Massagem em Bebês


A massagem em bebês, é um ritual que toda mãe ou pai deveriam saber fazer. Ela aproxima a criança com seu responsável (mãe ou pai), estimula os sentidos do bebê, diminui cólicas, e  deixa os bebês mais tranquilos. Eles dormem melhor, choram menos.
Vou apresentar uma técnica muito difundida e gostosa de fazer nos bebês que é a SHANTALA.
A Shantala é uma técnica oriental, mais precisamente indiana, trazida pelo obstétra francês Frederick Leboyer, depois de uma viagem a Índia, onde Leboyer ficou fascinado ao observar uma jovem que massageava seu bebê na calçada pública, e que apesar de viver na miséria, seu filho era saudável e gordinho. Leboyer aprendeu a tecnica e a batizou-a com o nome da jovem mãe indiana, Shantala. Na índia, essa prática não tem um nome específico, pois trata-se de uma atividade que faz parte dos afazeres diários das mães.
Aprenda passo a passo essa técnica, ela pode ser aplicada a partir dos primeiros dias do nascimento de seu filho(a).


PEITO:


Passo 1:
Sente-se no chão, mantenha as costas apoiadas na parede e as pernas esticadas. Aqueça suas mãos em água morna ou friccionando-as com o óleo vegetal puro. Cada movimento deve ser repetido de três a dez vezes. Deslize as mãos espalmadas do centro do peito do bebê para as axilas e do centro do peito para os ombros.





Passo 2
Com as mãos em X, deslize uma mão do peito para o ombro esquerdo e a outra do peito para o ombro direito.




BRAÇO:


Passo 3Envolva o braço do bebê com a mão, formando uma espécie de bracelete, e vá do ombro em direção ao punho.



BRAÇOS E MÃOS:


Passo 4
Abra a mãozinha do bebê com seus polegares, indo desde a palma até os dedinhos.






Passo 5
Deslize toda a mão pela mão do bebê.



Passo 6
Segure cada dedinho, do polegar ao mindinho, fazendo uma massagem na ponta de cada um. Repita os movimentos no braço e na mão direita.




BARRIGA:
Passo 7Com as mãos em concha, escorregue a lateral externa das mãos desde a base das costelas até o quadril.





Passo 8
Segure as perninhas para o alto e use o antebraço para deslizar da costela ao quadril do bebê.



PERNA:
Passo 9
Envolva a perna do bebê com a mão, formando um bracelete, e vá desde a virilha até o tornozelo, alternando as mãos.



PERNAS E PÉS:
Passo 10
Com as duas mãos, faça um movimento giratório, de vai-e-vem, desde a virilha até o tornozelo, ficando um pouco mais no tornozelo para estimular a circulação.






Passo 11
Movimente seus polegares do centro do pezinho do bebê aos dedinhos.



Passo 12
Deslize toda a mão pelo pé do bebê.




Passo 13

Segure cada dedo, começando sempre pelo polegar, e massageie a pontinha de cada um deles. Repita os movimentos com a perna e o pé direitos.



COSTAS:
Passo 14
Depois de virar o bebê de costas, deixando-o perpendicular às suas pernas e com a cabeça voltada para o seu lado esquerdo, mantenha as duas mãos espalmadas e faça movimentos de vai-e-vem, descendo da nuca ao bumbum e depois subindo.




Passo 15Mantenha sua mão direita no bumbum do bebê e deslize a mão esquerda com o polegar aberto, da nuca ao bumbum.



ROSTO:


 

Passo 16
Depois de voltar o bebê para a posição inicial, junte os dedos no centro da testa do bebê e faça um semicírculo, contornando cada olho. Volte para o centro da testa e faça outro semicírculo, indo em direção às maçãs do rosto. Por fim, faça semicírculos, indo até o queixo



Passo 17
Com os polegares, suba desde a base do nariz até o centro da testa e volte, fazendo um movimento de vai-e-vem.



EXERCÍCIO COMPLEMENTAR:
Passo 18Segure as mãos do bebê, abra seus bracinhos e depois feche, cruzando-os e alternando o braço que fica por cima. O exercício ajuda a aliviar tensões nas costas e melhora a respiração.



Passo 19
Cruze as perninhas do bebê em posição de lótus, com o pé sobre o joelho oposto e o outro joelho sobre o outro pé, e leve-as em direção à barriga. Alterne as perninhas.



BANHO RELAXANTE:
Passo 20
O banho de imersão, em água morna, com apenas o rostinho e os ouvidos do bebê de fora, elimina as tensões que ainda possam existir no corpo dele e retira o excesso de óleo. Segure-o por baixo e deixe-o flutuar por entre cinco e dez minutos.






3 comentários:

Pri_H disse...

Adorei seu blog!
Blog de um Pediatra! como mãe de primeira viagem me será muito útil!
e já esta sendo...minha filha teve roséola mas só descobrimos depois que ela já estava melhor... atravez de seus blog pude constatar que realmente foi isso, pois nem o Pediatra dela conseguiu diagnosticar quando ainda ela estava só com o sintoma de febre.
Alias, postei no meu blog de Mãe o seu artigo sobre a robéola
o Blog é esse http://virei-mamae.blogspot.com/ espero que não se incomode.
até mais.

' Duda disse...

Ameiiii a dica, também vindo de um profissional como você não podia se esperar outra coisa..parabéns pelo blog, estamos aguardando a próxima dica...bjus...Andréa Sasso Boneberg.P.S.:Toda vez que meu bebê mama, vômita bastante é normal??

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Andrea!

Que bom que gostou do post. Obrigado pelos elogios. O bebê pequeno as vezes quando mama um pouco a mais regurgita leite. Isso é normal e melhora com o crescimento da criança.
A doença do refluxo gastro esofágico é mais complicado e geralmente o pediatra faz diagnóstico junto com a mãe.
O que não é o caso.
Um abraço.