Hemangioma

Dois tipos de hemangiomas são comuns na criança. Os hemangiomas capilares planos e os hemangiomas cavernosos. Esses hemangiomas costumam desaparecer até os cinco anos de idade. Quando se trata de hemangiomas pequenos, que podem ser ressecados através cirurgia, principalmente os situados na face, na genitália e aqueles que apresentam complicações como sangramentos, rupturas, infeção, mudança brusca da cor, devem ser retirados precocemente. Os hemangiomas grandes não deverão ser operados precocemente, pois costumam regredir no todo ou em parte. Muitos diminuem ficando com tamanho igual a pouco mais de 10%. O acompanhamento médico é muito importante, pois poderá surpreender uma complicação em um hemangioma que evoluía bem. A localização mais freqüente é na face. Aqueles que apresentam fios de cabelo deverão ser bem acompanhados, pois a queda destes fios pode indicar uma complicação, o mesmo a mudança brusca de sua cor ou a presença de ulceração. Quando sangram, deverão ser comprimidos com a mão ou com gelo; alguns sangram tanto que necessitam uma pequena intervenção para ligar o local sangrante.Enfim ao deparar com um hemangioma no recém-nascido a primeira medida é ouvir o seu pediatra e acompanhar mensalmente a evolução do caso.

43 comentários:

Anônimo disse...

Minha filha de 1 ano e 7 meses tem um hemangioma na face. descobrimos quando ela tinha 5 meses, apalpando as suas bochechas, percebemos uma nódulo e fomos mostrar ao pediatra. Ele indicou um médico cirurgiao de cabeça e pescoço que fez o diagnóstico, mas não esclareceu o que era um hemangioma...estamos acompanhando, mas temos muito medo de uma evolução e de algum dano à ela...gostaríamos de saber qual o risco para uma criança de um hemangioma na face (interno)...obrigada...

Paulo Fontella Filho disse...

Os hemangiomas são mal formações de vasos sanguíneos que frequentemente desaparecem até os 5anos de idade. O risco de um hemangioma localizado na bochecha é minimo, pois, o risco maior é sangramento um pouco excessivo caso tenha algum trauma. Fiquem tranquilos e sigam as orientações do médico cirurgião, que certamente ele irá ajuda-los. Um abraço.

Unknown disse...

Um bebe/menino de 4 meses de cor clara apresenta um hemangioma na cabeça relativamente grande, alto e vermelho... Quando ocorre a mudança da cor vermelha... qual é a cor que requer maior observação e cuidados ?? Existe algum procedimento cirúrgico? Qual seria o risco? ou deverá esperar pacientemente o desaparecimento natural? Desde já, mto obrigada!

Neia disse...

Olá, meu nome é lucineia, tenho uma filhinha de 57 dias de idade e quinta feira dia 13/11, através de uma consulta em uma dermatologista descobri que minha filhinha está com hemangioma de 1 cm na face. Meu mundo desabou quando recebi a notícia, pois ela me mostrou fotos chocantes de casos. Gostaria de saber por que na medicina ainda não inventaram um medicamento que cure ou que inibe o crescimento dos hemangiomas? pois tenho sofrido muito vendo o hemangioma crescer na face dela sem poder fazer nada. E o pior sem saber se realmente irá sumir... Obrigada!!

Anônimo disse...

oi bom dia,minha filha tem um hemangioma cavernoso e vai ter q operar fazer uma cirurgia platica para removelo,me responda por favor se tem algum perigo porque ela so tem 1 ano e 3 meses,meu e-mail e tomnegoteso@yahoo.com estou aguardando sua ajuda desde muito abrigado wellington........

Unknown disse...

Olá Dr. meu sobrinho nasceu a 3 dias com uma mancha vermelha no rosto , 80% de mancha, informaram que era hemangioma plano, tem tratamento eficiente se é mais facil de tratar que o de superficie.obrigada

Anônimo disse...

Oi eu tenho 17 anos e tenho hemangioma na bochecha eu fui em um medico quando mais novo e ele disse para nao operar pq ia afetar algo e disse tambem que iria sumir enquanto eu fosse crescendo e eu nao notei diferença nisso eu queria que vc me endicase um medico que eu posso operar pra tirar isso pq me encomoda ter uma bochecha maior que a outra ficao me zuando e tal em colegio gostaria que vc me idicase um o mais rapido possivel obrigado.

Paulo Fontella Filho disse...

Oi anônimo!
O profissional que trata hemangiomas são os cirurgiões vasculares. Não sei onde moras, mas pesquise algum perto da tua casa, veja as referencias dele e boa sorte.

Anônimo disse...

Olá DTR PAULO,quando meu filho nasceu notei um vermelhidão bem pequeno na testinha mostrei ao pediatra dele então ele disse que era um hemangioma cresceu até os 7 meses agora com 1 aninho e 1 mes não noto progresso algum nem aumenta nem diminui tem uns 4cm é como uma amorinha gostaria de uma luz uma resposta clara dos riscos e se é possível não desaparecer,seria o caso de uma cirurgia? MUITO OBRIGADO PELOS ESCLARECIMENTOS JÁ DITOS, atenciosamente RAQUEL.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Raquel.

Pela tua descrição parece mesmo ser um hemangioma, ainda mais confirmado pelo pediatra da criança.
Um hemangioma tem um período de expansão, após de estabilização e posteriormente de regressão do seu tamanho. Como ele se localiza em local que não traz prejuízo para a criança, e é de tamanho diminuto, a conduta geralmente é esperar o seu desaparecimento.
Conforme também teu relato parece que o hemangioma entrou em uma fase de estabilização.
Se a família quiser procurar um cirurgião vascular ele poderá orientá-los da conveniência ou não da cirurgia.
Espero ter ajudado.

Um abraço.

bianca disse...

minha filha tem 53 dias apos alguns uma semana começou com uma pequena mancha na buchecha agora ja evoluiu a mancha se espalhou e esta no queixo com uma cor roxa chegando a arelha a cirurgiao pediatra falou que é hemangioma e receitou propanolol so q antes era pra leva em um cardiologista para saber q ela poderia usar ou nao o remedio e pediu para voltarmos daqui seis meses ja outro pediatra encaminhou ela para um demartologista oque devo fazer e se vai sumir essa mancha.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia bianca.

Sem ver a lesão fica difícil opinar. Você já foi avaliada por um cirurgião que diagnosticou hemangioma. Se de fato for um hemangioma, dependendo do tipo, ele tem a tendência de crescer por um determinado tempo e posteriormente regredir. O tempo de evolução é muito variado e impreciso.
Meu conselho é que consulte com o dermatologista para que confirme o diagnóstico e acompanhe a evolução da lesão. Geralmente os hemangiomas tem o caráter benigno em sua grande maioria.

LINGERIS E ASSEÇORIOS PARA MULHERES disse...

Minha filha tem 4 meses a desdeque nasceu percebi uma pequena mancha vermelha em sua cabeça era um hemangioma e hoje com 4 meses ta bem maior e quando dou banho nela com agua morna fica roxo.
Gostaria de saber se devo me preocupar ou se vai sumir e porque aconteçe isso.
Obrigado

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Langeris e Acessórios!

Os hemangiomas apresentam um período de expansão que é normal. Dependendo do tamanho ele desaparece espontaneamente. Porém, esse período para desaparecer pode levar anos.
Melhor a criança ser avaliada por um cirurgião vascular.
Um abraço.

talia disse...

ola dr minha filha tem 1ano e 7meses,ela ja nasceu com um hemangioma plano emcima da palpebra do olho esquerdo e se estende um pouco em um lado do nariz e acaba em cima dos labios,gostaria de saber se isso pode prejudicar a respiração por pasar por um lado do nariz,a visão por ser ao redor do olho,e na boca.ja consultei mas a pediatra disse q ate os dois anos de idade sumiria sozinho,mas pesquisando na internet vi q tem medicamentos que ajudam a sumir mais rapido,e qual a diferença do medicamento inderal do propanolou?e tem tratamento pelo sus para hemangiomas?obrigad pela atençao

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Thayse!

A orientação sobre a maioria dos hemangiomas é o de observar seu crescimento por um determinado tempo, pois, a grande maioria apresenta remissão com o tempo. Porém, quando localiza-se em locais onde pode haver prejuízo para criança, deve ser avaliado por um cirurgião vascular para saber se deve ser iniciado alguma intervenção terapêutica (tratamento). No seu caso a localização do hemangioma em pálpebra deve-se observar se não está prejudicando a visão da criança. Isto é obrigação do pediatra da criança observar.
Quanto se as medicações sitadas são encontradas no SUS eu não sei, pois, somente atendo em clinica privada.
Um abraço.

Beatriz Vitória disse...

Boa Tarde!
Percebemos em nossa filha uma mancha que apareceu aos 50 dias de vida dela, na cabeça, bem na frente, perto da testinha; sua coloração é vermelho escura(escarlate) e agora com 3 meses de vida ainda não percebemos mudança de cor, apenas um pequeno aumento de tamanho; segundo o pediatra é um hemangioma. Gostaríamos de saber por que surge o hemangioma?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Beatriz Vitória!

A causa do hemangioma não é bem estabelecida, porém acredita-se que ocorra devido a um desequilíbrio no processo de formação dos vasos sanguíneos, o que permite a proliferação exagerada das células. Algumas teorias foram levantadas, para tentar explicar esse desequilíbrio, como a ocorrência de erros no desenvolvimento do feto no primeiro trimestre da gestação ou o desenvolvimento de alterações nos genes do feto. No entanto, nenhum dos pais deve sentir-se culpado pela presença dessas marcas de nascimento em seu filho, e a maioria dos hemangiomas tem uma remissão espontânea com o passar do tempo.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá doutor Paulo!
Minha filha tem 2 meses e está com um hemangioma localizado do lado do olho e perto do nariz. Quando nasceu só era uma pequena mancha agora já está formando um bola maior, do tamanho de um caroço de feijão e está inchado. O oftalmologista disse que se almentar devo levar a ele para examinar de novo, mas estou com medo de atrapalhar a visão dela, pois ela já está ficando maior a cada dia ... queria saber se já posso levar direto a um cirurgião vascular ou o que devo fazer?
At. Taylaine

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!

Os hemangiomas tem um crescimento imprevisível, mas na sua grande maioria, eles crescem no primeiro ano de vida, no máximo até segundo, e, depois eles começam a regredir de tamanho.
O importante é a localização do hemangioma, que no seu caso é próximo do olho, não pode, com crescimento, prejudicar a visão do bebê.
Você pode continuar monitorando junto ao oftalmo o crescimento do hemangioma, ou consultar com o vascular para uma avaliação.
Normalmente a intervenção do hemangioma somente será feito se prejudicar algum órgão alvo, no seu caso a visão, caso contrário, o melhor é aguardar a evolução e regressão do hemangioma.
Um abraço.

ideuza disse...

minha filha tem 5 meses e naceu com um hemangioma na parte interna dos labios inferior do tamanho de um grao de feijao gostaria de saber se com o tempo pode sumir?se não sumir tem algum tratamento a ser feito

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Ideuza.

Os hemangiomas pequenos tem a tendencia de sumirem com o tempo. Caso seja necessário, existe sim tratamento para melhora da lesão.
Faça o acompanhamento com seu pediatra.
Um abraço.

lidiane disse...

ola dr meu nome e lidiane tenho uma filha tem um hemagioma cavernoso na região do pescoço atraz,quando ela nasceu era apenas uma mancha foi crecendo ate um ano e estabilizou tem cerca de uns 4cm,algumas pessoas que não ve sempre acha que esta diminuindo mais na verdade eu acho que sta parado,oque o dr me disse a pssibilidade de sumir sem alguma intervensão, desde ja agradeço abrços.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Lidiane.

A grande maioria dos hemangiomas tem essa caracteristica descrita por ti. Existe um momento de crescimento, depois um momento de estabilização e finalmente um momento de regreção de seu tamanho. Dependendo do tamanho ele pode desaparecer sem nenhum procedimento sim.
Deves sempre acompanhar com seu pediatra a evolução da lesão.
Um abraço.

Liviane disse...

Olá Dr.
Meu nome é Liviane, tenho uma Bebê de 1 mês e 10 dias e ela nasceu com um hemangioma nas costas relativamente grande, ele era so uma manchinha vermelhinha clara ao nascer,e foi criando como se fosse umas bolhinhas e agora tah altinho e uma cor bem vermelha, os pediatras que fui não passam nada e dizem que é normal... qual a sua opinião? qual o especialista que devo procurar? e quais as mudanças que o hemangioma ainda poderá sofrer?
Obrigada

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Liviane!

Se o diagnóstico da lesão do teu bebê estiver correto, e, se tratar de um hemangioma, como descrevi várias vezes em perguntas anteriores, o hemangioma tem um período de crescimento, depois um período de estabilização e finalmente um período de regressão (que pode ser total dependendo do tamanho). Esses períodos são muito variáveis.
O profissional que trata dos hemangiomas, quando for necessário tratamento (já que a maioria regride sozinho) é o cirurgião vascular ou alguns dermatologistas.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Carla Silva disse...

Minha bebé tem quase 5 meses e tem um hemangioma cavernoso na cabeça perto da fontanela. Estava a crescer muito, mas de há umas 2 semanas a parte de trás baixou, mas não a da frente.
Não queria nada que a bebé levasse medicação pois já me informei sobre os efeitos secundários e se for apenas por uma questão estética, prefiro esperar que o hemangioma regrida sozinho. Mas o que me preocupa é estar perto da fontanela! Vc acha que poderá haver problema em a moleirinha fechar por causa do hemangioma? Obrigada!

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Carla Silva!

Não há relação da moleira (fontanela) com o hemangioma. O primeiro é um óstio da calota craniana que fecha com o crescimento.
O segundo é um processo no tecido cutâneo, portanto, fica tranquila.
Um abraço.

Carla Silva disse...

Obrigada Dr. Paulo pela rapidez da resposta e pela informação, assim fico mais tranquila. A minha bebé já tem consulta marcada de cirurgia pediátrica mas se for mesmo só por uma questão de estética e sem mais complicações de saúde, então vamos esperar que o hemangioma regrida sozinho, bem melhor que tomar medicação, certo? Obrigada.

Ana Sousa disse...

Olá Dr., será que dá para tirar minha dúvida? Meu filho de 5 meses tem um hemengioma cavernoso na cabeça, cresceu bastante e há umas 3 semanas diminuiu. Ainda assim na consulta de cirurgia pediátrica a médica solicitou uma ecografia e depois se precisar até uma Tomografia Axial Computadorizada em que o bebé tem de levar anestesia e radiações! A médica disse que o hemangioma pode estar a afectar o crescimento do cérebro do bebé. A médica não disse mais nada e eu fiquei muito preocupada! É verdade que pode afectar o crescimento interno do cérebro e provocar complicações? Que complicações seriam essas? Me dê uma luz Dr. Paulo, tou muito preocupada com meu bebé! Obrigada!

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Ana Souza!

A maioria dos hemangiomas cavernosos situam-se nos planos mais profundos da pele, portanto, não teria contato com o cérebro do bebê. Porém, eles podem comprometer músculos, ossos, etc. A solicitação do exame é justamente para descartar o comprometimento do hemangioma com a calota craniana, o que poderia comprimir o cérebro do bebê.
Mas a família tem que se tranquilizar, por que isso é raro, e, o exame é apenas para descartar isso.
Portanto, não fica preocupada, lembre-se que na maioria das vezes os hemangiomas situam-se na pele e tudo vai sair bem. Mas não deixe de seguir as orientações médicas e fazer os exames solicitados.
Um abraço.

Ana Sousa disse...

Obrigada Dr. Paulo. Mas já agora, nesse caso em que possa estar a comprimir o cérebro do bebê, haverá complicações? Ou é apenas tomar medicamento para regredir o hemangioma? Sim, vamos fazer os exames necessários.

Marcielly disse...

Ola ! Minha filha nasceu prematura de 35 semanas,ela não tinha nada..
mais guando ela nasceu ela precisou de ficar enternada quaze 1 mes no cti neunatal,ate entaum eu não tinha reparado nada,porq era como uma mancha de nascencia..depois que ela foi traferida pra pedriatria que la ela ficou uns 15 dias,eu fiquei la com ela,acompanhado (a)e andei reparando que crescia essa mancha.
perguntei pros medicos eles falaram que era um hemagioma que naum era pra se preocupar,que so tinha que se preocupar se caso mudase de cor e almentase de tamanho,e que desaparecia conforme ela crescia.

agora ela tem 3 meses,ai eu resolvi levar ela em outro pedriatra pra saber a opinião dele.
e ele falou que conforme ela cresce ele crescia tbm e que depois sumia.

gostaria de saber a sua opinião? e saber quais sãos os riscos de um hemagioma na cabeça?

muito obrigada ! ass:marcielly

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Marcelly!

A evolução da maioria dos hemangiomas superficiais apresentam o comportamento descrito pelo teu pediatra, e, também já descrito por mim em tópicos anteriores. Ou seja, eles tem uma fase de crescimento, depois de estabilização e posteriormente de resolução.
Os hemangiomas em sua maioria localiza-se na pele, portanto, não há perigo algum o fato de localizarem-se na cabeça. Desde que sejam superficiais.
Um abraço e segue as orientações do seu pediatra.

alexandre disse...

Ola Dr. Paulo,Meu nome é Alexandre e moro em Rib. das Neves, minha filha tem cinco meses, e quando ela nasceu em cima da muleira tinha uma mancha vermelha que cresceu e o pediatra diagnosticou um hemangioma, e em cima nasceu só alguns finos fios de cabelo gostaria de saber se ha possibilidade desce hemangioma sumir e no local nascer cabelo normalmente

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Alexandre!

Geralmente um hemangioma apresenta uma fase de crescimento, posteriormente de estabilização e posteriormente de resolução, ou seja, ele desaparece. O tempo que isso ocorre depende de uma séries de fatores, principalmente, o seu tamanho.
Quando ele desaparecer, provavelmente os folículos pilosos produzirão cabelos novamente. Mas só o tempo dirá.
Um abraço.

Anônimo disse...

Ola, meu nome é Bel. Meu filho teve um hemangioma aos 12 meses era na cabeça na parte de traz, era uma bolinha pequena em baixo da pele sem mancha aparente mas cresceu muito rapido chegando a invadir um pouco o cranio, e foi operado. não fez tratamento algum, agora aos 2 anos de idade esta surgindo novamente no mesmo lugar. Estou com medo isso é normal? Oq eu devo fazer?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Bel!

Não precisa ficar nervosa.
A orientação é procurar o médico que fez o procedimento cirúrgico anterior para avaliação ou outro cirurgião vascular para receberes orientações.
Um abraço.

Anônimo disse...

dr. minha filha tem 4 meses, tem 1 hemangioma na nuca, 1 pontinho de hemangioma na cabeça e 1 maior no pescoço, esses apareceram no 1 mes de vida. agora c/ 4 meses começou aparecer uma manchinha vermelha pequena e várias veinhas nas 2 bochechas dela, gostaria de saber se é as famosas veinhas dos bebes que aparecem ou se pode ser hemangioma nas bochechas, mas como pode aparecer c/ 4 meses de vida, eu achava que só aparecia no 1 mes. e se for hemangioma o que eu faço? p/ tratar antes que aumente. obrigada

Anônimo disse...

Existem diferentes tipos de hemangiomas: os planos, os cavernosos e os tuberosos/fragiformes. Estes últimos são proliferativos e geralmente regridem. Os planos e os cavernosos são malformações vasculares e não-proliferativos e, portanto, não regridem com o tempo devendo ser tratados. O ideal é procurar um cirurgião vascular para avaliar a lesão, acompanhar e definir necessidade de tratamento. (Dra. Viviane - cirurgiã vascular)

Anônimo disse...

0i meu nome e maxiene tenho um filho que nasceu com uma grande formaçao na face mas nao tenho dinheiro pra fazer cerugia

Daiani disse...

bom dia, tenho um filho de 28 dias, ele nasceu com hemangioma na palpebra, bem acima dos olhos. quando ele abre o olho o hemangioma encosta no olhinho dele, encomoda porque o olho deve vive aguadinho.. qual o melhor tratamento, e o melhor lugar pra acompanhar mais proximo de Ponta Grossa ou Curitiba?

Paulo Fontella Filho disse...

Oi Daiane!

Para decidir qual tipo de tratamento deveremos saber que tipo de hemangioma teu filho tem.
Para isso oriento a procurar um cirurgião vascular para ser avaliado.
Um abraço.