Acne Neonatal


Acne neonatal está presente em cerca de 30% dos recém nascidos. Ela aparece por volta da terceira a quarta semanas de vida da criança. As lesões podem persistirem por até seis meses.

Esse tipo de acne surge em bebês com predisposição genética, após a liberação dos hormônios maternos durante a gestação, amamentação e período pós-parto (a transferência de hormônios da mãe para o bebê é natural); eles costumam permanecer no organismo da criança por aproximadamente seis meses. Provocam o surgimento de espinhas e pequenos cravos, porém não é aconselhável espremê-los, já que não são graves nem deixam cicatrizes.

As lesões formadas se caracterizam por cravos pretos ou brancos, espinhas avermelhadas e, em casos menos comuns, espinhas com pus. Com raras exceções, os pais não devem se preocupar, já que as acnes costumam desaparecer espontâneamente. O uso de óleos e pomadas para bebês não é recomendado; não são eficientes e podem até agravar o caso.

A acne que surge após o período neonatal, ou seja, após os primeiros 30 dias de vida apresentam-se em maior quantidade e são mais persistentes que a acne neonatal. Elas aparecem geralmente após o terceiro mês de vida e recebem o nome de acne infantil. Também costumam desaparecer de modo gradativo em cerca de três anos. O surgimento dessa acne é similar ao dos jovens, já que ocorre devido ao entupimento do folículo (canal do pêlo) e conseqüente liberação do sebo produzido pelas glândulas sebáceas para a superfície da pele.

É importante fazer o diagnóstico correto da acne neonatal, já que existe outras doenças que fazem lesões semelhantes, e, algumas delas necessitam tratamento, como a herpes viral por exemplo.

Portanto se seu filho tiver acne neonatal não se preocupe. Na maioria dos casos não necessitam de tratamento. Caso a acne não desaparecer em seis meses, ou você quer fazer algum tipo de tratamento a recomendação é buscar um dermatologista. Medicamentos leves, com formulação própria para a pele da criança, podem resolver o problema.

8 comentários:

Anônimo disse...

Tenho um bebê de oito meses e no seu primeiro mês de vida, apresentou acne neonatal e que até hoje persiste. A acne apresenta inflamação (pus) e já o levei a uma dermatologista que receitou um gel contendo eritromicina, peróxido de benzoíla, alfa bisabolol e base gel. Passo nas lesões dia sim, dia não quando o bebê dorme, mas a acne não regride. Não sei se devo procurar a opinião de um outro médico ou se devo ter mais paciência...
De qualquer forma, agradeço pelas informações importantíssimas!
Franciane

Tihca disse...

Ola! Reparei que este post foi publicado ha alguns anos, mas conto com a sorte que o senhor possa responder. O meu filho completou um mes no dia 11, e por volta da 2 ou 3 semana de vida, apareceu umas manchas e umas espinhas. aparentimente é acne neonatal. porem, se o senhor puder passar no meu blog e ver uma foto dele, e dar sua opiniao, ficaria muito agradecida!

Rosângela disse...

meu bebe tem 4 meses a acne dele parece pequenos cravos posso passar algum rémedio ou pomada?

Liliane disse...

Minha filha (hj com 19 meses) teve acne, os médicos disseram que isso é "normal" e que não precisava passar nada, pois a pele ainda era muito novinha. Passamos alguns dias assim, com muito medo de ficar alguma marca, mas graças a Deus saiu tudo em umas 2 semanas. Sem passar nada.

manu disse...

tenho um bebe de 1 mes logo nas primeiras semanas de vida apareceram as acnes o que eu faço para elas acabarem?

Paulo Fontella Filho disse...

Oi Manu!

Como descrito no Blog, a acne neonatal tem a tendência de desaparecer sem necessidade de tratamento.
No entanto, se houver muitas podes procurar um dermatologista infantil que ele te ajuda.
Não posso prescrever medicações sem examinar o paciente, devido ao código de ética médica, até porque é perigoso.
Um abraço

Cinira e Jessica disse...

Meu bebe tem um mes e apresenta acne neonatal na sombrancelhas.Presciso saber se nao apresenta perigo para os olhos.Sera que devo procurar um pediatra?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Cinira e Jessica!

A acne neonatal geralmente é benigna e na maioria das vezes nem necessita tratamento. Não vai trazer perigo para os olhos.
Um abraço.