Dor Abdominal Recorrente em Crianças

A dor abdominal recorrente é caracterizada por três ou mais episódios de dor abdominal que ocorrem ao longo de um período de pelo menos 3 meses.

Mais de 10% de todas as crianças em idade escolar apresentam dor abdominal recorrente. Este distúrbio é mais comum entre os 8 e 10 anos, sendo raro em crianças com menos de 4 anos. A dor abdominal recorrente é ligeiramente mais freqüente entre as meninas que entre os meninos, sendo razoavelmente comum entre as meninas no início da adolescência.

Causas

Em apenas 5 a 10% das crianças com dor abdominal recorrente, a dor é causada por uma doença física. As doenças que podem causar a dor abdominal recorrente variam enormemente e incluem os distúrbios genitourinários, os distúrbios intestinais e doenças sistêmicas.

Algumas vezes, a dor abdominal recorrente é causada pelo funcionamento anormal de órgãos internos. Por exemplo, o intestino pode funcionar anormalmente quando a dieta da criança é inadequada, especialmente quando a criança não tolera determinados alimentos (p.ex., leite e produtos laticínios). Uma outra razão de funcionamento intestinal anormal é a constipação resultante da diminuição da atividade do cólon, algumas vezes como uma reação ao treinamento inadequado do uso do vaso sanitário. Nas adolescentes, a dor abdominal pode ser causada por câimbras musculares no útero durante um período menstrual doloroso (dismenorréia). Ocasionalmente, a liberação de um óvulo pelo ovário durante o ciclo menstrual é acompanhada de dor.

Em 80 a 90% dos casos, a dor abdominal recorrente tem uma causa psicológica e não uma causa física ou funcional. A dor de causa psicológica aparentemente é desencadeada ou piorada pela tensão, ansiedade ou depressão.

Sintomas

Os sintomas de dor abdominal recorrente variam de acordo com a causa. A dor causada por uma doença física geralmente não desaparece ou pode ocorrer em ciclos, sendo freqüentemente desencadeada por determinadas atividades ou por determinados alimentos. A dor tende a ocorrer em um local específico do abdômen, habitualmente não em torno do umbigo, e pode irradiar para as costas. Uma infecção do trato urinário pode causar dor abdominal ou pélvica e não nas costas, como ocorre nos adultos. Freqüentemente, a dor pode despertar a criança durante o sono.

Dependendo da causa física subjacente, a criança pode apresentar qualquer um dos seguintes sintomas: inapetência, perda de peso, febre recorrente ou persistente, icterícia, alterações do aspecto e da cor das evacuações, constipação ou diarréia, sangue nas fezes, vômito alimentar ou com sangue, distensão abdominal, dor ou edema articular. Os sintomas da dor abdominal recorrente causados pelo funcionamento anormal de algum órgão variam de acordo com a causa subjacente. Por exemplo, quando uma criança apresenta intolerância à lactose, a dor pode ocorrer em alguns minutos ou até duas horas após ela haver consumido leite ou um produto laticínio. Quando uma criança apresenta uma doença da vesícula biliar, a dor abdominal pode começar logo após ela consumir alimentos gordurosos.

A dor causada por fatores psicológicos pode ocorrer diariamente ou esporadicamente. Ocasionalmente, a criança não sente dor durante semanas ou meses. Geralmente, a dor não é aguda, ela é mais freqüentemente descrita de modo vago, mas, algumas vezes, como cólicas. Este tipo de dor raramente desperta a criança durante a noite, mas ela pode despertar mais cedo que o usual.

Mais freqüentemente, a dor abdominal de causa psicológica é sentida em torno do umbigo. Quanto mais distante do umbigo for a localização da dor, maior a probabilidade de sua causa ser física. Algumas vezes, a dor psicológica assemelha-se à causada por um distúrbio físico, mas ela geralmente não muda e nem piora. Uma alteração significativa na natureza da dor pode indicar que a criança também apresenta algum distúrbio físico.


Algumas Causas Físicas de Dor Abdominal Recorrente

Distúrbios Intestinais
• Hérnia hiatal
• Hepatite (inflamação do fígado)
• Colecistite (inflamação da vesícula biliar)
• Pancreatite (inflamação do pâncreas)
• Úlcera péptica
• Infestação por parasitas (p.ex., giardíase)
• Divertículo de Meckel
• Doença de Crohn
• Tuberculose do intestino
• Colite ulcerativa
• Apendicite crônica

Distúrbios genitourinários
• Defeitos congênitos
• Infecção do trato urinário
• Doença inflamatória pélvica (em meninas)
• Cisto ovariano (em meninas)
• Endometriose (em meninas)

Enfermidades gerais
• Intoxicação por chumbo
• Púrpura de Henoch-Schönlein
• Doença da célula falciforme
• Alergia alimentar
• Porfiria
• Anemia familiar do Mediterrâneo
• Angioedema hereditário
• Enxaqueca

Diagnóstico

Para determinar a causa da dor, o médico formula algumas questões à criança ou aos seus pais: Como é a dor? Quando ela se manifesta? Qual a sua localização? O que a desencadeia? O que a piora ou a melhora? Ele também investiga a ocorrência de outros sintomas como, por exemplo, náusea, vômito, febre ou erupção cutânea, que ocorrem concomitantemente com a dor.

Caracterizar uma dor de origem psicológica pode ser difícil. Primeiramente, o médico assegura-se que a dor não é causada por um distúrbio físico. A criança pode estar afetada pela tensão doméstica devido a uma doença recente na família, a problemas financeiros ou a uma separação ou a perda de uma pessoa amada. As crianças que se encontram sob tensão apresentam a mesma probabilidade de adoecer fisicamente que qualquer outra pessoa.

Prevenção e Tratamento

O tratamento da dor abdominal recorrente de causa física ou funcional depende do problema subjacente. Por exemplo, quando a dor é provocada pelo consumo de determinados alimentos, uma alteração da dieta pode ajudar. O uso de analgésicos (p.ex., ibuprofeno) pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais.

A dor abdominal recorrente de causa psicológica não é uma dor imaginária, é um tipo de dor causada por fatores como o estresse e a tensão. Os pais podem ajudar, reduzindo o estresse e a tensão o máximo possível, ajudando a criança a enfrentar o estresse inevitável e incentivando a criança a freqüentar a escola apesar da dor. Os professores podem ajudar solucionando os conflitos relacionados à escola.

Em geral, quando os pais deixam de tratar a criança como alguém diferente ou doente, a dor de causa psicológica piora no início, mas, a seguir, ela melhora. Geralmente, o médico avalia a criança com uma dor abdominal de causa psicológica em intervalos regulares (semanalmente, mensalmente ou a cada dois meses) de acordo com as necessidades da mesma. Após a resolução do problema, o médico pode desejar acompanhar a criança regularmente durante alguns meses. O tratamento nem sempre é eficaz. Algumas crianças apresentam vários outros sintomas físicos ou dificuldades emocionais. Quando, apesar de todos os esforços, a dor persistir, especialmente quando a criança torna-se deprimida ou quando existem problemas conjugais ou psicológicos em casa, pode ser necessário encaminhá-la a um profissional da área da saúde mental.

118 comentários:

Anônimo disse...

levei minha filha de 5 anos com dores abdominais,ela começou a sentir depois de ter andado de bicicleta o medico receitou dipirona.dr paulo eu li a suas dicas e adorei para mim foi muito util,obrigado.

Paulo Fontella Filho disse...

Obrigado pelos elogios. Um abraço.

Anônimo disse...

Olá!
Meu filho de 4 anos a mais ou menos 1 mês se queixa de dores abdominais e náuseas acompanhados de palidez todos os dias.Estou muito preocupada!
Por favor,me explique o que pode estar havendo.
Obrigada.

Unknown disse...

Dr. Paulo, amei esse blog. Gostaria que o senhor me ajudasse...minha sobrinha de 2 anos e 6 meses, vem queixando-se há aproximadamente 1 mês de dores nas costas...na parte inferior,laterais...todos os dias, por várias vezes ao dia. Hoje levei ela para uma consulta e a médica disse que poderia ser algo grave que encaminhasse para o ortopedista, mais só consegui marcar uma consulta para 03 dias...o que pode causar essas dores?

Anônimo disse...

Boa tarde,
Gostei muito do Blog,porém continuo com uma dúvida.A minha filha tem 04 anos e 11 meses, e ela tem reclamado de estouros na barriga(acredito que seja dor), e tem tido espinhas no rosto. Como eu iniciei o ciclo menstrual aos 10 anos,tenho receio que ela esteja preparando o corpo para menstruar.Isso seria sinal de menstruaçao?
Obrigada.

Unknown disse...

Bom dia, meu filho tem 3 anso e chora muito com dores abdmnais, já evei ao médico e eles falam que é gazes, não sei mais o que fazer pois agora ele reclma todos os dias. Você poderia mandar um telefone do seu consultorio. Por favor

Paulo Fontella Filho disse...

Alexandre.
Manda teu email pessoal para responder tua pergunta. Obrigado.

Anônimo disse...

Olá..meu nome é Andréa e tenho uma filha de 5 anos, estou preocupada pois o cabelo dela nunca havia caido, agora esta diariamente com queda, e tambem suas unhas estao quebrando não na ponta mas sim no meio.

Paulo Fontella Filho disse...

Andrea tudo bem?

É preponderante que consulte um pediatra ou dermatologista para avaliação do teu filho, os sintomas relatados podem ser sinais de doença.

Anônimo disse...

Minha filha de 4 anos sente dores estomacais, e quando eu massageio, ela libera gases e passa a não mais doer a barriga. Isso acontece com muita frequência. Oque devo fzer?

Cristian Silva disse...

Drº Bom dia!

O Sr atende pela Unimed?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Cristian!

Em meu consultório particular atendo somente Unimed e particular.
Um abraço.

catarnicampos disse...

Olá!bom dia Dr.Paulo!minha filha tem 7 anos e há uma semana vem reclamando de dores abdominais do lado esquerdo,um pouco acima da sintura,acompanhado de febrede 39 á 40 graus,só atarde e a noite,e ela nao aguanta nen que passe a mao.onde moro não tem muita assistência.me ajude!mande resposta pro meu email kattariniporto_campos@hotmail.com

clei dani . disse...

boa tarde Doutor .
gostaria de saber porque minha filha de 6 anos sente dor na cabeça na barriga...
obrigada

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Clei.
Desculpa, mas os dados clínicos fornecidos por ti são muito poucos. Para fazer diagnóstico deveremos sempre EXAMINAR o paciente.
As causas de dores de cabeça e dores abdominais são inúmeras, e, te dizer o que é, sem examinar a criança, é praticamente impossível. Recomendo procurar um pediatra para consulta ambulatorial e para esclarecer tuas dúvidas.

Talita Maira Marchezin disse...

Dr Paulo, minha filha de 4 anos a uma semana tem apresentado dores abdominais, mais frequentes á noite, nos últimos 3 dias ela quase não tem dormido, acorda em média 3 vezes durante a noite com dores e eu falo pra ela se sentar no vaso sanitário e ficar lá por um tempo. Depois de uns 40 minutos ela evacua,as fezes estão normais, nem muito duras, nem muito moles. A levei ao pediatra que solicitou um ultrasom abdominal total e exames de urina, fezes e um hemograma. Cheguei agora do ultrasom e o médico diz que está normal, as fezes eu ainda não conseguí colher porque ela se recusa a evacuar no penico. Me dá uma luz, por favor! Meu email é talitamarchezin@gmail.com. Obrigada

Mãe/Recife disse...

Olá,

meu filho tem 4 anos e se queixa muito de dor abdominal, já fiz alguns exames(nada alterado na região), porém ele diariamente reclama da tal dor, principalmente quando toma leite (ninho 3+), coisa que ele toma apenas para dormir e quando acorda. Sobretudo, ao longo do dia ele também reclama. Gostei muito deste blog!!! Obrigada!!

Carla disse...

Minha filha de 5 anos de idade frequentemente reclama de dor abdominal que geralmente se manifesta durante ou logo após as refeições. Isto ocorre desde os 2 anos de idade, o pediatra dela já solicitou exames de sangue e fezes sem alterações e também já realizou tratamento para verminoses, porém este sintoma permanece, às vezes ele também é acompanhado de vômitos.
O senhor poderia me orientar melhor como posso ajudar a minha filha?
Obrigada!!

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Carla.
Fazer diagnóstico sem examinar o paciente, além de perigoso, é proibido pelo conselho de medicina. Portanto, não devo opinar sobre os sintomas de tua filha. Minha sugestão é que procures um gastroenterologista infantil próximo de tua casa. Um abraço.

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Anônimo disse...

Dr. Paulo, tenho um filha de 09 anos, e estou gravida de 7 meses apos termos descoberto que sera um menino, minha filha passou a reclamar de cores abdominias, fizemos varios exames e não dão em nada, tudo perfeito , mas ela continua reclamando de dores, só que em alguns momentos, acredito que seja emocioanl. pode ser?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia anônimo.
Dores abdominais de origem somáticas (psicológicas) de fato existem, porém, para chegar a esse diagnóstico devem ser DESCARTADAS todas as causas orgânicas de dores abdominais. Não sei quais exames realizastes, mas recomento procurar um gastroenterologista infantil para te ajudar a descartar as causas orgânicas de dores abdominais. Se de fato está tudo bem, o diagnóstico de origem psicológica pode ser pensado.

Unknown disse...

boa noite doutor minha filha tem 5 anos ela reclama de dor abdominal ja faz tempo, ja fiz exames de vermes e nao deu nada, ja dei remedio de verme mas nao melhora...
o que pode ser?
cristina_pcruz@hotmail.com

ZP Modas disse...

dr paulo, por fazer me ajuda, minha filha tem 4 anos de idade e levei ela pro hospital com as partes do colo uterino e a barriga inchada, a médica plantonista disse que era uma inflamação pelvica... è normal, andei pesquisando e vi que inflamaçao pelvica é anormal em crianças. Por favor me ajuda... consegui uma ginecologista infantil mas so daqui a 1 semana

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Camila!
Doença inflamatória pélvica (DIP) é uma infecção nos órgãos reprodutores femininos. Estes incluem o útero, tuba uterina, ovários e tecidos vizinhos.
DIP é mais comum em mulheres jovens que têm relações sexuais, especialmente com múltiplos parceiros. Portanto, não é comum em crianças.
Ela precisa ser avaliada, para ser possível realizar um diagnóstico preciso do caso, pois os sintomas descritos diferem um pouco do comum. Pela internet muito dificilmente acharás respostas.
Tens que procurar atendimento médico adequado para elucidação do caso.
Desculpa mas não tenho como opinar sem examinar a criança.
Um abraço.

Unknown disse...

oi doutor tenho uma prima de 5 anos que sente dor na barriga,mas não é em volta do umbigo é mais a cima nos dois lados diariamente o que devo fazer...

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Rildo!

A orientação é procurar um pediatra ou gastroenterologista pediatrico para investigação.
Sem examinar o paciente não é possível fazer diagnóstico.
Um abraço.

Anônimo disse...

Boa noite!
Minha filha de 11 anos, vem se queixando de dores abdominais e no toráx (cintura prá cima). Não sei o que fazer.

Anônimo disse...

Dr. Paulo me ajuda estou desesperada meu filho de 5 anos sofre de dor abdominal desde 1 ano e 8 meses e não sei a causa já fui a vários médicos e todos examens nada consta as dores são a cada 15 dias o que fazer ele fica pálido mole não come não brinca.. no outro dia acorda como se nada tivesse acontecido???

Paulo Fontella Filho disse...

"Boa noite!
Minha filha de 11 anos, vem se queixando de dores abdominais e no toráx (cintura prá cima). Não sei o que fazer."
A orientação é procurar um pediatra ou gastroenterologista pediatrico para investigação.
Sem examinar o paciente não é possível fazer diagnóstico.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

"Dr. Paulo me ajuda estou desesperada meu filho de 5 anos sofre de dor abdominal desde 1 ano e 8 meses e não sei a causa já fui a vários médicos e todos examens nada consta as dores são a cada 15 dias o que fazer ele fica pálido mole não come não brinca.. no outro dia acorda como se nada tivesse acontecido???"

Existem várias causas de dores abdominais recorrentes na criança, que necessitam de exame físico completo e eventualmente solicitação de exames complementares para diagnóstico.
Em sua mensagem há informação que a criança já foi examinada por vários médicos e que já realizou alguns exames complementares.
A orientação é procurar um gastroenterologista infantil para descartar eventuais patologias. Se os exames derem todos normais, a família poderá estar diante das dores abdominais inespecíficas da criança, cuja dor é real, porém, não trazem problema maiores para a criança. A causa é inespecífica e melhora com o crescimento.
Mas isso somente poderá ser dito pelo especialista após exame criterioso.
Um abraço.

marli disse...

-Bom dia Doutor,tenho uma filha de 2 anos, e há alguns dias ela tem reclamado de dor na barriga,essa dor acontece apos ela comer,beber leite, e as vezes após beber agua...deu febre essa noite,mediquei com paracetamol gotas e fiz massagem,ela sente alivio quando massageio a barriguinha dela...me exclareça por favor se tenho que tomar atitudes mais sérias a respeito ou se é apenas gases...obrigado e tenha um bom dia...

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Marli!

Toda criança com febre deve ser examinada. Fazer diagnóstico sem o exame físico é impossível.
Procure o pediatra dela e esclareça a origem das dores abdominais.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá dr.Paulo , meu nome é Raquel e meu filho se chama João Pedro, Gostei muito das dicas que você posta em seu blog. Gostaria se possivel que me responde_se uma dúvida,Meu filho por duas vezes teve fortes dores abdominais seguidas de vômitos , e esa dor esta centralizada do lado esquerdo. O que pode ser ?A pediatra suspeita de cólica renal ou diverticulite , mas confesso que fiquei assustada , vamos fazer exames de rx e ultassom .

Anônimo disse...

Olá Dr.PAULO,meu nome é Diogo tenho 22 anos,gostei muito do seu Blog...queria tirar uma duvida?Dê uns tempo pra cá sempre que vou dormir no decorrer da noite ou logo de manha acordo com uma sensação de algo como gases ou urina presa na barriga e logo que urino ou elimino gases alivia qdo e fico em pé melhora...é uma dor abdominar tipo qdo come e vai dormir com barriga cheio algo assim...E as vezes sinto qdo urino parece que queima um pouquinho mais alivia,gostaria de saber o que vc me orientaria?Se isso pode ser sintomas de infecção de urina?Obrigado Dr.Paulo e Parabéns pelo seu otimo trabalho!!

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite anônimo!

É preponderante que procures um médico para te examinar, existem muitas causas dos sintomas que estás tendo, não descartando a infecção urinária.
Espero ter ajudado.
Um abraço

Rosângela disse...

Boa tarde Dr. Paulo

Fazendo umas pesquisas na internet encontrei seu blog,e gostei muito.Talvez possa me ajudar.
Sou bioquimica,e tenho uma sobrinha de 9 anos,que à 3 meses vem tendo febre quase todos dias,e antes disso ela sempre reclamava de dor abdominal.Já fomos em 3 pediatras,infectologista,agora um gastro pediatrico .Já fizemos mais de 40 exames laboratoriais,rx de torax,ultrassom abdominal,hj uma endoscopia,e nenhum exame deu algum resultado positivo.Todos sempre normal.Ela tem tido tbem diarreia,vomito,e agora já está com uma anemia moderada.Tem dia que a temperatura dela chega à 40 º,passa só com antitermico,e volta às x em 1 dia ou as x até em 2.Estamos sem rumo,não sabemos mais o que fazer.Pode ser febre psicologica,isso é possivel?Se puder nos orientar,vou ficar muito grata.
Obrigada

Rosangela

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Rosangela!

Como bioquimica formada, sabes que temos um conselho e um código de ética, que no meu caso, é o conselhos federal e regional de medica e o código de ética médica, que me proíbe de dar dar diagnóstico sem examinar o paciente.
Isso é importante, pois, para fazer diagnóstico, o exame físico é imprescindível. Quando emitimos opinião sem esse devido cuidado, podemos cometer um falso diagnóstico que pode prejudicar a criança.
Porém, tenho algumas considerações a fazer. Na idade da tua sobrinha (9 anos) suas defesas já são competentes e esses quadros de febre recorrentes não são normais.
Existe sim o evento da febre de origem psicológica, porém, sempre deve ser o diagnóstico de exclusão e o último se a fazer. Mas como explicar a diarréia?
É importante achar um profissional médico para fazer diagnóstico, pela internet fica perigoso e quase impossível.
Desculpa não poder ajuadar muito.
Um abraço.

Rosangela disse...

Obrigada Dr. Paulo pelas informações.Sei dos procedimentos éticos,por isso mesmo que temos 3 medicos acompanhando o caso,mas como todas as exclusões diagnósticas foram feitas,só nos resta a parte psicologica,e assim como eu,os médicos tbem estão com receio de se ater nisso.
Na realidade ,gostaria de saber mais sobre a febre psicologica.Sabe onde posso pesquisar?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Rosângela!

Abaixo estão alguns links (copia e cola no navegador) de artigos sobre somatização:

http://www.cienciasdasaude.famerp.br/racs_ol/Vol-11-2/ac09%20-%20id%2036.pdf

http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=181

http://www.psiquiatriageral.com.br/dsm4/somat.htm

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0021-75572003000700007&script=sci_arttext

Gostaria somente lembrar que existe a febre de origem indeterminada que antes dos processos psicológicos deve ser pensado.
Um abraço.

Rosangela disse...

Bom dia

Obrigada pelos links,mas fique tranquilo,está tudo sendo feito com acompanhamento médico.Hoje ainda conversei com um deles,está mesmo difícil o diagnóstico.

Abraços

Rosangela

marluce andreatti disse...

ola tenho uma filha de 4 anos ,e reclama muito de dor abdoninal,e agora com mais frequencia,levei au medico passou um remedio que se parece soro,e pediu que evitasse o leite achocolatado,sera que to no caminho certo doltor paulo,ajude mim.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Marluceni

O principal tratamento para qualquer patologia é descobrir sua causa. Com a dor abdominal não é diferente.
Portanto, não é possível dizer se teu tratamento está correto ou não sem examinar a criança.
Te recomendo a seguir a orientação de teu médico e retornar ao mesmo se ainda houver sintomas na criança.
Pensar em consultar um gastroenterologista infantil.
Um abraço.

Adrileide Souza disse...

Olá Dr. Paulo! Minha filha de 4 anos sempre se queixa de dor abdominal. A mais de 3 semanas, levei-a ao UPA e chegando lá o médico diagnosticou que seria infecção urinaria e passou ampicilina, ela já tomou dois vidros mas a dor sempre volta. Hoje ela esta com febre de 39°C e se queixa de muita dor de barriga sem vômito, o que devo fazer e quais exames necessário para obter o diagnóstico certo?

Por favor me responda e se possível mande para este email:

adrilene_keka@hotmail.com

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Adrileide!

Obrigado por acessar o BLOG.
As causas de dores abdominais em crianças são várias e não existe um exame específico para esclarecer tuas dúvidas.
O que se faz é procurar um profissional adequado que, após a análise do exame físico, solicita um exame complementar para ajudar elucidar o diagnóstico. E um exame puxa outro, caso o quadro não seja elucidado.
É comum o diagnóstico da causa de dor abdominal recorrente ser difícil, e, a custo de vários exames complementares, pois, como disse, as causas são muitas e os sintomas os mesmos.
Não é ético e nem aconselhável sugerir exames sem examinar o paciente. Sugiro que procures um gastroenterologista infantil para esclarecer tuas dúvidas.
Desculpa não preencher tuas expectativas mas as respostas para o diagnóstico de tua filha não está na internet, ainda terás que procurar um profissional médico.
Um abraço.

Janaína disse...

Boa noite Dr! Sou sua conterrânea. Gostei muito das informações fornecidas em teu blog. Estou agora com minha filha de 7 anos passando por, acredito que seja, as tais dores abdominais recorrentes. Faz quase uma semana ela iniciou com vômito e febre, depois passou e vieram as dores abdominais, parecendo cólicas, pois ela se contorce toda e geme muito de dor. Durante o dia ela tem apetite, brinca, foi até na escola (pois não queria faltar de jeito nenhum), mas chega de noite começam as dores. No início pensei ser uma virose, e até o médico do plantão disse que deveria ser e prescreveu remédio para dor. O engraçado é que tudo isso veio em meio a uma fase de estresse dela, anda muito preocupada em não chegar atrasada na escola (conta os segundos, chora se chega 1 segundo atrasada), chega em casa já fazendo os temas, enfim, não relaxa nunca... e ainda acabou de ganhar um irmãozinho e ela tem os pais separados. Acredito que tudo isso é capaz de lhe fazer mal e talvez ser o motivo das dores, e ao ler em seu blog tive mais certeza. Mas, como bem dito pelo senhor, primeiro tem que descartar problemas de ordem física, através de exames. Bom, amanhã levarei ao pediatra dela, caso ele considere que seja necessário um especialista nesse assunto, procurarei o seu consultório. Obrigada pelas informações. Janaína

Nilza disse...

Dr.Paulo, tenho um filho de 11 anos, que sempre se queixa de dor abdominal,em volta do umbigo, sempre após as refeições, as dores são como cólicas secas,já fiz exames de fezes e já mediquei contra vermes, mas ele continua se queixando, dou antes as refeições Hidróxido de Alumínio,durante o dia, e a noite dimeticotina,segundo ele tira a dor,acho que ele tem intolerância a Lactose.
nilza_walter@hotmail.com

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Nilza!

As causas de dor abdominal são muito variadas. As vezes, simples exames de fezes não esclarecem o diagnóstico.
Você passa uma informação importante que ele melhora com o uso de hidróxido de alumínio, que nada mais é que um medicamento que diminui a acidez do estômago.
Deverias procurar um gastroenterologista infantil para melhor investigação.
A intolerância a lactose deveria melhorar com a retirada do leite. Se ele continua com dores mesmo retirando este alimento, as causas das dores são outras.
Espero ter ajudado.

Jamilla disse...

Olá!
minha filha de 3 anos e 5 meses
sente muitas dor abdominais, ela se queixa muito se contorse toda e fica muito aguniada com a dor
ja levei ao pediatra e ele falou que são colicas ja dei remedio e de nada adianta gostaria de saber o que devo fazer..
me ajude doutor paulo to muiito preocupada.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Jamilla

Como já expliquei no Blog, infelizmente não posso fazer diagnósticos pela internet, além de anti-ético é perigoso.
Para se fazer diagnóstico tem que examinar o paciente.
Te oriento a procurar um gastroenterologista infantil que ele certamente vai identificar o que está acontecendo com tua filha.
Um abraço.

Clarice disse...

Boa noite! Minha filha de 2 anos e 7 meses, teve dores abdominais e febre alta durante 3 dias, o médico diagnosticou pneumonia, ficou internada durante 3 dias, e com repouso domiciliar por mais 4 dias tomando amoxicilina e fazendo nebulização. Voltamos do hospital na quarta(17/08) ao meio-dia, e ela começou a ter dores ontem a noite(19/08 sexta)e teve hj tb por duas vezes, mas não deu febre, o q pode ser? titinhasud@hotmail.com

obs: e são dores q ela reclama fica um pouco assustada por um tempo, e depois passa...

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Clarice.

É importante tu saberes que os médicos estão proibidos de fazerem diagnóstico SEM examinar os pacientes. Portanto, fica impossível de dizer o que está ocorrendo com sua filha.
Se ela estava medicada e começou novamente com sintomas, ou sintomas novos, deves retornar ao seu médico assistente para reexamina-la.
Um abraço.

Jesus o caminho verdade e vida disse...

Olá!
Meu filho tem 1 e7 meses e quando ele ainda tinha 3meses e meio um pediatra disse que ele poderia ter hernia humbilical, o levei a outro eo outro disse q estava tudo bem...Porem a mais ao menos 7 meses meu bb começou a apertar o umbigo e nos ultimos dias tem tido febre diariamente e mais no periodo da tarde em diante,acorda anoite chorando muito... Minha mãe o levou ao pediatra e ele disse que era apenas garganta infamada porém o bb esta chorando muito como devo proceder
?
keiliane gomes

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Keiliane!

A hérnia umbilical normalmente é indolor e melhora com crescimento da criança (quando de pequeno tamanho).
Portanto, NÃO tem relação com a febre que a criança apresenta nos últimos dias.
Tu colocastes no teu post, que a criança foi examinada e diagnosticada "garganta inflamada". Se a febre ainda persiste deves retornar ao pediatra para reavaliação. O médico não pode fazer diagnóstico sem examinar o paciente.
Um abraço

Anônimo disse...

DR PAULO MINHA FILHA DE 6 ANOS SENTE DORES NA BARRIGA DESDE JANEIRO DESTE ANO, ELA COMEÇOU COM ESSA DOR QDO DESCOBRI QUE ESTAVA COM CANCER DE TIREODE, DESDE ENTAO EU ESTOU BEM MAIS ELA NÃO SARA, TDOS OS DIAS ELA SENTE, NOS HORARIOS ESCOLARES , NA ESCOLA QDO TEM ALGUMA ATIVIDADE ELA FICA ANSIOSA, QDO ELA ESTA ESPERANDO ALGUMA COISA,QDO ELA ASSUSTA COM ALGUMA COISA ELA CHEGA ATÉ VOMITAR, ELA TEM SEIS ANOS MAIS É MUITO ANSIOSA E PREOCUPADA COM TUDO IGUAL UMA PESSOA ADULTA, FICO TBEM PREOCUPADA PQ AS VEZES NÃO DOU DOU ATENÇÃO QDO ELA ME FALA DA DOR PRA VER SE É PSICOLOGICO , MAS TBÉM FICO PREOCUPADA PQ NÃP SEI ATÉ QUE JEITO É ESSA DOR, AS VEZES FALAO PRA ELA QUE EU ACHO QUE NÃO E DOR NADA AI ELA DEMONSTRA MAIS FORTE A DOR, DR ME AJUDE POR FAVOR, A DOR É ACIMA DO UMBIGO ,JÁ FIZ ULTRASONOGRAFIA, EXAMES DE SANGUE, URINA ,ALERGIA A LACTOSE E OS EXAMES DELA NAO DEU NADA, A PSICOLOGA QUE ME ACOMPANHA DISSE PARA EU LEVAR AO PSIQUIATRA ,POR ELA SER MUITO ANSIOSA, ELA TEM O INTESTINO MUITO PRESO E QDO FAZ MASSAGEM A DOR ALIVIA .

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia anônimo.

Infelizmente, como já respondi no Blog, não posso fazer diagnóstico pela internet.
O que posso dizer é que, toda dor abdominal de localização específica ("...a dor é acima do umbigo...") deve ser melhor investigada, antes de ser dita que é de origem psicológica.
Te aconselho a procurar um gastroenterologista infantil para avaliação. Um abraço.

Anônimo disse...

minha filha tem 6 anos, e durante amanhã(ontem) ela teve dores abdominais, dei um remédio, ela se sentiu melhor foi para escola e quase na hora da saída ela se sentiu mal novamente, chegou em casa, novamente eu dei o remédio só que não aliviou e ela ficou se retorcendo de dores. Liguei para o pai dela e a levamos à um "Hospital Público" a médica só deu uma apalpada e receitou uma injeção... e disse que não era nada mas no dia seguinte(hoje) ela ainda sente dores é o caso de me preocupar achar que seja algo mais sério, do que uma simples dor...Obrigado Um abraço.
Binha de Raiz da Serra

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!

Criança com dor abdominal deve sempre ser examinada e corretamente diagnosticada. Existem situações de dores abdominias recorrentes em crianças que não são graves e na maioria das vezes precisa-se apenas orientar os pais, mas, existem dores abdominais que significam patologias sérias que precisam de tratamentos específicos.
Oriento a procurar um bom pediatra para diagnóstico e orientação.
Um abraço.

Anônimo disse...

olá Dr Paulo sou Yara aqui de Fortaleza adoeri seu blog e gostaria que vc me ajudasse!Ficarei muito agradecida.
Meu Filho de 8 anos Joao esta a dois dias com dores abdominais sendo que começou ontem a noite a primeira foi tão forte que ele deu grito só que essa dor é passageira dá e passa hoje ele esta se reclamndo de dor na hora de fazer xixi o que faço Obrigado um grande beijo!

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Yara de Fortaleza!

Primeiramente obrigado pelos elogios.
Infelizmente as causas de dores abdominais são muito variadas e não tem como ajudar pela internet sem examinar o paciente.
Passastes uma informação importante que é a dor relacionada ao urinar. Quem sabe é por aí a origem da dor?
Terás que consultar com um pediatra para te esclarecer e eventualmente solicitar algum exame.
Um abraço.

Anônimo disse...

Dr. desde o ano passado meu filho de 11 anos vem reclamando dor abdominal,fez uma tomografia e deu espessamento da mucosa gástrica,linfonodos mesentéricos,um pequeno sisto no fígado,nos rins,no estômago uma bactéria agapilori,um agravamento no pulmão devido a muitos fatore, tratamos a bactéria e agotra ele voltou a reclamar enjôo, mal estar e dor abdominal;o que faço?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Anônimo.

Deves procurar um gastroenterologista infantil. Não existe a possibilidade de te ajudar pela internet, sem examinar o paciente. Além de perigoso é anti-ético.
Um abraço.

Anônimo disse...

Boa noite dr° Paulo, meu nome é Andreia, meu filho tem 09 anos e esta reclamando de muitas dores abdominais ha uma semana,foi diagnosticado como gases ,porém ele continua sentindo as dores mesmo tomando os medicametos. estou preocupada,qdo aperto a sua barriga ele diz que onde doi é na altura do estomago. O que faço????????

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Andréia!

As causas de dores abdominais são muito variadas, e, é impossível fazer diagnóstico pela internet sem examinar o paciente.
Oriento a retornar a procurar atendimento médico para investigação de possíveis causas da manutenção das dores abdominais em teu filho.
Desculpa não poder ajudar muito.
Um abraço.

Anônimo disse...

Doutor, bom dia!!

Ha 3 dias meu filho reclama de muita dor na barriga, o levei por tres vezes ao médico, fiz exames e tudo deu normal, exceto raio x que constatou q ele ta com muitos gases.
Eis o problema, ele não consegue soltar nada de gases, ta tomando Flagass e dipirona, mais ainda assim continua muito molinho e sem comer!! por favor me ajude.
Obrigado
Núbia

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Nubia.

Como coloquei em outras respostas, não posso medicar ou fazer diagnóstico pela internet SEM examinar o paciente. Além de perigoso é proibido pelo código de ética médica.
Infelizmente terás que procurar um medico pessoalmente para te ajudar.
Um abraço.

rosiane disse...

Olá,Dr. Paulo;quero lhe parabenizar pelo espaço que abre e pelo tempo que dedica,à ajudar as pessoas,DEUS lhe abençoe e a toda sua família,sempre!!!minha filha,tem 04 anos e 5 meses,se queixa de dor abdominal, há quase um ano;antes era sempre na hora da refeição,por isso eu a obrigava á comer porque achava que era desculpa porque não gosta de comida.Mas,há aproximadamente uns dois meses,tem se tornado mais frequente;a qualquer hora,em qualquer lugar;na hora da refeição,come três colheres e diz que não pode comer mais,se não a barriga vai doer;e até p/ tomar o "leite c/ toddy" que ela tanto gosta e não abre mão,não está tomando mais "o copo cheio de antes";os exames fezes nunca acusam;mas mesmo assim,a pediatra receita e eu dou(pyrpan e albendazol);a última vez que tomou foi há três meses e não teve diferença na dor;sempre tenho que oferecer o que comer,(e insistir)porque ela não pede (a não ser o achocolatado,que agora não toma tanto como antes por causa da dor);levei ontem á pediatra,que novamente passou exame de fezes,hemograma,glicemia,tsh,ts livre...sabe DR.procurei ajuda na internete nesse horário,porque ela está dormindo comigo hoje;e ao pressionar seu abdomem á fim de durma junto a mim como ela gosta,até dormindo ela reclamou de dor!pedi á pediatra um exame mais urgente mas,quando olhei na guia,constatei que que ela passou os mesmos de antes;perdi o sono,procurei ajuda na internete,e encontrei seu blog.Sabe,li coisas horriveis á respeito de "vermes de cães e gatos,e aqui tem!são cuidados,e também não permito o contato muito próximo com ela;(a dor se concentra na área do umbigo).perde peso com facilidade,se eu não insistir p/ comer, fica fraca mas não quer se alimentar;não aguento mais dar remédio p/ vermes e a dor não melhora!já dei vitaminas tambem(dou sempre após tratamento parazitológico).DR.me perdoe o extenso texto,é que estou muito apreensiva;não consegui esperar o dia amanhecer p/ligar p/ a pediatra p/ relatar o ocorrido!obrigada pela atenção,DEUS derrame saúde e paz ao seu lar,e o abençoe sempre,abraços!!email:rosi.ane-hta@hotmail.com

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Roseane.

As causas de dores abdominias são inúmeras e não se restringem a parasitoses intestinais. Verifiquei que focas muito isso no teu texto.
Não posso fazer diagnóstico pela internet sem examinar a criança, e, o foco do blog NÃO é dar consultas pela internet, e sim, apenas para esclarecer algumas dúvidas.
Te oriento a procurar um gastroenterologista infantil, que é um profissional que tem mais experiencia nesse tipo de sintoma.
Um abraço.

Adriana disse...

Olá dr: Minha filha de 11 anos anda sentindo muitas dores no abdomem, e já levei várias vezes ao médico mas as cdores continuam.
Foi feito exame de urina e apareceu sangue na urina, sendo assim os médicos suspeitaram de pedras nos rins, tbm foi feito um ultrasson e não deu nada.
Isso já faz 2 semans e as dores continuam.No começo elas eram muito fortes e agora estão mais fracas.
Fazem 2 meses que começou a descer p/ ela ma snão é periodo menstrual, e as dores são muito fortes p/ ser colicas menstruais, até mesmo pq as dores começaram uns 22 dias antes de descer.
Dr:Estou muito preoculpada pq não sei o que fazer.
Amei o blog, parabéns, e um abraço.

Anônimo disse...

meu sobrinho de 1 ano e 10 meses, há uns 3 meses que vem com dificuldades na hora de defecar, ele se encolhe todo, chora e não deixa ninguém se aproximar dele, já levamos a vários médicos mas nada de conreto foi diagnosticado, eles falam que é ressecamento, já mudamos a alimentação dele, continuamos dando o óleo mineral mesmo assim não resolve, por favor doutor nos ajude

Paulo Fontella Filho disse...

Peço desculpa aos familiares angustiados, com seus parentes queixosos com dores abdominais, aparentemente sem diagnósticos precisos, e, que solicitam minha ajuda através do Blog. Mas, como já disse em tópicos anteriores, devido ao código de ética médica, o médico não pode fazer diagnósticos pela internet.
Meu conselho é que, se o pediatra não souber fazer diagnóstico, procure um gastroenterologista infantil, que provavelmente as dúvidas serão sanadas.
A consulta presencial com o médico é preponderante para se fazer diagnósticos.
Um abraço.

cat ju disse...

boa noite doutor eu gotaria de saber oke eu faco meu filho de 4anos de idade reclama mt de dor na barriga eu desconfio q seja do leite q ele toma mt.....oke devo fazer??

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Cat Ju!

Deverás buscar atendimento de um profissional de saúde para realizar um exame físico minucioso da criança, e, eventualmente solicitar exames complementares para diagnosticar as causas das dores abdominais, ou confirmar tuas suspeitas com relação ao leite.
Diagnóstico a distância é impossível de ser realizado.

Nya Vianna disse...

Dr.Paulo essa matéria deu uma esclarecida em nossas duvidas em relação a nossa filha de 8 anos que está passando por esse processo e nem os médicos sabiam o que fazer com as dores intensas abdominais dela,chegou ficar internada mas nenhum diagnóstico concreto foi dado.No momento está medicada,mas ainda reclama das dores,com menas intensidade mas reclama.

Rosy disse...

Boa noite Dr.Paulo, gostaria somente de dizer que li muito atentamente as suas dicas e sao muito claras e de facil entendimento, muito obrigada. Rosy

Anônimo disse...

Olá Dr Paulo! Tenho um filho de 7 anos de idade que se queixa todos as noites ,ao se deitar de dor abdominal.Isso vem ocorrendo há qse 2 meses. Fez ultrassonografia,raio x de torax,exame de sangue,urina e fezes ,sem explicação para a dor.A gastropediatra passou uma dieta rica em fibras,já que ele sempre teve dificuldade de evacuar e um preparado a base de fribras que se vende em farmacias.Durante o dia ele fica otimo,porém todas as noites a dor aparece.Por favor me ajude,estou muito preocupada,Meu email....eli.nato@hotmail.com. Desde já agradeço!

Anônimo disse...

Olá bom dia!

Minha filha tem 30anos a um mês se queixa de dores abdominais,dando tipo que uma vertigem nela,soa frio e fica pálida,levei ao médico e a mesma me passou remédio para verme e remédio para enjoo,estou preocupada pq acho que não é o caso pois não melhora,e ea mesma anda muito nervosa e agitada.Gostaria de uma ajuda.

Obrigada.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Elis!

Desculpa mas, sem examinar a criança fica impossível de se fazer diagnóstico e te orientar. Além do que é proibido pelo conselho federal de medicina.
O melhor é seguir as orientações da gastro-pediátrica ou procurar outro profissional em uma consulta presencial.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

Infelizmente não posso te ajudar, pois, como já expliquei em tópicos anteriores, o médico é proibido de fazer diagnósticos pela internet, além do que, tua filha tem 30 anos e sou pediatra (cuido apenas de crianças).
Te oriento a procurar um gastroenterologista para te ajudar.
Um abraço.

rose disse...

Bom dia Dr. Paulo, minha filha tem 4 anos, passou 24 hs com dor de cabeça, ansia de vomito( chegou a vomitar 3 vezes), levei ao pediatra e não foi diagnosticado nada, porém não quer comer, toma muita agua, devido a dor de cabeça não sei se levo no neuro, ou devido a dor abdominal e vomito levo no gastro, oque me sugere?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

Os sintomas de tua filha são muito genéricos,tanto podem ser sintomas neurológicos como gastrointestinais.
O ideal seria um pediatra generalista examinar a criança tentar fazer diagnóstico, e, se não conseguisse fazê-lo, encaminhar a criança para o especialista que pudesse ajuda-lo.
Um abraço

Tia Lu disse...

Puxa vida, estou chateada demais... fui ao médico após 2 dias de febre, aparentemente sem motivo, ele disse que a garganta de minha bebê de 7 meses estava infeccionada, receitou antibiótico. Após a segunda dose do mesmo, a febre cessou. Apareceram as erupções na pele, levei hj ao retorno ele diagnosticou como exantema súbido...afff... tomou antibiótico por nada....

tamires disse...

oi meu nome e tamires tenho uma filha com 8 anos e ela esta com dores arredor do umbigo me ajudo po favor o que pode ser ?

Paulo Fontella Filho disse...

Oi Tamires.

As causas de dores abdominais são muitas, e o médico é proibido de fazer diagnóstico sem examinar o paciente.
Portanto, terás que entrar em contato com o pediatra da criança, para que seja examinada em uma consulta, e posteriormente se fazer diagnóstico.
Um abraço.

Alexandra disse...

Ola Dr.
Minha filha vai fazer 4 anos desde os tres anos de idade ela vem reclamando de dor na regiao da barriga ela não sabe me informar qual o lugar especifico,mas eu ja dei remedio de verme e dei negativo .Ela toma muito leite mas nunca reparei se pode ser este o motivo um dia atras eu fiz salgados e antes dela comer ele ja estava reclamando de dor depois de comer ela disse que doi mais forte,quando eu fui dar uma dipirona ela vomitou
dei o remedio e depois de um tempo a dor passou.So que todo dia ela reclama de dor pode ser alguma alimentação,infecção urinaria ou problema gastro?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Alexandra!

Na verdade qualquer uma das hipóteses diagnóstica formuladas por ti pode ser a causa de dores abdominais descritas pela tua filha.
Minha orientação é procurar um pediatra experiente para te ajudar com as queixas da criança.
Sem examinar a criança e eventualmente solicitar algum exame complementar, fica difícil dizer para ti as causas das dores de barriga dela.
Um abraço.

gleyce disse...

ola doutor minha filha tem 7anos efaz uma semana q ela se queixa de dores abdominais fortes na regiao do humbigo,ela nao esta indo ao banheiro diariamente,eu a levei no medico fizemos axames de urina e sangue e nao deu nada eu nao sei mais o que fazer eu dei um remedio de verme e ainda nao melhorou por favor me responda

Rita disse...

olá DOUTOR..AMEI O SEU BLOG MAS GOSTARIA DE ESCLARECER UMA DUVIDA:MINHA FILHA TEM 6 ANOS E A 3 DIAS RECLAMA DE DOR NA REGIÃO DO UMBIGO E SENTE NAUSEAS,GRAÇAS A DEUS ELA NÃO TEVE FEBRE E NEM ESTÁ COM PROBLEMAS PRA EVACUAR,SÓ RECLAMA BASTANTE DA DOR E DAS NAUSEAS E ME DISERAM Q ISSO ERA PISCOLOGICO POIS QUANDO É DOR FISICA A CRIANÇA TEM FEBRE OU DIARRÉIA...ESTOU MUUUUUIIITO PREOCUPADA DOUTOR,ME
AJUDE........OBRIGADA!!

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Gleyce!

As causas de dores abdominais são muito extensas, e, sem examinar o paciente fica impossível de se fazer diagnóstico.
Oriento que procures um pediatra experiente, ou um gastroenterologista infantil.
Desculpa, mas não posso fazer diagnósticos pela internet.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Rita!

NÃO é verdade o que disseram para ti. Existem várias patologias que se manifestam apenas com dor abdominal ou vômitos, sem necessariamente ser psicológica.
As dores psicossomáticas (emocional) elas sempre são diagnosticadas após minuciosa investigação para descartar doenças orgânicas que podem estar desencadeando os sintomas no paciente.
Portanto, te oriento a procurar um pediatra experiente ou um gastroenterologista infantil para te ajudar.
Um abraço.

ayalla brito disse...

Oi Dr meu filho tem 2 anos e 3 meses,saiu de um internamento ontem mas ainda se quiexa de dores abdominais,ele entrou na escola segunda passada e levou um todynho para merendar,mas ele não gosta de se alimentar direito,so toma na maioria das ezes mucilon e leite ninho,mas ele vomitou bilis,ante sde ser internado,vomitou,mas continua mesmo fora do internamento tendo febre,ja operou de uma hérnia inguinal,que desceu para o saco escrotal,tenho medo de ser novamente hérnia oq ue devo fazer????procurar novamente o medico pediatra e fazer outros exames????meu email pessoal é ayalla_oliveira@hotmail.com

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Ayalla Brito!

Como já coloquei em respostas anteriores, além de proibido pelo Conselho Federal de Medicina, é impossível se fazer diagnósticos pela internet sem examinar o paciente.
O conselho é procurar novamente o médico da criança e descrever que ele mantém as dores abdominais.
Desculpa não poder te ajudar.
Um abraço.

Anônimo disse...

Ola doutor Paulo eu tenho 10 anos e sabado passado perdi meu primo e depois disso começou uma dor no umbigo pode ser a doença psicologica????

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

Qualquer dor deve ser investigada. As dores psicossomáticas (psicológicas) somente são consideradas se o exame físico e os exames complementares forem normais.
Portanto, se a dor continuar, fale com seus pais, que eles te ajudarão.
Um abraço.

Anônimo disse...

Dr Paulo bom dia

Meu filho tem cinco anos, faz tres semanas que ele fala que esta com dor na barriga, em volta do umbigo,não tem febre, nem vomito, corre, pula, como normalmente.Na primeira semana levei ao PS onde a medica fez ultrassom e exame clinico, disse que a unica coisa que ele tinha ele muitas fezes.Minha preocupação é será que pode ser apendice?
Muito obrigada

Elaine

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Elaine!!

A maioria dos diagnósticos de apendicite são feitos através de exame físico, eventualmente necessitamos de exames complementares como hemograma, ultrassom, etc.
Infelizmente, sem examinar a criança, é impossível responder para ti a sua pergunta.
Deverás que procurar o médico da criança para que ele faça uma avaliação e responda para ti.
Um abraço.

Anônimo disse...

dr paulo minha filha de 5 anos tem dores abdominais já faz uns 3 meses, e são frequentes, fui na pediatra e ela não tem alergia a lactose, ela mandou minha filha fazer uma ultrassom do abdomem total, mais disse logo que ela não teria nada, que só tinha passado esse exame por minha causa. não sei mais o que fazer, ela chora muito depois que come, ela come todo dia pure de batata, já suspendi e tambem susendi biscoito recheado e salgadinhos, pode ser gases???? ou vermes??? não acusou nada nos exames de feses. mande uma luz pra mim por favor dr. meu email é myrtesramos@hotmail.com

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

As causas de dores abdominais em crianças são muitas e não se restringem a uma ecografia abdominal e exames de fezes simples.
Se as dores estão preocupando a familia, procurem um gastroenterologista infantil, que é um profissional mais especializadado e derrepente descobre as causas das dores.
Pela internet, sem examinar o paciente, não se consegue fazer diagnósticos.
Um abraço.

marcio sandes disse...

Boa tarde Dr. Paulo, minha sobrinha que irá fazer apenas 2 meses sente dores abdominais tão forte todos os dias, ela chorou muito ontém foi uma hora seguida com essa dor, ela já foi levada a vários pediatras daqui da cidade, o que posso passar para a mãe providenciar.
meu email é: marcio-sandes@hotmail.com

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Maecio Sandes!

Como já postei aqui, devido ao novo código de ética médica, o médico é PROIBIDO de prescrever medicações pela internet sem examinar o paciente.
Deverás procurar atendimento presencial com pediatra de sua confiança.
Um abraço.

Anônimo disse...

Doutor Paulo, por favor, precisamos de ajuda.
Minha filha começou com uma crise de soluços fortissimos a um mes, fomos ao pediatra que encaminhou para o gastro, pediram exames completos, sangue, urina, colesterol, eletrocardiograma, ultrasson da tiroide, ultrasson da regiao abdominal, tomografia da região cefalica, raio x do torax. TUDO NORMAL. Doutor Paulo, o soluço parou a alguns dias, mas sente fortes dores de cabeça ( mais a noite), regorjita agua pura, um liquido totalmente transparente, e também sente dores na regiao abdominal; não sente ância de vomito, o liquido vem derrepente e sai. Ela não tem febre, sem desmaios e não vomitas alimentos, Não sabemos mais o que fazer e o que procurar.
Pode ser Leucemia Doutor Paulo? O Senhor poderia nos orientar por favor?
Agradeço o espaço, e que Deus o ilumine sempre.
Mauricio
quit.morais@yahoo.com.br
SP

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

A leucemia corresponde a um conjunto de neoplasias malignas (câncer) que atingem o sangue e possuem origem na medula óssea.
É uma doença grave, com manifestações sistêmicas importantes.
Ao se fazer um simples hemograma (exame de sangue), pode-se notar um hemograma anormal sugestivo de leucemia com presença de células imaturas ou uma proliferação excessiva de células aparentemente maduras. O hemograma não serve para classificar a leucemia, mas geralmente é o primeiro exame a ser notado alguma alteração.
Como dissestes que tua filha realizou um "exame de sangue", e ele estava NORMAL, então a hipótese de leucemia fica, nesse momento, afastada, ou no mínimo prejudicada. Se os sintomas descritos por ti fossem causados por uma leucemia, o médico teria notado as alterações no exame citado.
Como já coloquei em várias respostas, o médico é PROIBIDO, pelo Conselho Federal de Medicina, de fazer diagnósticos, sugerir exames ou promover tratamentos pela internet sem examinar o paciente. Respondo apenas em termos genéricos.
Infelizmente as respostas para os sintomas de sua filha não estão na internet, e sim, em um bom profissional médico próximo de você.
Boa sorte e que Deus ilumine sua família também.
Um abraço.

melqui.com disse...

Deves procurar um gastroenterologista infantil. Não existe a possibilidade de te ajudar pela internet, sem examinar o paciente. Além de perigoso é anti-ético.
Um abraço.Resposta do drº; Parabens drº ,pela sua atitude,

Rafela Laura disse...

Oi D. paulo, meu filho tem 1 ano e 5 meses, ele sente dor na barriga. Em cinco meses, ele ja sentiu 3 vezess de cinco e cinco minutos, ja levei ele no pediatra, e eles passam dipirona, da ultima vez que ele sentiu essa dor ele naum comia nada e tudo que comia colocava pra fora até quando dava de mama e tomava aguá, ele tomo soro. me pediram exame de fezes, por que eles falaram que pode ser vermes, mais queria saber se com a idade dele pode sentir dor abnominal ?

Agradeço desde de já.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Rafaela!

A dor abdominal é apenas um sintoma, que pode ter como origem uma infinidade de patologias. E ela independe de idade, ou seja, pode aparecer em crianças pequenas até em adultos.
O importante é o diagnóstico correto para um sucesso do tratamento.
Um abraço.

Anônimo disse...

Bom dia Dr Paulo.
Meu filho de 5 anos a alguns anos vem reclamando de forte dores abdominais próximo a região do umbigo.
Ela se intensifica mais durante o final do dia e começo da noite e algumas vezes ele até acorda a noite com essa dor. Notei tb q mais ou menos umas 2/3 semanas atráz o umbigo dele verteu um pouco de sangue.
Levei ele ao médico, o mesmo falou q sangramento no umbigo é normal e pode ter causado por ele mesmo estar cutucando, me pediu exame de urina e tb de fezes para ver se constata sangue nas fezes e o de fezes normal. Como ñ pediu de sangue eu fiz particular, ainda ñ peguei os resultados, mais os exames anteriores q fiz dele ñ deu nada. o q pode ser isso? gostaria de uma opinião por favor.
sa.manske@bol.com.br

Penélope disse...

Olá Dr., Meu filho tem 8 anos e está reclamando de dores abdominais, só que elas se concentram bem em cima das alças intestinais, do lado esquerdo e direito. Já levei ao médico, fez vários exames incluindo ultrason e deu tudo normal. A médica disse que como todos os exames estão ok poderia ser acumulo de fezes no intestino, receitou remédio para ajudar a evacuar, após tomar o remédio ele começou a sentir umas cólicas e evacuou alguns pedaços duros seguido de desenteria. Pode me dizer se estamos fazendo o certo? Obrigada
e-mail: p.ariel@yahoo.com.br

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

Como já coloquei no blog, o médico é proibido de fazer diagnósticos pela internet sem examinar o paciente.
No caso específico do teu filho, que apresenta sangramento pelo umbigo, sugiro procurar um gastroenterologista infantil, ou cirurgião pediátrico, para tentar fazer diagnóstico. Existem patologias que podem explicar essa situação, como a persistência do úraco ou ligamento médio umbilical, entre outras doenças.
É importante que procures um médico para uma consulta presencial. As respostas não estão na internet.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Penélope!

É anti-ético opinar sobre tratamento proposto por outro colega médico pela internet sem examinar o paciente.
Se não está satisfeita com o tratamento proposto, sugiro procurar outro médico para que, em uma consulta presencial, ele opine sobre a situação de seu filho.
Um abraço.

Anônimo disse...

Bom dia Dr.Paulo!

Desde que viajamos para praia, em janeiro de 2010 que meu filho passou a reclamar de dor que vai do umbigo a pelvis, no incio como ele segurava muito a urina não demos muita atenção e passamos a lembra-lo de ir ao banheiro e não segurar o "xixi" acreditando que isto poderia ser o motivo da dor. Mesmo assim ele reclama constantemente de dor no umbigo, então durante 02 anos (graças ao sistema unico de saúde) ficamos naquela de idas e voltas ao pediatra pois a dor não passava e aparentemente nada se constatava através de exames de urina e fezes no mif, mas mesmo assim foi receitado metronidazol para tratamento de giardia, acreditando que seria este o motivo para dor e quantidade excessiva de fezes ao qual ele se encontrava na ocasião. Enfim, as dores cessaram por um tempo, assim como o ranger fortissimo de dentes em que ele se encontrava. Contudo em menos de seis meses os sintomas voltaram, agora as dores se concentram um pouco acima do penis, e ele voltou a ranger os dentes muito forte a noite, chega a nos acordar os estalos devido a pressão que ele faz quando range os dentes.Tem rexistido a se alimentar nas refeições só querendo saber de biscoitos e recheados, por uma inflamação na garganta tem toomado amoxilina com clavulanato e isso o desarranjou, mas é a dor pélvica que me preocupa. Gostaria de saber se seria o caso de repetir o metronidazol ou pelos sintomas pode ser mais infecção urinária que ação de uma possivel giardise novamente.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

Toda dor pélvica deve ser adequadamente investigada. Não posso orientar a família pela internet sem examinar a criança.
Oriento a procurarem um pediatra, ou um gastroenterologista infantil para que se possa fazer um diagnóstico correto e assim prescrever um tratamento adequado.
Um abraço.

Unknown disse...

OLÁ DR.PAULO VIM AQUI PEDIR AJUDA DEPOIS DE PASSAR POR VARIOS MEDICOS E MANDAREM PARA CASA COM UM PEDIDO DE EXAME OU COM REMEDIO PRA VERME JA NAO SEI MAIS O QUE FAZER. TENHO UMA MENINA DE 6 ANOS E DESDE 4 RECLAMA DE DOR NO UMBIGO E AO REDOR DELE. ISSO ACONTECE COM FREQUENCIA E TEM VESES QUE FICA UM MES SEM SENTIR. A ALIMENTAÇAO E NORMAL COME DE TUDO MAS MUITO POUCO MAS TEM UM PESO ADEQUADO PESA 22 KG. QUANDO JA ESTA SENTINDO A DOR NAO QUER COMER E AS VESES COME E JA COMEÇA A SENTIR ISSO EM UMA REFEIÇAO COMUM NO ALMOÇO OU JANTAR AS VESES FICA MAIS SERIO ELA JA ACORDOU NO MEIO DA NOITE OU MAIS CEDO DO QUE DE CONTUME COM NAUSEAS E FALANDO DA DOR NO UMBIGO DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS VOMITA MUITO VARIAS VESES 2 3 ATE 4 VESES E AGORA VOMITOU E FEZ COCO MOLE EM PE E DURANTE O VOMITO. FIZ EXAME DE SANGUE NORMAL, EXAME DE FESES NORMAL DE URINA NORMAL E ECOGRAFIA TOTAL E PEUVICA E TUDO NORMAL. ME DE UMA LUZ PODE SER DOR PCICOLOGICA? DEUS TE GUIE SEMPRE PARA AJUDAR AS PESSOAS. DESDE JA OBRIGADA.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Silvia!

Infelizmente não posso te ajudar pela internet, pois, para o médico fazer diagnóstico de uma doença, é necessário a história clinica, exame físico e eventualmente solicitação de exames complementares.
O que eu posso te dizer que os sintomas da sua filha são sérios e necessitam de um diagnóstico para a família.
Oriento a procurarem um gastroenterologista infantil para uma investigação.
Um abraço.

Anônimo disse...

doutor adorei as suas dicas

Anônimo disse...

dputor o meu filho tem 7anos e tem reclamado de muita dor na barriga com febre de 39 a mais o que pode ser?kakaamaral20@hotmail.com

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

Infelizmente, SEM examinar o paciente, é impossível de se fazer diagnóstico.
Terás que procurar atendimento médico presencial perto de sua casa.
Um abraço.

Bianca disse...

meu Filho tem 3 aninhos e esta com o pênes inchado,a urina um pouco verde,e seu alguem pegar no pênes dele fala q esta doendo,o q deve ser?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Bianca!

É obrigatório a consulta com um pediatra para descartar balanopostite.
Um abraço.