Meu filho não come. O que eu faço?

P: Meu Filho tem um ano de idade e não come? O que eu faço?
R: Fique tranqüila, esse fenômeno é comum nesta idade. A partir de um ano a criança diminui seu ritmo de crescimento, diminuindo também aquele apetite voraz dos primeiros meses de vida. Por outro lado, a criança começa a se interessar pelo ambiente que a cerca, desviando a atenção da alimentação. Além do que, a forma como é introduzida a alimentação sólida também pode exercer influência importante.

P: Como evitar que esse problema ocorra?
R: Quando a criança estiver recebendo almoço, janta e lanches, é importante preservar um intervalo entre as refeições de no mínimo duas horas, isto é, se a criança for receber almoço as 11:00hs, a última ingestão de qualquer alimento, inclusive suquinhos, deveria ter sido as 09:00hs.
Caso a criança não coma o suficiente no almoço ou na janta, não substitua estas refeições por leites, iogurtes, purês ou vitaminas. Tente alimenta-la mais tarde com os alimentos rejeitados anteriormente. Não insista.

P: Quando vou saber se a falta de apetite não está prejudicando o crescimento do meu filho?
R: Esta pergunta somente será respondida pelo pediatra do seu filho, que fará uma avaliação clinica e laboratorial para ver se a falta de apetite não está prejudicando o peso ou crescimento da criança. Se a criança estiver bem, sem apatia, crescendo adequadamente, a causa é comportamental, isto é, a relação alimentação/criança/família precisa ser revista e modificada. È importante à família ouvir um profissional antes de iniciar chantagens do tipo: se não comer..., disfarçar alimentos para enganar a criança, oferecer a alimentação em locais alternativos com na frente da TV, entre outros. Essas atitudes só agravam o problema.

Colaboração: Dr. Paulo Fontella Filho - Pediatra
Email: fontellafilho@hotmail.com

6 comentários:

susana disse...

Olá,
Obrigado por ter criado este blog! é muito útil às mamãs, que têm pouco dinheiro para recorrer à saúde privada! Com este blog fiquei esclarecida sobre muitas coisas que me preocupavam com o meu bebé, principalmente, o não comer e preferir brincar e fazer pouco de mim quando me zango com ele! E já agora: o meu filho não me leva a sério quando me zango se ele mexe em algo que não pode, eu vou dizendo não mil vezes, e ele ri-se e toca com as mãos, até eu lhe dar uma palmada na mão! Como fazer compreender a minha mensagem sem ter que lhe dar palmada (pois não quero que essa seja a base da minha autoridade) fazer um bebé de 18 meses compreender que não deve mexer nas plantas, na loiça, nas coisas da mamã, no papel higiénico, comando da tv, etc etc etc!!! Obrigado!!!

susana disse...

p.s - e que não se deixa cair a papinha no chão, e fazer porcarias com a colher , tipo catapulta da sopa para todas as paredes da cozinha!!!! tirar a comida do prato, e comer da mesa, em vez do prato!!!

Anônimo disse...

Eu tenho língua geográfica, e está causando desconforto sim, diferente do que foi escrito. Dói muito, encomoda muito, ruim até pra comer. Elas aparecem e somem, as vezes voltam mais fortes.
Como faço para tratá-las?
Obrigada.
Kris

Paulo Fontella Filho disse...

Kris.
Obrigado por acessar o blog.
Normalmente a língua geográfica é indolor. Se você tem sintomas dolorosos deve procurar um especialista para orientações e investigação.

Anônimo disse...

tenho lingua geografica e gostaria de saber e é contagiosa

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Anônimo.

A língua geográfica NÃO é contagiosa.
É apenas um tipo de língua.