Fimose

1. O que é fimose?
A fimose é definida como a incapacidade de expor completamente a glande, ou seja, descobrir a cabeça do pênis ao tentar retrair a pele (prepúcio) que a recobre. Cerca de 96% dos meninos nascem com a glande completamente coberta pelo prepúcio. A partir dos 03 anos de idade, mais da metade dos casos o prepúcio se retrai de forma natural e permite a exposição da glande. O tratamento com medicamentos (aplicação local) também pode evitar a maioria das cirurgias (postectomias), mas só o médico é capaz de decidir o tratamento adequado.


fimose Posted by Hello

2. A minha vizinha falou para fazer “massagem para fimose”. Este procedimento é correto?
Massagens ou exercícios sem orientação médica, ao invés de melhorar, podem piorar cada vez mais a fimose. Uma manobra mais intensa pode causar fissuras (cortes) que posteriormente cicatrizam e fecham ainda mais a extremidade do prepúcio (pele).

3. Como fazer a higiene do bebê com fimose?
Na hora do banho, use água e sabonete neutro. Não tente puxar a pele (prepúcio) que recobre o pênis parta tentar expor a glande (cabeça do pênis). Esta manobra só agrava a situação.

4. Quando é preciso operar?
O médico é o responsável por decidir qual o melhor momento para realizar a cirurgia da fimose (postectomia), geralmente esta é indicada a partir dos três anos de idade e nos seguintes casos: dificuldade ao urinar, processos inflamatórios no prepúcio com presença de pus e impossibilidade de expor a glande. E ainda, quando ocorrem infecções urinárias constantes (de repetição).

5. Quais os riscos da fimose não ser tratada?
Adolescentes e adultos com fimose correm riscos 10 a 20 vezes maiores de contrair infecções urinarias e têm o dobro de chances de desenvolverem herpes genital. Também estão mais propensos à sífilis e candidíase.

Paulo Fontella Filho – Pediatra
Fontellafilho@hotmail.com

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

olá gostaria de saber se é normal o penis do meu filho de 1 ano e 3 meses ser muito fechadinho??
e ele chora pra fazer xixi... eu estou fazendo massagem, gostaria de saber se é o serto???