Ainda na barriga da mamãe, desde a oitava semana de gestação, o feto começa a chupar o dedo. Logo ao nascer, percebemos que a sucção é uma reação instintiva. Mais cedo ou mais tarde, a maioria dos bebês leva o dedinho à boca, constantemente. Até que o hábito é – naturalmente – interrompido.
Um tempo para esperar
Até os dois anos, não se preocupe quando seu filho chupa o dedo. Já entre três e cinco, o ideal é observar se não há algum problema emocional envolvido: chegada de um irmãozinho, separação dos pais, etc. Ele pode estar sinalizando que precisa de você de uma forma especial, de mais atenção e muito carinho.Depois de cinco anos, se o hábito persistir, é preciso buscar ajuda profissional. Mas a criança deve participar e apoiar a idéia. Caso contrário, se sentirá castigada, o que não ajuda em nada o processo. Mais tarde, na fase de mudança dos dentes, o odontopediatra e o fonoaudiólogo precisam fazer uma avaliação.
Hora de visitar o dentista
Seu filho fez cinco anos e continua chupando os dedos? Nesta idade, há riscos de alterações nos maxilares e nos dentes. Quando está chupando o dedo, a criança faz um grande esforço com os dentes, a garganta, a língua, os músculos orofaciais e outras estruturas.
E se ela pressionar a raiz do dente – o que é bastante comum – e continuar chupando o dedinho por muito tempo, este hábito pode levar à má oclusão, inibição do crescimento ósseo do arco superior e má formação da arcada superior e do osso maxilar, deixando os dentinhos “para fora”.
Não arrisque, mamãe. Procure o dentista, pois pode ser que haja necessidade de se colocar um aparelho para corrigir e alinhar os dentes.
Amamente seu filho. Bebês que mamam no peito tendem a parar de chupar o dedo mais cedo.
Quando e por que acontece?
1. De modo geral, quando a criança está carente de atenção. É um sinal que ela precisa de um carinho, um beijo, um abraço apertado.
2. Seu filho está cansado, agitado, nervoso: o dedinho na boca funciona como um consolo.
3. A chegada de um irmãozinho pode fazer a família se esquecer do mais velho, que se sentirá frustrado.
4. Crianças muito sozinhas, sem um amiguinho para brincar, geralmente são deixadas em frente à televisão. Distraídas e entediadas, acabam criando o hábito de botar o dedo na boca.
O que pode ajudar
1. Convidar seu filho para participar de atividades divertidas, como cantar e dançar.
2. Determinar um horário para assistir televisão e, na medida do possível, fazer companhia a ele. 3. Levá-lo para passear e brincar ao ar-livre.
4. Ser amoroso e paciente, respondendo a todas as suas perguntas.
5. Não repreender, não ameaçar, não ridicularizar e não castigar quando o vir com o dedo na boca.
6. Não enfaixar ou colocar esparadrapo no dedo. Não funciona.
Atenção!
A criança muito sensível ou tímida, que parou de chupar o dedo, pode voltar ao hábito em situações estressantes, como entrar para uma nova escola, mudar de casa ou depois do nascimento de um irmão. Normalmente, não passa de uma fase e desaparece com o tempo.
34 comentários:
Adorei as dicas, meu filho tem cinco anos e está passando por uma fase em que tem colocado o dedo na boca, na escola. Inclusive, encaminhei as dicas para a professora dele, que por sinal foi quem sinalizou pra mim o problema.
Obrigada pela contribuição!
Boa tarde Dr Paulo! Meu filho tem 3aninhos e tem mas ou menos uns 30dias tirei o bico dele. Tirei por pressão da dentista , da escola e de alguns familiares, mesmo achando que não era a hora,que ele não estava preparado...Agora ele começou a chupar o dedo e `virou neném de novo`.Fica engatinhando pela casa ,pedindo colo e fazendo manha.Estou preocupada, não sei o que fazer.Jà pensei até em dar o bico a ele novamente.
Olá, DR. Paulo! Me ajuda por favor..rsrs
Minha filha tem 2 anos e 7 meses e desde os 10 meses + ou - ela deixou a chupeta pelo dedo, já fiz de tudo q o Senhor possa imaginar´p ver se ela deixa e nada, e o pior q ela já está dentuça e na parte inferior o dentinho do meio está ficando p dentro,me dê uma solução por favor...Aguardo atenciosa.
Olá, DR. Paulo! Me ajuda por favor..rsrs
Minha filha tem 2 anos e 7 meses e desde os 10 meses + ou - ela deixou a chupeta pelo dedo, já fiz de tudo q o Senhor possa imaginar´p ver se ela deixa e nada, e o pior q ela já está dentuça e na parte inferior o dentinho do meio está ficando p dentro,me dê uma solução por favor...Aguardo atenciosa.
LEINA CRISTINA
Não concordo com termos usados como ansiedade, carência, falta de afeto o que ocorre com minha minha filha é exatamente ao contrário excesso principalmente de afeto, gostaria de um retorno menos psicológico e sim mais objetivo. Minha filha tem 04 anos e busco uma solução para sanar este péssimo hábito de chupar dedo. Obrigado!
Desculpe, Doutor... mas eu também discordo do senhor. Não creio que este hábito esteja ligado à carência... Nenhuma criança começa a chupar o dedo porque fica vendo televisão sozinha. Este hábito vem do útero. Meu filho chupava o dedo dentro da barriga. Na maternidade chupava o dedo quando conseguia.Com 2 meses aprendeu a colocar o dedo na boca sozinho e eu não consegui mais tirar. Quanto a enfaixar, se a mãe souber convencer o filho do motivo pelo qual está enfaixado, funciona sim.
olá DR Paulo o meu filho tem 3 anos e em vez de dedo ele chupa a propria língua a noite inteira gostaria muito que o senhor comentasse sobre o assunto se possivél é claro.Obrigado.
Dr. Paulo minha filha tem 1ano e 5 meses e nunca mamou chupeta e agora de uns dez dias pra ca esta chupando o dedinho me ajude nao sei o que fazer, e uma criança muito inteligente e recebe muita atençao. Aguardo atenciosamente...
Ola Dr.
Meu filho parou de chupar bico tem um ano, agora ele começou a chupar o dedo. Não tem irmão mais novo e la em casa tem toda atenção. Quando a gente vai falar com ele, ele fala assim: Ah mamãe e muito gostozo. O que eu posso fazer?
Fabrícia
Olá Dr. Paulo, meu filhinho tem um ano e chupa o dedo para dormir ou quando está com sono. O problema é que ele tem dente e já fez um corte no dedo que não sara pq toda hora molha com saliva. O que eu faço?Estou com medo de infeccionar.
Bom Dia!
MInha filha chupa de do desde os 5 meses ,tem 2a e 4m.os dentes já estão começando a deformar.O q. fazer?
Bom dia Dr.
Meu filho tem 2 anos e 7 meses, largou o peito e começou a chupar o dedo, havia notado um calo no dedo e de uns dias pra ca notei uma bolha de pus no dedinho q ele sempre chupa. To preocupada, o que pode ser isso? agora ele chupa o dedo da outra mao. No primeiro dia sem chupar o dedo teve dificuldades ate pra dormir. O que faço? Se possivel me envie uma resposta pelo e-mail: carlllynha@gmail.com agradeço!
Boa tarde! Estou quase entrando em desespero minha filha tem 5 anos desde sempre chupa o dedo e está com um sério problema "MAU HÁLITO" não tem quem aguente,e agora que está de férias piorou é direto com o dedo na boca.Faço o que? passo o que? Naõ sei o que fazer.
Ola,
Meu filho tem 1 ano e 5 meses e chupa lingua desdo dos 8 e cada dia esta piorando, me preocupo com a dentição e os labios ficarem feios.
O que deve fazer com que ele pare.
Aguardo, obrigada.
Luciene
Bom dia Dr. Paulo!! Minha filha tres 3 anos, já chupava dedo na minha barriga. Já tentei várias coisas que me ensinaram e nada, evito ridicularizá-la perante à pessoas. mas tem momentos que fico nervosa, o polegar fede, lavo as mãos dela a todo instante.Já coloquei esparadrapo, fita adesiva,azeiva e nada. Meu marido coloca a culpa em mim. O que faço ?
Dr. o senhor falou sobre o hábito na infância,compreendido. E adultos que passaram a infância com este hábito e mesmo na fase adulta não o conseguem deixar?
Boa tarde Anônimo.
Um adulto que continua a chupar o dedo, tem que procurar um psicólogo para ser ajudado, pois, o adulto sabe o que é certo ou errado.
Se mantém um hábito infantil como chupar o dedo, e, não consegue largar, deve ter alguma barreira inconsciente que o mantém fazendo isso. Procure um psicólogo.
Um abraço.
Ola Dr Paulo adorei a dica pois tenho um bbe com 3 meses q começou a chupar o dedo meus pais diziam pra eu não deixar ela chupar o dedo mas o dr sabe como é essas mães de primeira viagem a sua dica me tranquilizou muito obrigado..
Boa Tarde,
Olha, tenho lido muito a respeito deste problema, pois estou desesperada, meu filho já tem sete anos e continua chupándo o dedo, em períodos como férias essa situação iora muito, sinto ele uma criança muito imatura e rebelde não sei mais o que posso fazer para ajuda-lo, já tentei uma fono mais não tive resultado, me ajude
Obrigada
Simone
Boa noite Simone.
Não existe uma única fórmula para tirar o hábito da criança de chupar o dedo. Cada criança tem que ser avaliada individualmente.
Oriento a procurar um psicólogo infantil, não para fazer análise da criança, mas te dar ferramentas para lidar com essa situação. Conhecendo a criança a psicóloga pode te dizer o que é melhor fazer se repreender, elogiar a criança, dar recompensa, etc.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Ola, bom dia. Meu filho tem nove dias de vida e desde que nasceu ele so fica chupando a linguinha e não abre a boca de jeito nenhum pra mamar, não sei mais o que fazer estou muito preocupada com meu anjinho, a glicose dele esta diminuindo e ele tambem esta emagrecendo por conta disso, por favor me ajude.
Obrigada!
Bom dia Anônimo.
Nos primeiros dias de vida a criança está aprendendo a mamar. A sucção do bebê é instintiva, porém, vários fatores influenciam em uma boa pega no seio materno como o tipo de mamilo, posição da criança, etc.
A orientação é procurar o pediatra do bebê ou procurar um banco de leite humano para receber orientações e técnicas adequadas para amamentação.
Um abraço.
Bom dia Dr. Paulo!
Meu filho tem 2 anos e chupa o dedo desde os dois meses, para dormir, quando estar com sono, nervoso, com vergonha, assistindo tv e quando está ancioso. Já tentei fazer com que ele deixasse e nada. Algumas vezes fiquei acordada conversando e pedindo para ele não pôr o dedinho na boca até 2 h da manhã e mesmo assim não consegui e agora com a chegada do irmãozinho hoje com 4 meses continua, nem aumentou nem diminuiu, agora mesmo por exemplo está assistindo tv e está direto com o dedo na boca e falo com ele educadamente, digo que o amo muito, peço abraço, ou seja estou sempre dando atenção e nada serve ele não esquece o dedo, sinceramente não sei mais o que fazer, por isso, gostaria de saber quando começa as alterações na arcada dentária? se é desde que chupa ou se é só quando começa a troca dos dentinhos? A pediatra dele fala que não há nada a fazer e que depois corrige com aparelho ortodôntico, mais isso não é resposta para as minhas perguntas e dúvidas, queria saber detalhes se possível.
Desde já agradeço, pelo espaço e atenção.
Fátima Morais.
Boa tarde Fátima!
O assunto em questão é muito complexo para ser colocado em um pequeno post.
Certamente não vou conseguir te tranquilizar totalmente. A situação envolve a mudança de hábitos tanto da criança como dos pais (principalmente a mãe).
Se o teu pediatra não está conseguindo preencher suas expectativas terás que procurar outro para te ajudar. É difícil tratar deste assunto em apenas uma consulta ou conversa.
Mas notei no teu post que sempre que estás diante do filho chupando o dedo você sempre da carinho para ele. A criança sempre busca isso da mãe. De repente ele pode estar, inconscientemente, interpretando teu carinho como uma recompensa.
Devemos sempre dar carinho e amor para criança, mas também devemos mostrar para ela quando estamos contrariados. O assunto é muito complexo como dá para ver. Não tenho como ajuda-la pela internet.
Terás que procurar ajuda de um profissional presencial, que possas conversar pessoalmente.
Quanto a deformidade da arcada dentária chupar o dedo é como chupar bico, na medida que os dentes crescem eles vão se acomodando para que o dedo possa ser chupado.
Espero ter ajudado.
Um abraço
Olá Dr., chupei dedo e agora minha filha de 5 meses também chupa, não tem nada de dedo que não saiba, exceto como fazer parar de chupá-lo. Só tenho certeza de três coisas, forçar a retirada não funciona com agressão, faz colocar novamente por desafio, segundo, é muito gostoso, dai ser muito dificil, é como uma forma de satisfação, um vício, terceiro, não foi feito comigo, que seria a conversa e a exposição do problema, acredito que teria evitado que eu chupasse o dedo até os 14 anos de idade, que parei em um belo dia quando decidi que nao chuparia mais, pois passei a noite toda chupando o dedo até ficar mucho, enjoei! A conversa, a atenção, amor, o sistema de compensação
chupo a minha proprio lingua como parar?
Bom dia Anônimo!
Não sei sua idade, mas provavelmente já tens idade suficiente para entender que chupar a língua é um hábito. Terás que te auto-policiar, e, quem sabe solicitar para pessoas de tua confiança te chamarem a atenção quando isso estiver acontecendo.
Se você chupa a língua em momentos de stress, pensar em procurar ajuda médica para fazer uma avaliação e saber se não é necessário um tratamento medicamentoso coadjuvante.
Um abraço.
Bom carencia deve ser é a unica explicação!! Tenho um primo de 5 anos que adotou um travisseiro sujo pra ficar abraçado e chupa o dedo na maioria das vezes em que esta com este travisseiro. Mas quando esta na minha casa e posa por 2 dias ele não poe o dedo na boca e nem lembra do travisseiro. E eu falo quando vc vai jogar o travisseiro fora.. e ele diz q nao consegue fazer isso... a mae dele nao o insentiva a largar o dedo pq tem medo que ele chore! Na minha casa eu brinco com eles de fada do dente... entao eles aki estao sempre cuidando do dentinho
Boa Noite,
Minha filha chupou chupeta até 1 ano e meio. Na semana que fez dois anos começou a chupar dedo. Estamos preocupados e com dúvidas sobre o que fazer. Voltar com a chupeta seria uma boa solução? Percebemos que quando ela está brincando ou na creche não chupa o dedo. Poderia nos dar uma orientação, por favor?!
Olá Clarice!
Não acho prudente voltar a usar a chupeta. Tu sabes que o uso da chupeta nesta idade acada DESALINHANDO toda a arcada dentária da criança.
O uso de chupeta ou de chupar o dedo é apenas um hábito, e hábitos as vezes são difíceis de tirar, mas não impossíveis.
Como bem descrevestes quando ela está focada em alguma coisa ela não chupa o dedo. E essa é a melhor alternativa para tirar esse hábito, ou seja, quando ela estiver chupando o dedo mude a atenção dela para alguma brincadeira.
Essa é uma situação cansativa mas que não tem outra solução.
Bom,eu chupava chupeta ate que tirarão ela forçadamente de mim de ai então comecei a chupar o dedo polegar,hoje tenho 16 anos ainda continuando chupando.uso um aparelho para tentar corrigir tanto minha fala como o habito de chupar o dedo mas nem sempre consigo me controlar e chupo,bom ja fizeram mil maneiras para mim para de chupar mas quero consiguir parar de chupar o dedo se o Dr poder me ajudar de alguma forma agradeço .
Olá Anônimo!
Chupar o dedo na tua idade é um hábito.
Hábitos são dificies de serem trocados ou eliminados, mas não impossíveis. Tu colocou no teu post:..." ja fizeram mil maneiras para mim para de chupar mas quero consiguir parar de chupar o dedo"....
Outros já fizeram por ti, e tu já fez por você mesmo?
Mudanças de hábitos necessitam de muita força de vontade. Se você não a tem, não tem jeito. Pense nisso...
Nesse pequeno espaço é o que posso fazer para te ajudar, instigar tua força de vontade interna para que possas parar de chupar o dedo. Fora isso, se não conseguires ter essa força interna, procure ajuda de um profissional psicologo que ele te ajuda.
Um abraço.
Oi Dr então eu tenho 16 anos e chupo o dedo polegar direito desde meus 8 anos de idade e fico um calo bem feio tipo um caroço de pele no dedo como faço para tira ?
Olá Anonimo!
Primeiro tenho que salientar que mudanças de hábito depende muito da força de vontade das pessoas.
Como tens 16 anos, largar o hábito de chupar o dedo depende muito de tua força de vontade, e,para isso tens que te policiar. Podes colocar uma bandagem para dormir se necessário. Durante o dia, depende somente de ti para não chupar o dedo. É só querer.
Se mesmo assim não conseguires, exitem medicamentos tópicos que podem ser colocados no dedo para que não chupes, ao até mesmo medicamentos contra ansiedade, mas que somente é prescrito por um médico, em seu consultório, e não pela internet.
Eu acho melhor que remédio, é tu saíres da tua zona de conforto, e enfrentares o problema de frente, ou seja, se policiar e não chupar o dedo.
Tu já tens idade para votar e mudar o Brasil para melhor (do jeito que está não dá). Então comesse por ti e mudes teus hábitos.
Um abraço e felicidades.
Postar um comentário