.
Existem outras doenças que causam exantema em crianças, inclusive concentradas em face como o eritema infeccioso, etc.
Infelizmente não posso fazer diagnósticos pela internet. Terás que questionar o pediatra da criança.
Um abraço.

Elaine disse...

Dr. Paulo obrigada pela resposta rápida, moro no Japão, e aqui há muitas diferenças culturais, portanto sempre procuro opiniões medicas na internet. Parabéns pelo seu blog estarei levando minha Alice hoje ao pediatra para ver o que há na garganta. Um grande abraço :)

Rayane Soyan disse...

Oi Doutor Boa noite, meu filho esta com essas manchas e tudo leva a ver que é roseola. So que ele não teve febre alta, foi mais baixa. Mesmo assim pode ser?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Rayane Soyan!

Uma das características clinicas da
Roséola Infantil é a febre alta e persistente, e após o período febril surge o exantema (manchas).
Existem outras doenças que causam exantema, o ideal é procurar o pediatra da criança para examina-la.
Um abraço.

Patrícia Guarilha disse...

Olá, doutor.
Meu filho foi diagnosticado com exantema súbito doze dias após ter iniciado quadro de febre alta, com disposição normal nos intervalos e quadro de faringite. A febre cedeu anteontem à noite, e hoje pela manhã notei as brotoejas que começaram no tronco e se espalharam pelas pernas, braços e pescoço, também no rosto. Ele tem 4 anos. O que me espanta é o tempo enorme de febre antes da brotação. Isso é possível, o senhor por acaso já ouviu falar de quadros similares?

Paulo Fontella Filho disse...

Oi Patricia!

Realmente nunca presenciei um quadro febril tão prolongado na Roséola Infantil. Geralmente o período febril é em torno 3 a 4 dias, podendo ser um pouco mais ou pouco menos.
O importante é que a criança já foi avaliada, por um profissional médico, e o diagnóstico foi feito.
Um abraço.

francisca fng disse...

doutor.meu filho tem 4 anos e teve febre por dois dias e dei remedio pra cortar a febre , ficou abatido somente no período febril. depois de 2 dias percebí as manchinhas avermelhadas nas cstas , pescoço e barriga . mas fiquei mais tranquila quando ví as perguntas e respostas sobre o assunto, pois bate com o que ta acontecendo.. só estranhei pois a idade dele é de 4 anos. é noconsiderado normal???

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Francisca!

A faixa etária mais comum da Roséola infantil é entre os 6 a 12 meses de vida. Mas não quer dizer que não possa aparecer em outras idades, apesar de raro.
Deves entender que existem outras doenças exantemáticas que são mais prevalentes na idade de seu filho.
Para isso, necessitaria de diagnóstico pediátrico.
Um abraço.

mariaselma disse...

doutor meu neto tem todos os sintomas mas ele tem 6 anos pode ser esta roséolea???
.

mariaselma disse...

ta ele começou com febre no sabado passado hoje ja é sesta e ele esta internado e os medicos não acham o que ele tem, ele semte dor no lado esquerdo abaixo da costela
oque pode ser?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Maria Selma!

Como já respondi em tópicos anteriores, a faixa etária mais comum da Roséola Infantil é entre 6 a 12 meses de vida. Portanto, seu neto está fora da faixa etária. Existem outras doenças exantemáticas (que deixam manchas no corpo) que é mais comum na idade dele.
Não é possível, e, nem permitido pelo conselho federal de medicina, se fazer diagnósticos pela internet sem examinar o paciente.
Deverás esclarecer as dúvidas da doença atual da criança com o pediatra que está atendendo ele.
Uma abraço.

dalva disse...

Boa noite Dr. Paulo, meu nome é Dalva, minha filha de 02 anos e 3 meses teve uma febre repentina quinta-feira,07/06/2012,por volta de 38ºC,no sabado a febre cedeu e notei em sua barriga uma pequena empolação,a qual no domingo dia 10/06 se extendeu por todo corpo até os pés e o rosto ficou com algumas manchas vermelhas, não coçou e não teve mais febre,hj 15/06 já desapareceu quase toda empolação, quero saber se ela pode vacinar amanhã contra a polio, por favor responda-me, pois não consegui consulta com o pediatra dela e nenhum outro. Obrigada e boa noite.Obs.:como a febre não cedia dei a ela antibiotico, cefalexina e dipirona, pode ser alergia aos medicamentos?

Anônimo disse...

Meu filho teve Roséola aos 6 meses.
Estava tudo normal, não notei febre, ele brincava com o irmão mais velho, comeu papa de frutas. Meu marido chegou em casa e eu fui pegá-lo para dar almoço e notei ele todo mole e com os lábios arroxeados. Mexi, sacudi de leve e chamei o nome dele e nada. Vi logo que algo estava errado.
Desci 3 lances de escada com ele não sei nem como. Entramos no carro e levamos ao pronto socorro. Lá passamos ele foi atendido e administrado Fenobarbital para estabilizar a convulsão febril. Foi o que a médica disse.
Ficou em observação até às 19:00, durante a internação apresentou uma febre de 38Cº. Foram feitos exames que mostravam que ele estava com algum tipo de virose (sem saber exatamente qual), mas fui para casa com a recomendação de dar remédio de febre, líquidos, repouso, etc.
No outro dia, notei as manchinhas avermelhadas no pescoço, costas...
Minha sorte foi que gosto muito de ler e minha amiga tinha me emprestado o Livro do Bebê, do Dr. Rinaldo Delamare e lá tentei achar algo parecido com o que aconteceu com meu filho.
E achei. Exatamente o exantema súbito.
A doença durou cerca de 3 dias e desapareceu como surgiu.
Acabei eu mesma "diagnosticando" meu filho, rsrsrsrs.

edilson silva disse...

boa noite doutor,meu filho esteve com febre alta entre 38,6 a 39,3 durante 3 dias seguido depois veio as manchas ,levei para 2 medicos e falaram que era apenas um resfriado,levei então para outro mêdico esse pediu um hemograma ao ver o mesmo disse que meu filho estava com dengue resumindo fiz 3 homograma no meu filho,o último hemograma a pedido do medico que disse que ele estava com dengue,levei então para o 4 mêdico então esse último medico que mostrei o último hemograma disse que meu filho não pegou dengue e sim roséola.fico pensando meu filho de 1ano e 7meses foi furado seu braço várias vezes devido a medicos incopetentes,pois de 4 medicos formados só um sabia da doença do meu filho.estou escrevendo isso pq vejo que o senhor Doutor paulo é um medico competente pois vejo em seu blogger parabêns grças a Deus meu filho esta bem agora,mas escrevi este comentário é para que as pessoas tome cuidado com muitos medicos pediatras inesperinte que temos no mundo todo,atençao peça uma avaliação seria para o seu filho que Deus abençoe a todos e a vc tbem doutor Paulo fontella,parabens pelo seu bom trabalho.

Unknown disse...

Olá, sempre falo que médico as vezes precisamos de sorte para encontrar um competente, e digo que tive a sorte pois meu filho apresentou estes sintomas febre acima de 38graus, por 4 dias ai vieram as manchinhas ontem quanto levei à sua pediatra, que assim que eu falei os sintomas ela ainda completou outro que ele teve e eu nem liguei ao caso, ela de imediato e com segurança diagnosticou como sendo o Exantema subito. Vi um comentário que foi postado e afirmo faça sempre o acompanhamento com um médico de confiança e não ser que seja muito grave leve a outro, ou outros que atendem em plantoes, digo isso pois meu filho com 1 ano e meio começou febre à 3 dias e fiz o controle da febre e aguardei o atendimento da médica de confiança, pois se eu tivesse desesperado e procurado qualquer um teria passado pelo que colega passou de ter sido diagnosticado errado.

eliane souza disse...

agradecida pelas informaçoes,pois neste momento minha neta que faz 03 meses amanhã; foi diagnosticada com esta virose e os sintomas conferem com os descritos .muito importante acessar esta página de dr.paulo

Lelo disse...

Me senti na obrigação de postar um parabéns pela iniciativa, dificilmente se vê médicos que realmente se preocupam em dispor de seu tempo particular para ajudar a população, ainda mais gratuitamente. Parabéns mais uma vez e sucesso!

Unknown disse...

Parabéns Doutor.
Minha filha está com Roséola e os médicos suspeitaram que poderia ser dengue, mas os exames não acusaram. Ela teve febre por 4 dias, não perdeu o apetite e as "pintinhas" apareceram depois da febre. Começou no rosto e no tórax, mas depois se espalhou por todo o corpo. Obrigada e mais uma vez parabéns pelo seu blog!

Anônimo disse...

Meu filho teve exantema súbito com cinco meses de vida e eu fiquei apavorada mas levei a um pediatra muito experiente que detectou o problema rapidamente. A evolução foi exatamente como relatado na postagem e o tratamento recomendado pelo pediatra foi antitérmico em caso de febre e graças a Deus tudo correu bem! Muito importante essa informação no blog pois tranquiliza muitos pais com seu bebês!